Carta de um venezuelano

Mãe, não preocupe, já estamos no Brasil. Durante a viajem foi de muito sufoco, imagine centenas de pessoas viajando com fome, desesperados por não ter uma certeza de que chegando em algum lugar a vida ia ser melhor do que aí na Venezuela. Os choros das crianças era terrível por causa principalmente da fome. O ar de desilusões dos mais velhos era notado claramente.

Os moços além das desilusões havia revolta, alguns por causa das perseguições. Eu sentia na pele essas desilusões quando via lágrimas rolando no rosto de minha esposa, nós saímos de nossa pátria porque não dava mais, as perspectivas não eram boas, nas nossas manifestações seria questão de dias pra sermos perseguidos e até massacrados pelos que estavam no poder. Sentíamos que quando tivéssemos nossos filhos com o tempo sofreriam horrores. As injustiças que presenciamos nos apavorava, continuamente.

Aqui neste lugar a cidade chama Bela Vista, apesar de ser uma capital com menor índice populacional do Brasil, estamos sendo bem tratados, o povo nos amparam. Montamos diversas cabanas, a fome já não atormenta mais estas centenas de pessoas. Mãe, os brasileiros são como imaginava, muito generosos. Dá pra perceber que de canto a canto desse imenso país o povo ser muito unidos e solidários com aqueles que sofrem injustiças. O governo, muitos dos políticos em geral aqui também não tem boa fama, mas igual na nossa pátria, a querida Venezuela, comparando o governo, os políticos do Brasil parecem anjos.

Eu e meus companheiros vamos procurar empregos pra nossa sobrevivência, este país é rico, imenso, dizem que a distribuição de riquezas é desigual, as corrupções alarmantes, mas as lutas pra acabar as desigualdade vão continuar à todo vapor.

Pretendo conhecer as cidades brasileiras dos meus sonhos: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, tem outras mas essas tenho predileção. Parece que me invade uma mágica incrível estou sentindo já ser brasileiro, estou adotando e sendo adotado por esta nação maravilhosa. Minha esperança é que meus filhos nasçam aqui e tenham essa imensa chama no coração de serem brasileiros.

--- É verdade? Existiu mesmo esta carta!?

--- Não esta carta é fictícia.

--- Então é invenção do autor?

--- Não chega a ser invenção, mas teve muitas cartas de venezuelanos, muitas cartas felizes e muitas outras com tristezas imensas. Acredito que alguns venezuelanos até voltaram para sua terra.

E falando em terra, o Brasil tem terras pra caramba, na minha Minas Gerais quando viajamos, durante horas observamos muitas terras sem ocupação, só mato, parece completamente sem donos.

Ho! Brasil de tantas riquezas, mas também de muitas pobrezas...

Quem sabe o novo governo entra, consegue convencer o senado e também a câmara dos deputados. Novas riquezas aparecem...

Espere aí, mas e se novas indecifráveis corrupções vierem galopando também!...