Os sofistas das redes sociais

Nesses tempos de discussões acaloradas aprendi que ser sábio não é ter opinião sobre tudo. Se pararmos para pensar, não detemos o conhecimento de todo esse mosaico de saberes que existe no mundo pós moderno, aliás, é tanta informação que seria impossível a nossa mente absorver tudo e ter uma opinião coerente a respeito.

Ocorre que, apesar dessa realidade fática, muitos se regozijam por estar em todos os “fóruns” debatendo sobre tudo e fazendo valer a sua opinião como uma verdade absoluta.

Muitas vezes somos arrogantes e hipócritas, pois não aceitamos perder uma discussão e preferimos perder o amigo. É uma nova versão da antiga frase “ perde o amigo, mas não perde a piada”, mas agora é "Perde-se o amigo, mas não perde a discussão".

Na Grécia antiga havia os sofistas que eram profissionais do discurso e eram contratados para convencer pessoas sobre uma determinada opinião. Os sofistas nem sempre acreditavam naquilo que defendiam, mas defendiam seus argumentos de maneira entranhável porque eram pagos para isso.

Contudo, nos deparamos com sofistas da atualidade que não são pagos para nada e nem acreditam no que defendem, mas a moeda de troca e a fonte de prazer é simplesmente inflar o ego e poder bater no peito e dizer que é mais competente do que o seu próximo.

Não compreendem que a sua verbosidade é, apenas, um meio de esconder o seu complexo de inferioridade.

Albertino Ribeiro
Enviado por Albertino Ribeiro em 24/06/2018
Reeditado em 09/10/2019
Código do texto: T6373015
Classificação de conteúdo: seguro