RAZÕES PELAS QUAIS UMA PESSOA DIZ AMAR A DEUS

*Por Antônio F. Bispo

São três as principais razões pelas quais uma pessoa afirma amar a deus: 1-para serem socialmente aceitas e vistas como gente do bem;2-por quem têm medo dele ;3-por que ele nunca se manifestou diretamente pra dizer o que pensa.

Começando pela ordem inversa da sequência acima apresentada, tudo seria diferente se o deus cultuado no ocidente se manifestasse. Se ele falasse, desse sua opinião na vida das pessoas e reprovasse suas oferendas com intuitos egoístas e modo de conduta desses mesmos súditos, acredito que em 99% dos casos esse “amor” que as pessoas dizem ter por ele desapareceria como se fosse fumaça ao vento.

Geralmente “amamos” os mortos por que já não se manifestam, ou pessoas que não opinem contra nossas ideias. Rapinho perdemos o “amor” por quem discorda de nossas opiniões, mesmo que estejamos totalmente errados. Como esse deus não fala, não enxerga, não critica e não diz o que quer forma pessoal, fica mais fácil “ama-lo” desse jeito.

Sendo o conceito de deus um reflexo das necessidades humanas, seus súditos cultuam sua figura antropomórfica de bom amigo e uma das qualidades de “bom amigo” para a maioria de nós, diz respeito a uma pessoa que estar disponível a qualquer momento para ouvir nossas lamurias sem falar nada, apenas ouvir e se possível concordar conosco em tudo. A essa pessoa chamamos de “amigão da poxa” ou coisa do tipo. Se a pessoa interrompe a conversa e diz onde o outro errou, ai já deixa de ser um bom amigo e passa a ser uma amigo falso ou até mesmo um inimigo.

Alguns dizem: “eu só quero desabar”! Como se o ouvido do outro fosse um lixão público e o tempo do outro nada valesse. Em muitos casos, pela alienação social e religiosa, muitos cristãos criam inimigos que só existem em suas mentes e daí precisam de um amigo real ou imaginário pra choramingar no colo o tempo todo. Deus será sempre esse bom amigo mudo.

VÁ CRESCER RAPAZ! Esse seria o melhor conselho para esse tipo de gente na maioria dos casos. Mas tanto um deus invisível como uma pessoa de carne e osso, entraria na lista dos possíveis inimigos dessa sujeito se dissesse algo assim.

Outros dizem ainda que deus se manifesta sim, através de seus “ungidos” e de sua “santa palavra” mas isso também não passa de uma fantasia mantida para nutrir condutas egoístas de pessoas comuns que se acham especiais e melhores que as demais só por serem filiados a uma denominação religiosa e possuírem em suas residências um “livro sagrado”.

Se a bíblia e os líderes religiosos fossem realmente uma prova viva da manifestação de deus, esse seria um dos principais motivos para nos afastarmos ao máximo desse tipo de “amor”.

Leiam esse livro de capa a capa sem o cabrestão de nenhum líder religioso e conclua por si mesmo se o conceito de amor universal e justiça divina são verdadeiros. Olhe para o seu redor e veja líderes religiosos se digladiando entre si, torcendo a “palavra da verdade” aos seus próprios interesses, tudo isso em nome da fé, valendo-se da ignorância coletiva e da cultura enraizada à cerca dessa ideia de deus em quase toda sociedade ocidental. O conceito de amor e justiça, contrapõe-se totalmente com o rastro de horror, ganancia e descontrole que os lideres deixaram ao longo de toda história.

Lendo a bíblia, as pessoas se confortam pois podem criar o deus perfeito, que irão atender somente as suas necessidades, julgando que são especiais e melhores que as demais. Só por que leram alguns versículos de um livro, fizeram uma oração, cantaram alguns louvores, pagaram 10% de seu faturamento mensal ou compraram algum tipo de bugiganga ungida, acreditam que a partir daí terão um deus particular, para propósitos particulares sem nem se darem conta que com essa linha de pensamento anulam a própria ideia de deus criador e pai de todos que ama a todos por igual.

Então, de um deus universal ele passa a ser objeto particular num estalar de dedos. Basta o indivíduo desejar. Essa é a vantagem de “amar” a um deus que não se manifesta. Se ele nada fizer mas se continuar caladinho no cantinho dele seja lá onde for, terá um montão de gente que irá “amá-lo”. No dia que em que ele falar deixará de ser “amado”.

O segundo ponto que pode levar uma pessoa a “amar a deus” é por que tem medo dele, de suas ameaças, de seus castigos, de sua ira descomunal e descontrolada que ninguém sabe ao certo o porquê dessa fúria, revelando ser ele um ser desequilibrado e mal resolvido em seus próprios conceitos de divindade como se alguém tivesse de explicar para ele o que significa os termos eternidade, longanimidade, bondade, justiça, retidão, onisciência, onipresença e onipotência. A inteligência artificial construída pelos homens nas ultimas 4 décadas evoluiu bem mais rápido do que a ideia desse deus nos últimos 5 mil anos, que ainda nem sequer aprendeu o que significa termos fáceis e simples atribuídos a ele mesmo.

Quem já leu o antigo testamento, já viu como deus é “bonzinho”, não é? Quantas nações ele dizimou? Quantas pragas ele derramou? Quantas pessoas ele fez sofrer? Quantas pessoas ele matou por causa de uma simples dúvida ou medo que a pessoa apresentou diante de situações de pânico? Para negar esses fatos tem de ser muito cara de pau, nunca ter lido a bíblia ou estar também com medo de admitir a própria história bíblica, com receio de também ser punido por ele. Por dezenas de vezes ele foi capaz de pessoalmente matar ou levantar outras nações para abater o próprio povo que ele jurou defender ao sair do Egito.

O que esperar de alguém assim? De um pai que mata os próprios filhos por ter esse filho sido acometido de dúvidas ou medo no percurso de uma jornada? Por isso seus servos o “amam” tanto, com medo de perecerem em meio a tanta “bondade” que ele apresenta.

Interessante que a imagem de um deus irado tem sido justamente aquela que a igreja mais explora para manter o povo sob custodia nos currais da fé. Para ter atrair eles usam o novo testamento e dizem: “vinde a mim vós cansados e oprimidos”; Quando você pensa em sair da igreja usam o velho testamento e dizem: “ a minha ira estará continuamente sobre quem rejeita meus conselhos”, ou “ a alma que pecar, essa morrerá”! O complemento dessas falas, virá por meio de sermões intermináveis e repetitivos expostos diariamente pelos representantes desse deus, prometendo casa nos céus com ruas de ouro, sentar no colinho do papai, meter os dedos nas mãos furadas do cristo e olhar eternamente para os seus olhos meigos, ofertar tudo e receber em dobro além de curas divinas instantâneas, amarração de conjugues, etc. No bazar da fé vende-se de tudo e todo tipo de negócio pode ser feito com o corpo ou a ignorância dos féis.

Nesse quesito, o ponto um explanado logo acima tem uma validade muito grande, pois se deus não responder nenhum dos pedidos solicitados por alguém que recorre a ele, bastar dizer que a pessoa não tem fé e ela irá continuar apostando sempre nesse mesmo jogo, sentindo-se igualmente amadas por um paizinho que não se manifesta e continua aceitando filhos que agem de modo egoístas, preguiçosos, eternamente infantis ou mal criados. Que fofo! Por isso eles “amam” tanto a deus....

Já o terceiro ponto que trataremos nesse paragrafo quanto a amar a deus para ser aceito socialmente existem dois tipos de “fieis”: os que já passaram da fase da infantilidade, mas mesmo assim continuam assumindo publicamente serem infantis para não ter que lidar com a hostilidade declarada, e o segundo grupo que realmente acreditam em tudo que diz e precisam expor esse pensamento a todos para serem ainda mais aceitos nos círculos sociais e serem assim consideradas como gente do bem. Falar muito em deus ou em nome dele, esconde as piores das intenções de quem fala na maioria dos casos.

Nas relações pessoais, muitos já puderam verificar por si mesmo que é bem mais fácil ser aceito na sociedade de modo geral afirmando abertamente que ama e crer em deus. Não importa se você seja traficante, homicida, genocida, estuprador, aliciador de menores ou que promova maus tratos a homens ou animais. Se disseres amar e crer em deus, mais de 70% dos seus problemas já estarão resolvidos. Os outros 30% dependem apenas do seu “modo de jogar”, do seu dinheiro ou de sua influência política. Em outras palavras, só precisa ser um bom ator, e atuar bem o modo hipócrita que boa parte da sociedade quer que representemos.

Tanto é que em todas as igrejas existem grupos de orações para deus libertar presidiários de alta periculosidade que são rescendentes ou criminosos confessos como se eles não merecessem estar ali; Existem campanhas para deus salvar políticos corruptos, para deus perdoar seu ungidos pegos em adultério, estupro ou pedofilia ou todo tipo “tentação” que assola os esses “pobrezinhos de cristo” que só pecam “por que o cão atenta”(tadinho deles, tão fraquinhos...nem mereciam estar dirigindo uma igreja, né? Mas estão lá por deus perdoa e a sociedade também se continuares afirmando sua crença).

E quanto aos que dizem não crer em deus? O que se tem reservado para eles? Apenas xingamentos, maldições correntes de orações para deu matar ele e seus familiares, botar um câncer em todos, só para mostrar que deus existe punindo essa “gente do mal” que não crer nele.

No passado, tais pessoas tinham suas casas invadidas, eram arrastadas em praça pública, humilhadas, torturadas e mortas. Pelo qual crime? Não crer em deus, não ser alienado, não querer ser trouxa, deixar de ser babaca...esse era o “crime”! Seja burro, idiota, ignorante, estupido, agressivo a ponto de matar alguém dizendo amar a deus enquanto ver a vida dessa pessoa se esvair em suas mãos e serás socialmente aceito e até recompensado por isso. 70 virgens no paraíso esperam por alguns desses que também “amam” a deus e cumpre à risca a sua vontade.

Seja inteligente, equilibrado, pacifico, dedicado a causas sociais, estude pra caramba, vá para uma mesa de cirurgia e salve a vida de alguém por meio de conhecimentos científicos e diga não acreditar em deus que você poderá ser lixado...Tem de dizer que foi deus usando a mão do médico, senão podem te esquartejar! Engraçado que deus não “usa” para fazer cirurgias tão precisas aquele que nunca estudou medicina, só quem estudou e se formou é quem deus “usa”, né? Muito fácil receber glória em cima dos serviços dos outros!

Pessoas “sem deus” não terceirizam suas responsabilidades e não precisam se ajustar a fé nenhuma para serem socialmente aceitos, simplesmente não creem e pronto! O deus de quem quer que seja não fede nem cheira por que tanto fez ou tanto faz, não passa de uma crença como qualquer uma outra entre tantas! Mas as ações do fanáticos da fé precisam ser contidas ou controladas por meio do discurso ou da força, pois senão eles fazem do mundo um inferno, tentando converter cada uma ao seu próprio modo de “amar a deus”. Onde houver uma pessoa “amando a deus” nesses termos, aí haverá conflito!

Entre os que firmam publicamente que amam a deus e que deus existe e vive como se isso fosse realmente verdade, há também aqueles que não acreditam em uma vírgula daquilo que estão dizendo, mas entenderam como funcionam as “coisas da fé” e usam justamente a ideia do sagrado para executar seus mais tenebrosos planos e viver dos “benefícios” que a afirmação de um credo lhes trará.

Alguns descobriram como tudo funciona estudando, metendo a cara nos livros, entendendo como tudo isso começou e perceberam que quase todas as crenças são réplica de uma réplica, cópia de uma cópia, derivado de outro derivado e que no fundo no fundo todas elas vieram de uma mesma raiz: do medo e da ganancia do homem e de sua incapacidade de compreender o mundo ao seu redor num passado remoto.

Os que tinham algum tipo de virtude em suas vidas, perceberam que o tempo todo eram virtuosos não por depender de divindade alguma, mas pelos seus valores internos e familiares aprendidos. Estes se afastaram e livres estão do pesado julgo que os lideres religioso impõe a qualquer um que diga crer em deus. Outros porem com sentimento de revolta por terem sido enganados por tanto tempo podem optar pelos mais diversos caminhos.

Entre esses que optam por caminhos diferentes ao descobrir como todo crença é construída, há os que continuam a simular sua crença como se essa divindade e tudo que pregam fossem real. Eles pregam, oram, profetizam, curam, fazem milagres usando os mesmos conceitos que aprenderam ou truques psicológicos de indução comportamental para serem tidos ainda mais como uma pessoa cheia de virtudes divinas.

Ha muita inocência da parte da maioria dos fieis em achar que todo pastor, padre, bispo ou qualquer outro líder religioso acredita em deus. As ações da grande maioria deles provam o contrário e mesmo assim o povo não desperta pois sentem a necessidade de estarem sempre certo e com um futuro garantido num paraíso qualquer. Muitos desses líderes nunca acreditaram no que pregam ou deixaram de crer há anos, mas mesmo assim continuam simulando crer e “amar a deus”, por que descobriam que esse é o melhor caminho para obter riqueza, fama e prestigio social.

Descobriram que se alguém extorquir ou explorar alguém usando uma arma branca ou de fogo irá em cana. Perceberam que se algum extorquir ou tirar dinheiro de alguém usando a máquina pública também poderá ser preso. Entenderam então que se algum extorquir, explorar ou abusar do maior número de pessoas possíveis dizendo crer e amar a deus, essa pessoa será louvada e terá destaques sociais ilimitados, desde que não negue sua fé!

Tem coisa melhor? Besta é quem se mete no tráfico pra ter riqueza e poder! Abra uma igreja e terás dinheiro e respeito em níveis mais elevado que no submundo do crime! Só precisas dizer em público: “eu creio em deus, eu amo a deus e em nome dele eu faço, isso, aquilo e aquilo outro” ...e todas as portas se abrirão para ti (se realmente queres um mundo melhor, não leve essa última sentença ao pé da letra por favor).

Para quem ainda não percebeu, há mais ateus liderando grupos religiosos do que fora da igreja em certas sociedades. Só que todos eles dizem amar a deus e isso maquia qualquer intenção negativa. Só é possível definir quem são eles por meio de suas ações e não por aquilo que confessam.

Pensem vocês mesmos: se pregam um deus universal e promovem segregacionismo são o que? Se cobram pelo serviço que deveriam ser gratuito, o que estão fazendo? Se estão sempre a ameaçar pessoas a aceitarem um deus que deveria ser concebido por amor, como se chama isso? Entre eles, estar quase tudo errado, tudo contraditório, tudo antagônico, tudo indo contra os próprios conceito de divindade mas “amam” a deus e tudo se resolve!

Na próxima vez que saíres por ai dizendo que ama a deus, pense no que te levou a dizer isso. E quando disseres que alguém não tem deus no coração por que não tem amor, pense a que amor estar se referindo, se é o “amor” dos cristãos que só amam quem concordam com o ponto de vista deles ou se é o amor “nível deus” do A.T, ou se é ainda um amor mais racional e inteligente.

De repente seu “amor a deus” poder ser apenas um padrão comportamental que tu repetes sem se dar conta. Pensem nisso!

Saúde e sanidade a todos

Textos escrito em 1/9/18

*Antônio F. Bispo é graduando em jornalismo, Bacharel em Teologia, estudante de religiões e filosofia.

Ferreira Bispo
Enviado por Ferreira Bispo em 01/09/2018
Código do texto: T6436847
Classificação de conteúdo: seguro