MORDOMIA-ADMINISTRAÇÃO

DEFINIÇÃO-

Vem do grego “oikonómos” em que “oikos” significa casa e “nomos” significa lei, regra ou costume. Assim, etimologicamente a palavra economia significa regras para a administração do lar, ou de um estabelecimento alheio. E vem do Latin- oeconŏmu- ecônomo, mordomo de igreja. Três formas de nomear: ecônomo, despenseiro, Mordomo.

Mordomia “é o manejo responsável dos recursos do reino de Deus que foram confiados a uma pessoa ou a um grupo.”

1-FIDELIDADE

A lealdade de Deus para com o seu povo foi estabelecida com base em um pacto que Ele fez, e a reciprocidade em fidelidade do povo para com Ele.

•O Desafio à Fidelidade

Em Pr.9.10ª “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”.

2- O INIMIGO DO PRINCÍPIO DA MORDOMIA É A NEGLIGÊNCIA

II Cr.29.11 “Agora, filhos meus, não sejais negligentes; pois o SENHOR vos tem escolhido para estardes diante dele para o servirdes, e para serdes seus ministros e queimadores de incenso.”

Pr. 18.9 “O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador”.

3- EM QUE DEVEMOS EXERCER MORDOMIA?

1. Tempo

2. Talentos e Dons

3. Conhecimento e Inteligência

4. Corpo

5. Bens

6. Dízimos e Ofertas

3.1 Tempo

Ef. 5.15,16 “Portanto, vede prudentemente como andais, não como ignorantes, mas como sábios, remindo (aproveitando bem) o tempo porque os dias são maus”.

3.2 Talentos e dons

Nossos talentos são nossas habilidades que, podem tanto ser usados para nossa vida profissional, acadêmica, e sustento, como para o uso na igreja, realizando trabalhos e gerando para crescimento tanto para si, quanto para o próximo. Nossos dons são dados por Deus, através do

Espirito Santo, que nos capacita para desenvolver uma função especifica na igreja, ou fora dela, para testemunho de vida cristã.

3.3 Conhecimento e Inteligência

Pv 20.15 “Há ouro e abundância de pedras preciosas; mas os lábios do conhecimento são joia de grande valor.”

1 Co 1.5 “Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo o conhecimento”.

a) Inteligência

A inteligência é a habilidade de manejar conhecimento e aplicá-lo.

"Se uma pessoa passa 16 horas por dia estudando sozinha ela se torna inteligente, quer dizer, ao menos deveria ser assim se não há problemas de atenção ou cognitivos no processo [...] uma pessoa pode ficar inteligente com muito estudo, mas uma rotina que afaste sua atenção dos próprios processos mentais e emocionais e psíquicos, das relações do seu próprio âmago e também das relações interpessoais jamais permitirá que ela se torne sábia". (Leonardo Karnal)

A inteligência é uma habilidade dada por Deus a todos os seres humanos. É a capacidade de raciocinar, é sua competência, sua compreensão e seus conhecimentos. Por isso, ela existe mesmo sem a ação do Espírito Santo, dependendo somente da natureza humana (nossa alma). Celino Cardozo-Comunidade Hebron

b) Sabedoria

“A sabedoria não nasce do cárcere de ideias. Uma pessoa que pode se tornar sábia é uma pessoa atenta, alguém que sabe aprender com situações, seja com os bons ou maus momentos, com exemplos”.

Também não é sinônimo de experiência, passar por inúmeros problemas sem que se saiba avaliar e pesar os acontecimentos não faz de nós sábios. Aliás, sabedoria poderia ser explicada como uma espécie de mistura entre experiência e inteligência. É saber calcular e estudar com atenção as experiências, é ter humildade para reconhecer quando se erra e não se vangloriar de vitórias”. Leonardo Karnal

Sabedoria significa mais do que mera inteligência. Ela é a chave virtuosa entre as qualidades que temos usadas por Deus.

Enquanto que a inteligência refere-se à habilidade de resolver problemas de forma correta pelo uso da razão e experiência. Tiago chama de terrena e natural (Tg. 3.15 ). Russell Shedd

Ecl. 7.12 “A sabedoria serve de sombra, como de sombra serve o dinheiro, mas a excelência da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor.”

Tg 3.17 “Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacifica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisias.”

3.4 O Corpo

• A Bíblia afirma que devemos cuidar e amar o nosso corpo. Ef. 5.29b “... Antes alimenta e sustenta...”

• Se cremos que somos “templo do Espírito Santo”, precisamos aprender a cuidar deste templo com respeito. Como?

a) Práticas Prejudiciais à Saúde

1. Fumar (cigarros, charutos, maconha, crack);

2. Bebida alcoólica;

3. Ingestão de drogas (lícitas sem prescrição médica, e ilícitas);

4. Sedentarismo;

5. Ingestão de alimentos processados, ricos em gorduras e açúcares.

b) Como anda nossa saúde?

Devemos observar como está o nosso peso.

Muitos líderes estão com o peso acima do que deveriam e isso pode trazer muitas complicações para a saúde física, como obesidade, alteração dos níveis colesterol e triglicerídeos, diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e etc.

Pv. 23.1-3 “Quando te assentares a comer [...] põe uma faca à tua garganta, se és homem glutão. Não cobices os seus manjares gostosos...”

A obesidade causada por maus hábitos alimentares é um testemunho óbvio de que, nessa área da nossa vida, não estamos produzindo o fruto do domínio próprio de que nos fala Gálatas (5.22,23).

Podemos acrescentar a anorexia, que tem causado graves problemas, em face da ditadura do corpo esbelto. Ambos levam a morte.

“Esse problema põe em risco a saúde de nossos líderes que, muitas vezes, morrem prematuramente, deixando de fazer tudo o que poderiam ter feito se tivessem cuidado melhor do seu corpo. Sem falar da orfandade da família, quando depende dele para o seu sustento.” Esly Regina Carvalho www.ultimato.com.br/revista/artigos/283/mordomia-do-corpo

c) Como podemos reverter este quadro?

• Frequente acompanhamento médico;

• Uma dieta balanceada;

• Disciplina;

• Prática de exercícios físicos:

Caminhar 30 minutos, 5 vezes na semana, ou nadar; fazer musculação para evitar a perda óssea; dançar é um excelente exercício para o corpo e para a mente. Estes exercícios podem ser feitos ao ar livre, ou em uma academia de ginástica.

Rm 12.1 “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.

3.5 Dos Bens

Os indivíduos vendem suas habilidades, competências e seu tempo em troca de um salario.

Ganhar dinheiro é uma arte que todo crente deve cultivar. Uma das nossas necessidades é a de maior número de crentes genuínos, que se esforcem por desenvolver sua capacidade aquisitiva. Oportunidades frequentes se oferecem a pessoas inteligentes e amigas do trabalho. Aproveitem-nas. Não façam disso, entretanto, o fim em sua vida. Se o fizerem, estarão cometendo um pecado grave. É pelo “amor ao dinheiro, raiz de todos os males,” que muitos têm sido levados à ruína espiritual. I Tm. 6:7 10.

a) Agir com honestidade

“Todo mordomo procura fazer Deus o sócio-gerente de seu negócio. Quem constituir a Deus orientador na administração do seu dinheiro, não correrá o perigo de se deixar dominar pela ganancia.”

O indivíduo fará seu trabalho com responsabilidade, integridade, e coerência. Walter Kaschel- www.palavraprudente.com.br

b)Cuidar das finanças domésticas

• Corte os gastos: embora óbvia esta medida é bastante difícil para as famílias;

• Saiba para onde seu dinheiro vai: as famílias devem registrar sempre todas as entradas e todas as saídas de dinheiro. Muitas não sabem para onde parte do dinheiro vai, são os chamados "gastos fantasmas";

• O carro é um dos principais vilões do endividamento familiar, porque traz consigo uma série de despesas associadas (manutenção, IPVA, seguro, combustível, parcela, etc.).

“A estratégia para que as famílias não voltem a ficar endividadas é, após a revisão financeira, buscar espaço para guardar dinheiro, criar um fundo de segurança.” Alexandre Jatobá http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2016/

/07/14

A questão do dinheiro é muito importante na vida do crente e revela seu caráter. O "dinheiro é a pedra de toque que nos permite descobrir o quilate do cristão." A maneira como lidamos com dinheiro,e, revela de modo claro os traços essenciais da nossa personalidade.

• Pv 3.9 “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda”.

6-Dos Dízimos e Ofertas

• Ml 3.8 “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas”.

• 2 Co 9.7 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria”

• Oferta e a motivação certa é agradar a Deus. Louvar e glorificar o Seu Santo Nome;

• Oferta a Deus com sincera gratidão

Entendendo que foi Deus quem deu condições para que algo chegasse às suas mãos, separa-se, com alegria, as ofertas ao Senhor;

• Oferta a Deus com a alma limpa

"Deus não se alegra com ofertas de ímpios, logo, mesmo que aqueles que não temem a Deus façam generosas ofertas, isso por si só, não lhes restitui a paz [...], não lhes proporciona graça [...], não lhes confere salvação [...], e não lhes assegura a vida eterna. "

• Deus aceita a devolução de parte daquilo que ele nos dá

O senhor Deus não precisa de dízimos e ofertas. “O Senhor nos concede o privilégio de contribuir para a Sua obra exatamente porque esta obra tem custos, envolve obreiros e diminui os sofrimentos de muitos, através da diaconia, do serviço social, da distribuição de alimentos, roupas, remédios, etc.”

“A obra de evangelização do mundo e da edificação da igreja, necessita de mantenedores fiéis, que tenham claro em suas mentes e corações que a responsabilidade da manutenção desta obra pertence a todos os salvos em Jesus Cristo.”

• Onde devemos entregar as nossas ofertas e dízimos.

Ml 3.10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança”.

“Contribua com alegria! – contribua com o teu tempo, contribua com os teus talentos e dons, contribua com os teus dízimos e ofertas... Contribua com o teu temor e reverência a

Deus...” http://www.ebdonline.com.br/estudos/mordomia.htm

BIBLIOGRAFIA

CARVALHO, Esly Regina. Mordomia do corpo. www.ultimato.com.br/revista/artigos/283/mordomia-do-corpo. Disponível em 15/08/18.

DE SOUZA, Nelson Mota. Mordomia Cristã. http://www.ebdonline.com.br/estudos/mordomia.htm disponível em 15/08/18

KASCHEL. Walter. Mordomia Cristã. In. Bens. Lição 8. www.palavraprudente.com.br Disponível em 15/08/18

SHEDD, Russell. O líder que Deus usa- resgatando a liderança bíblica para a igreja no novo milênio. São Paulo: Vida Nova, 2000.

SOBRINHO, João Falcão. Teologia da mordomia cristã. Rio de Janeiro: JUERP, 1978.