Três Poemas em Ensaio

Há uma intertextualidade que conecta “O poema e a água”, “O poema e a trégua” e “O poema e a língua”. Não apenas pela similaridade dos títulos, mas também por palavras chaves que se repetem nos três poemas em ensaio: “as vozes”, “do poema”, “convidam”, “falam”, “o livro”, “o vento” e “memória”. Ademais, as composições poéticas apresentam quatro estrofes formadas por tercetos.

O último poema de Pedra do Sono (1942), primeiro livro de poemas de João Cabral de Melo Neto, é “O poema e a água”. As vozes líquidas do poema convidam ao crime. Falam de coisas inalcançáveis mesmo em sonho. Entretanto, esses acontecimentos são de água e se repetem no ritmo da memória e criam um lugar fluido. São ondas de pensamentos que ecoam no mar e na memória em busca de palavras para o poema.

O poema e a água

As vozes líquidas do poema

convidam ao crime

ao revólver.

Falam por mim de ilhas

que mesmo os sonhos

não alcançam.

O livro aberto nos joelhos

o vento nos cabelos

olho o mar.

Os acontecimentos de água

põem-se a se repetir

na memória.

(MELO NETO, 2003, p.55)*

Ana Cristina Cesar trabalha a intertextualidade com “O poema e a trégua”, que permaneceu inédito até a publicação de Antigos e Soltos. Poemas e Prosas da Pasta Rosa (2008). Ambos os poemas também se conectam em Poética (CESAR, 2013, p. 354), que reuniu toda a sua obra poética em volume único.

O poema e a trégua

As vozes lentas do poema

convidam ao exercício

da magia.

Falam do completo

esquecimento a palavra

esquecida de si mesma

O livro escapando para

as águas o vento a inócua

transparência

Repetem de memória cantos ilhas

anti

antilira destruída

(CESAR, 2008, p. 117)

No poema de João Cabral de Melo Neto, as vozes líquidas e fluidas convidam ao crime. Elas se compõem como coro falando de ilhas inimagináveis. Essa memória se repete nos sentidos, nas palavras e nas águas. O livro aberto representa a mente aberta (pensamento interior). O vento nos cabelos, a sensação objetiva. O olho no mar, a visão racional. Se o olhar para o mar vê o horizonte e o infinito (exterior), o olhar da mente também (interior). As ondas de pensamentos se repetem no mar e na memória (na imaginação) em busca de palavras para o poema, cujas vozes convidam ao crime de fugir da objetividade e da racionalidade.

No poema de Ana Cristina Cesar, as vozes lentas convidam ao exercício da leitura e da magia. Elas propõem o completo esquecimento da palavra esquecida. Palavras se pensam numa realidade sem palavras. Trégua para o poema. Inspiração para o eu-lírico. O livro escapa para as águas, com o vento e a inócua transparência. A memória se repete como cantos da antilira destruída. Assim, Ana C. rompe com João Cabral ao sentenciar “antilira destruída”. Trégua é suspensão temporária de hostilidades. Cessação temporária de trabalho, incômodo e dor para descanso.

O terceiro poema em análise permite a intertextualidade com os dois poemas. “O poema e a língua” acelera o tempo ao afirmar que as vozes rápidas do poema convidam ao tempo líquido. Referência ao sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017). As palavras escorrem como água. O livro é fluido e caminha contra o vento (contra a corrente) e não há mais certeza de nada. O pensamento pode ser todo questionado em qualquer língua (idioma ou assunto). A aceleração do tempo ocupa a pessoa e desconecta a memória física individual porque essa está ligada à memória da modernidade líquida (mundo virtual), cujas vozes rápidas convidam ao tempo líquido.

O poema e a língua

As vozes rápidas do poema

convidam ao tempo

líquido.

Falam com palavras

que escorrem

como água.

O livro fluido e veloz

caminha contra o vento,

sem a certeza de nada.

O uso acelerado do tempo

ocupa toda a pessoa,

desconecta a memória.

(COSTA JÚNIOR, 2018, p. 13)

Referências Bibliográficas

CESAR, Ana Cristina. Antigos e Soltos. Poemas e Prosas da Pasta Rosa.

Org. Viviana Bosi. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Sales, 2008.

CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

COSTA JÚNIOR, Luiz Roberto. Mar de Sal. Florianópolis: Bookess, 2018.

MELO NETO, João Cabral. Poesia Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.

**********************************************************

Luiz Roberto da Costa Júnior nasceu em 1968, em Campinas (SP). Graduou-se em Comunicação Social (1992) pela Escola de Comunicações e Artes da USP e também em Ciências Sociais (1996) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, onde fez mestrado em Ciência Política (2002). Autor da trilogia poética drummondiana pela Editora Penalux: Refúgio da Madrugada (2016), Em meio à tempestade (2016) e Neste Tempo de Cólera (2017).

**********************************************************

* Houve supressão de vírgulas no 1º terceto (uma) e no 3º terceto (duas) da 3ª Edição para a 4ª Edição do livro Pedra do Sono. As duas edições cotejadas revelam uma valoração, pelo autor, do fluido e do indistinto. O livro Poesia Completa mantém a versão revisada e atualizada do poema.