Deuses e astronautas

Li também “Eram os deuses astronautas?”, o clássico do Erich von Dänigen. Bem, eu realmente acho que há pontos muito estranhos na história das antigas civilizações, e que podem de fato ter como explicação a vinda de alienígenas. Mas, ao término da leitura, eu saí mais convencido da inteligência desses povos do que do contato de uma civilização cósmica.

De fato, esses povos antigos não eram nada burros, muito longe disso. Geralmente nós achamos que a evolução da inteligência é uma única linha que vai da menor para a maior, mas parece ter havido vários momentos em que a inteligência já era avançada e então, por algum motivo, retrocedeu. Talvez seja o famoso “filtro” da vida no Universo, que daria como resposta ao Paradoxo de Fermi a impossibilidade de ultrapassar certos limites de inteligência.

De toda forma, parece nítido que houve esse recrudescimento da inteligência, que depois avançou novamente com a civilização atual, e aparentemente a um ponto nunca antes alcançado, já que fomos os primeiros a ir ao espaço e para lá enviar coisas. Há alguma garantia de que nossa civilização não desapareça e que, daqui a alguns séculos, dê lugar a uma outra? Penso que, a julgar pela nossa história, chega a ser até provável que nós iremos desaparecer como civilização, embora essa hipótese geralmente repugne as pessoas, que não se veem como outra coisa que não o suprassumo da vida e do Universo.

Bem, imaginemos que, um belo dia (dependendo do ponto de vista), a nossa civilização se acabe e que no futuro uma nova civilização já se desenvolveu e está em condições de procurar por vestígios do que seria a vida no século XXI. Aos olhos dessa civilização do futuro, de início, já haverá a ideia de que somos mais atrasados do que eles, ainda que a favor dessa tese não se tenha muito mais do que o tempo cronológico.

Pois bem, mesmo assim, e modéstia à parte, nós fomos capazes de alguns feitos impressionantes durante a nossa civilização, e por certo alguns deles chegarão às mãos dos arqueólogos do futuro. Talvez eles tendam a achar que tudo o que fizemos era pouco mais do que cultos a estranhos deuses. Mesmo assim, hão de admirar como nós tínhamos alguns conhecimentos que a civilização deles soube serem corretos há não muito tempo.

E o que dirão de nós então? Que, por certo, tivemos ajuda dos ETs! Talvez julguemos assim o passado.

Frederico Milkau
Enviado por Frederico Milkau em 08/08/2018
Reeditado em 08/08/2018
Código do texto: T6412991
Classificação de conteúdo: seguro