O AMOR DE DEUS É REALMENTE INCONDICIONAL?

Análise superficial das condições para você ser amado por deus

Texto 1-Comentários sobre a visão da Teologia da Prosperidade a cerca desse “amor”

*Por Antônio F. Bispo

Sem perceber, praticamente todos os grupos religiosos que dizem servir ao deus judaico-cristão, vivem em uma espécie de eterna guerra fria uns contra os outros desde quando oficialmente adotaram esse modelo de deus como ser supremo para venerá-lo e servi-lo.

A guerra fria acontece somente quando os seguidores são um pouco mais civilizados, usando argumentos verbais para se digladiarem, pois quando o respeito pela vida nada mais vale, a guerra é abertamente declarada, na pura intenção de se classificarem como escolhidos de deus, ovelhas de seu aprisco.

Nessa imensa “certeza” que eles tem de que serão amados exclusivamente por esse deus, por precaução eliminam ou põe tropeços diante dos “inimigos” para que de repente esse deus não venha mudar de lado, tornando-se inimigo ao invés de um potencial aliado.

Num passado de quase 5 mil anos atrás também era assim. Antes do israelitas tomarem “emprestado” esse deus das regiões onde habitaram, deus “estava” onde a arca ou qualquer outro símbolo sagrado estava, e quem os controlavam, controlavam também essa ideia de deus. Como esse deus não muda e informações de sobrevivência são passado sorrateiramente pela genética dos seres, melhor criar condições para que o amor incondicional desse deus não seja desviado de ti.

Como os EUA e URSS no pós guerra secretamente desenvolveram armas potencialmente perigosas, sistemas de inteligência e monitoramento sofisticados no intuito de espionar, se defender ou subjugar o um ao outro, os vários grupos religiosos derivados da crença no deus de Abraão tem feito a mesmíssima coisa, se “armando” até os dentes com o intuito de subjugar seus “inimigos” e atrair a atenção de deus para o seu lado, tornando-o objeto particular de uso, ou um deus pessoal, pronto a realizar qualquer desejo egoísta e autodestrutivo de seus súditos.

Deixar que deus “escape” para outra igreja, outra linha teológica ou até mesmo outra religião é sinal de derrota! Se faz necessário o tempo inteiro criar condições para atrair público pagante e submisso bem como manter deus ao lado deste grupo.

Grite, pule, rode, caia, fale em “língua estranhas”, suborne-o por meio de dízimos, ofertas e campanhas, se entregue totalmente a ele, seja “pau mandado” de líder religioso se preciso, mas não deixe esse deus ir para outra igreja, para as “linhas inimigas”. Sua proteção, sua vida de prosperidade e até sua salvação futura dependem disso! Crie as condições perfeitas para que esse amor incondicional não se vá.

Como as antigas potencias do pós guerra, do mesmo modo as “potencias de cristo” e servos do deus mesopotâmico espionam uns aos outros, além de tratados históricos, filosóficos, teológicos e científicos para subtrair somente o que apoia sua linha de raciocínio e refutam todo o restante enquanto monitoram cada um dos fieis para premiar os que são totalmente subordinados e perseguir, maltratar, humilhar, torturar e até matar os questionadores e os que não conseguem se ajustar a esse reino de fantasias que a cada dia ganha novos gráficos no seu projeto original.

Como dito, todo esse esforço gigantesco tem apenas um proposito: dizer quem é o mais queridinho do papai, o grupo escolhido que vai morar nos céus ou viver eternamente com ele num paraíso seja lá onde for. Todos inventam textos, pretextos e apetrechos para dizerem para si mesmos e para todos demais que são melhores que qualquer um. Deus, na sua infinita inércia e no ponto mais alto e oculto do seu esconderijo secreto jamais fará nada para impedir (ou apoiar) tal corrida armamentista e deixará que seus filhinhos se resolvam do jeito que puderem, inclusive na bala ou na espada para obterem o colinho do papai. Quem quiser que se lixe! Ele apenas olha, contempla, anota tudo para no dia do juízo retribuir cada um “segundo as suas obras”.

Estes grupos religiosos que se dividiram ao longo dos séculos, criaram ou subtraíram de outros povos a ideia desse deus multifacetado, bem como estão constantemente acrescentando novas qualidades e atributos metafísicos a esse ser misterioso. Só que quanto mais mexem na ideia central dessa divindade, mas patética e contraditória se tornam todas as justificativas e argumentos que fazem esse ser continuar existindo no imaginário coletivo. Sem perceber criam características monstruosas e as atribuem ao personagem qual dizem ser um ser de luz.

No quesito de criar novas qualidades e atributos ao deus bíblico, os grupos cristãos parecem ser os campeões na criatividade para moldar aparências, criar preceitos, forjar doutrinas e impor regulamentações para a classe dos homens, anjos e até demônios, tudo isso baseado em interesses pessoais, qual disfarçadamente chamam essas ações de “vontade de deus”.

Todos os dias, dezenas de novas igrejas são abertas onde o cristianismo tem chegado, cada uma vendendo um tipo de ideia, de ritos litúrgicos, de “podes-e-mão-podes, além de linhas teológicas que se opõem e se aniquilam entre si. E quase todas elas continuam dizendo: “deus te ama de modo incondicional!” Ou ainda: “por que deus amou o mundo de tal maneira...”

Somente para atrair público pagante e submisso, praticamente todas as igrejas cristãs dizem que deus ama a humanidade sem limites e sem restrições, mas basta entrar em uma dessas igrejas e você vai ver quais são as condições para que o amor incondicional desse deus venha ser realmente válido.

Assim, criam condições para que “aconteça” um amor que dizem ser incondicional. Na maioria dos casos, quando acabar seu dinheiro ou sua subserviência cega as lideranças não for mais a mesmas, o mínimo que você poderá receber é um grande pé na bunda, ser excomungado, expulso ou retratado como um coisa ruim, um filho das trevas!

Em outros casos, para pagarem de inocente, os líderes religiosos quando querem ser livrar de ti por saber demais ou discordar dos abusos praticados por eles, estes põe todo o grupo religioso contra você por meio de calunias e falsas acusações para que sua vida se torne um inferno e você seja “gentilmente” forçado a sair da igreja, para depois eles mesmos dizerem que você não aguentou as provações ou sucumbiu as tentações do diabo. Para manter a imagem de santos e a posição de lideranças que ocupam bem como suas fontes de renda, alguns líderes religiosos são capazes de fazer coisas que nem os piores dos crápulas humanas teriam a criatividade de executar.

Na idade média por exemplo, o amor de deus era tão incondicional que dava aos chefões da máfia religiosa da época, o direito de prender, torturar e executar qualquer pessoa ou ser vivo na face da terra, principalmente os que não aceitavam de forma “pacifica” esse “amor incondicional” ou os que questionavam a autoridade da “santa igreja”.

É muito amor envolvido, chega a da vontade de chorar, não é? A história da igreja parece um lindo conto de fadas, onde só “coisas boas” acontecem no trajeto de expansão dessa multinacional cuja logomarca principal é a cruz e o peixe...

Na tentativa de agradar aquele que parece estar eternamente aborrecido, os grupos cristãos criaram várias linhas teológicas para demonstrarem esse amor incondicional que deus tem pela humanidade. As principais destas linhas são: a teologia da prosperidade, a da pobreza, a do sofrimento, a da salvação pela fé e a da obediência cega aos líderes religiosos. Todas essas linhas teológicas ensinam o homem a criar condições para que o amor de deus “aconteça” apesar de insistirem dizendo que deus ama a todos os homens sem restrições alguma.

Na TEOLOGIA DA PROSPERIDADE por exemplo, ensinam-se que deus é rico, poderoso, dono do universo e que uma das formas de provar que ele estar na vida dos seus servos é sendo igualmente próspero, rico e abençoado, não importando na maioria das vezes o modo como essa “prosperidade” vai chegar até você. Muitos desses líderes e seguidores chegam a usar a própria bíblia para justificar seu nível duvidoso de conduta, mostrando que Jacó era “esperto” e se não for por meio da trapaça e da má fé, nunca conseguirão nada na vida.

Você conhece alguém capaz de “dar nó em pingo d’agua” para “se dar bem na vida” sem sentir culpa ou remorso algum e ainda assim continuar dizendo ser uma pessoa boa e cheia de deus? Possivelmente essa pessoa teve sua mente cauterizada por essa linha de pensamento. Possivelmente seja o resultado da ganancia própria com vontade de “terceirizar cagadas” como é comum no meio dos que tem nos seres metafísicos sua válvula de escape. Possivelmente seja apenas um dos mistérios de deus para demonstrar seu infinito amor na vida de seus servos. Deus misterioso, servos igualmente misteriosos...seria justificável se não tivesse uma tendência hipócrita.

Os adeptos dessa linha de pensamento costumam fazer das igrejas grandes cassinos, casas de apostas, lugar de suborno, levando os féis a crerem que quanto mais apostarem na “casa de deus”, mais receberão em dobro seus investimentos. Quem nada tem, nada aposta, nada ganha e desse modo não serão alcançados pelo amor infinito desse deus.

Empresas e famílias inteiras tem sido levadas a falência nesse jogo de apostas infinitas e sem retorno, onde o único ganhador de todas as rodadas é somente o dono da igreja, aquele que registrou o CNPJ da igreja em cartório. Todos os demais terão de se confortar vendo o seu ungido ser “abençoado”. Isso pelo menos já é alguma coisa para a maioria destes, pois é uma prova que realmente deus existe e que abençoa quem trabalha de forma “voluntária” em sua obra.

Quanta inocência! Tadinhos...se parassem para somar 2+2 iriam perceber que a ostentação e as “bênçãos” que seus líderes usufruem é pelo resultado coletivo dos esforços dos membros e não o sinal de nenhum tipo beatitudes celestial.

Resumindo, essa vasta e complexa linha teológica, nesse modo de pensar, o amor incondicional de deus é exatamente do tamanho dos valores que você possa colocar na fogueira santa, na campanha disso, ou nas correntes daquilo, além dos costumeiros 10% mensais, pois esse valor é o mínimo que alguém poderia ofertar para que sua casa, sua empresa e sua família não venham ser invadidos pelo devorador, migrador e cortador.

Como se deus fosse um grande chefe miliciano duma gangue das trevas, não é você quem estar fazendo um favor a ele pagando esses “míseros” 10%. É ele quem estar te fazendo um grande favor em te proteger por um valor tão baixo (tá ligado?). Os 10% é apenas uma proteção básica para você não perder o que tem, já que para se tornar rico, abençoado, ou pelo menos ter o “espírito de deus” em sua vida, você deve aderir as demais campanhas que os representantes desse deus fazem quase que diariamente.

Nessa linha de pensar deus e o diabo fizeram o seguinte pacto: se você ofertar menos que 10% deus autoriza o diabo ferrar com você. Se você ofertar + que 10% o diabo “permite” que deus te faça prosperar. Assim você será sempre vítima dos acordos sinistros desses dois “sócios” que estarão em seu encalce até o dia de sua morte. Sorte que ateus, céticos e pessoas que não frequentam essas casas de negócios espúrios estão livre desse pacto das trevas entre deus e o diabo.

Vale lembrar que as doações feitas em campanhas para os líderes religiosos e seus familiares irem anualmente para Jerusalém com todas as despesas pagas por você e para construções de novos locais de arrecadações (templos) são as que deus mais se agradam. Só que esse tipo de “benção” é somente para líderes iniciantes, em início de carreira e seus mais féis súditos, coisa de amador ainda.

Para mostrar seu imenso poder e riqueza, o objetivo maior de deus na vida de seus ungidos e para provar que ele abençoa quem se envolve “voluntariamente” em sua obra, ele deseja torna-los prefeitos de grandes cidades, políticos de renomes e até donos de emissoras de TV! Viu que deus bom?

Mas por enquanto, até que seus servos se acostumem com uma vida de luxo e fortuna que deus intentar dar somente aos seus representantes, fazer com que os ungido de deus viagem de graça anualmente ao redor do mundo, já é um grande passo para que o amor incondicional de deus se derrame sobre você. Não esqueça: líder feliz= igual a deus feliz!

No próximo texto veremos o amor incondicional de deus segundo a teologia da pobreza. Não percam. Aprendam como ser pobre para ser salvo (caso a tentativa de ser rico ofertando tudo dê errado!).

CONTINUA...

Texto escrito em 7/7/18

*Antônio F. Bispo é graduando em jornalismo, Bacharel em Teologia, estudante de religiões e filosofia.

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 07/07/2018
Código do texto: T6383786
Classificação de conteúdo: seguro