HIBRISMO CULTURAL E MUSICAL EM TEMAS DA VIDA, MORTE E O PORQUÊ... Ainda aqui tema da Mariologia e eclesiologia juntos. Latria: "Latria" = adorar só a Deus: Maria de Jesus é veneração = "hiperdulia"; aos santos e anjos = "dulia".

Solemnitas Gloriosae Virginis, dupl. cum. oct., em 17 de Setembro. Trazendo o título original, "SS. Nominis B.M.V."...

Após o cerco de Viena e a gloriosa vitória do Rei João III Sobieski

da Polónia [e da República das duas Nações] sobre os Turcos

(12 de Setembro de 1683), a festa foi estendida para a Igreja Universal por Inocêncio XI, e marcada para o Domingo depois da Natividade de Maria por um decreto de 25 de Novembro de 1683 (duplex majus).

É interessante como a Santíssima Virgem é honrada de forma especial no aniversário de duas batalhas entre cristãos e maometanos, nas quais saímos vencedores:

07/10 - Nossa Senhora do Rosário - Batalha de Lepanto, 1571

12/09 - Santíssimo Nome de Maria - Batalha de Viena, 1683

A festa de hoje é ocasião de recordarmos que ao Nome de Maria, como ao Nome de Jesus, durante as celebrações litúrgicas, faz-se inclinação de cabeça. Pela inclinação manifesta-se a reverência e a honra que se atribuem às próprias pessoas ou aos seus símbolos.

Há duas espécies de inclinação, ou seja, de cabeça e de corpo.

Faz-se inclinação de cabeça, quando se nomeiam juntas as três Pessoas Divinas, ao Nome de Jesus, da Virgem Maria e do Santo em cuja honra se celebra a Missa.

É uma prática exterior que deve ser motivada pelo interior reconhecimento da grandeza da Serva do Senhor.

In: O Segredo do Rosário

http://senzapagare.blogspot.com/2018/09/santissimo-nome-de-maria.html

_________

Estou ouvindo -

não conhecia tal aparição

da Nossa Senhora da Palavra:

A beleza da Senhora (Mãe da Palavra)

- vinte e trinta anos -

transcende a brancos e negros.

Ela pediu que amássemos a Deus sem falsidade. Uma das falas de uma das videntes .

Assim como a mãe da gente não descuida dos filhos...

A mãe do Céu nos leva no colo, nos protege com seu olhar bondoso

e seu manto azul suavemente poderoso e humilde, para nos dizer

sobre e nos levar a Jesus.

_____

Teologicamente e biblicamente, para dizer nos estudos afeitos à religião e à revelação judaico-cristã, a mediação é única e verdadeiramente legítima em nome e em Jesus, que cumpri a Vontade de Deus Pai.

O culto a Deus uno e Trino é Adoração: adora-se só e tão-s´a Deus! ("Latria" é a Adoração a Deus). Idolatria é a negação dessa adoração - desvio: adorar ídolos.

_ E, então, os cultos dos santos ("Dulia", no latim: veneração) e de Maria Santíssima (Hiperdulia: especial veneração à Mãe de Jesus)com ficam?

Daí tiramos as bênçãos e graças de que precisamos tanto para viver o Mistério de Deus revelado em Jesus e sua pregação e sinais ou milagres, segundo as descrições dos Evangelhos e as orientações espirituais e pastorais da cartas de São Paulo, São João, São Pedro, São Judas Tadeu.

A Santa missa é o ápice da espiritualidade católica, por ter as orações básicas do Cristianismo e a audição da palavra e a santa Eucaristia, o próprio Jesus que se dá a nós de modo místico e fisicamente.

Isso tudo depende da fé e da maturidade cristã que vamos adquirindo ao longa da vida e da espiritualidade na Igreja Católica, a leitura da Bíblia, a fidelidade a Jesus e à sua Igreja, o amor e as orações à Virgem Maria para a salvação do mundo, ou seja, ser testemunha do amor e da fé, do perdão de Deus no mundo dividido em contante discórdia, guerras, injustiça.

A igreja mesma precisa de conversão visto que também é pecadora e incorre em riscos e pecados históricos graves dos cristãos e prelados como é o caso da pedofilia, maior escândalo da vida da Igreja no mundo.

Jesus e os santos e Maria sofrem ainda vendo o mundo assim, até que o Reino de Deus venha definitivamente no mistério da vida e os sinais da morte em todos os lugares e culturas.

13:35

_____________

CONFORMAR-SE À VONTADE DIVINA

COMO JESUS REALIZOU EM TUDO

A SANTA VONTADE DO PAI ETERNO

AMOU TODAS AS CRIATURAS, UNIDO

AO ESEPÍRITO SANTO COM GESTO TERNO

E DE MODO CRUENTO NÃO VIOLOU

NUNCA, JAMAIS O PLANO SALVÍFICO

DO ALTÍSSIMO A FAVOR DO HUMANO

SER E NOS QUER COM ELE NAS MORADAS.

CELESTES, ETERNAS, INFINITAMENTE

SAUDÁVEIS, INDELÉVEIS, SUBLIMES...

J B PEREIRA

Enigma - Why tradução

https://www.youtube.com/watch?v=aGfyuIKj34U

__________

VEJA O LATIM em lampejos de ritmos, sonoridade variadamente moderna e a voz humana interagindo com o "Sanctus" - a Fonte da Vida, na natureza:

"você tem pouco a fazer com a fé, mas nada sem a fé..."

(Samuel Butler e outros, à luz de Engima, Banda

_ Sinto que cabe-nos viver, simplesmente contemplar,

sorrir e chorar diante do mistério que nos propõe

a vida vinda do Criador;

não temos a explicação:

"Toda explicação

fica pela metade...

Tudo é vaidade:

não há novidade debaixo do sol...

Ninguém mais lembra

dos antigos... "

Eclesiastes (ou Coélet) 1, 8-14

_Bíblia Sagrada - Edição Pastoral __ https://books.google.com.br/books?id=QlI8DwAAQBAJ&pg=PT1104&lpg=PT1104&dq=Toda+explica%C3%A7%C3%A3o+fica+pela+metada+B%C3%ADblia&source=bl&ots=P5zvuRnX50&sig=mt4kZ8XfFQDpJyTT32oC2mkKtMI&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiK1oGU-pfeAhXRqlkKHTywBK8Q6AEwEXoECAcQAQ#v=onepage&q=Toda%20explica%C3%A7%C3%A3o%20fica%20pela%20metada%20B%C3%ADblia&f=false

O tema acima pode ser cantado em: na introdução que fiz fui marcado pela música de

Enigma - Prism Of Life (Legendado)https://www.youtube.com/watch?v=CNNI9Yqf1P4

Enigma - Prism Of Life (Legendado)

Nesse vídeo eu abro a sessão Enigma. Isso porque daqui por diante serão vários vídeos com músicas ou referências ao Enigma. Esse vídeo fala de fé. Não tenho ...

youtube.com

Depois da missa que participei no sábado com valor espiritual e litúrgico de Domingo: a homilia ou pregação do Padre Ailtom nos questionou de nossa insaciedade e pretensão de tudo ter resposta - e não temos:

Jó também queria achar as resposta e Deus lhe disse que tudo fez e quis: não perguntou a Jó como seria o universo e a criação; Deus criou tudo por amor. Não sabemos por que existimos, sofremos, morremos, passamos por tanta carência e leque de questões e demandas.

Jesus fez em tudo a SANTA VONTADE DE DEUS. E me deparei com a musica em que o tema do POR QUE é instigante, gritante, silenciosamente mistura de serenidade e dor interior para os nativos com a morte da matriarca ou avó.

A voz do eu lírico clama por respostas no deserto junto com animais e o vento: "Por quê?" Sai o mistério que nos circunda e internaliza abissalmente e angustiadamente ou misticamente (in)suportável dependendo de cada um!

_ Veja em: Enigma - Why tradução erm: https://www.youtube.com/watch?v=aGfyuIKj34U

Enigma - Why tradução

youtube.com

Depois disso vale a pena ouvir, a voz do Engima é linda e o recurso da letra e da música são bem articulados criativa e existencialmente.

O jogo de imagem me encantou: o nu negro, a presença do deserto, dos leopardos, outros animais, o ser humano em total silencio e o vento e a areia testemunham o momento de despedida: a morte é certa e o ser humano vive a entrega de si neste momento derradeiro...

"Não estamos sós...

Mas, sentimo-nos assim: porque não temos a eurística (visão saudável da fé em Deus. O termo talvez venha de eureca de Arquimedes - matemático grego? ) e holisticidade (visão didatica e filosófica do todo para entendimento de uma tese) da fé forte e a coragem de nos ajudar e mudar o mundo. a impotência diante do mal nos dominou como o egoísmo e ódio parecem maiores que o amor e a paz criativa...

"Enigma lança o Prisma da vida com o intuito de ajudar a ver e nos mostrar a dialética (confusa) dos ângulos que não esgotem o mistério da vida, porque associa vozes e batidas ritmadas como o coração com o canto gregoriano (sagro ou latino) com a língua ocidental para refletir o sideral e o futuro e o presente do parto e gestos da vida (a pessoa que feliz pula e canta, outra segura com lenço o estômago... idoso, enquanto a natureza nossa parceira nos abre estradas ou nós as abrimos -

aparece a voz feminina insistindo na imagem da idosa de joelhos a orar em igreja católica talvez em cor preta de sua veste (tradicional) o canto de gregoriano fica como pano de fundo a ser o refrão entoado com o ritmo dos instrumentos todos em harmonia na voz feminina insistente.

No fim os pensamentos tentam sintetizar a tese do Enigma sobre o viver como uma única paradoxal aventura. O que também me impressiona em rápidas imagens é o robô que no início a rasgar o pano em que talvez jaz funebremente lançado - cena dadaísta e/ou gótica de indignação (fazendo perguntas humanas:

- o futuro se confunde com o passado e a criatura quer a luz da travessia e aparece a América Central no coração a flutuar, depois vem as mãos de criança sobre a mão de adulto (penso que aí caiu o meteoro e há conflitos de guerras, terremotos e instabilidade política e econômica): "Estou caçada pelo futuro...")

e no fim a contemplar a borboleta (suave e verdadeiramente humana a contemplar a borboleta em um dos dedos com um olhar carinhoso,

afetivo e amoroso... https://www.youtube.com/watch?v=CNNI9Yqf1P4

Enigma - Prism Of Life (Legendado)

Nesse vídeo eu abro a sessão Enigma. Isso porque daqui por diante serão vários vídeos com músicas ou referências ao Enigma. Esse vídeo fala de fé. Não tenho ...

youtube.com

Fim da conversa no bate-papo

Digite uma mensagem...

J B Pereira e https://www.youtube.com/watch?v=CNNI9Yqf1P4 E http://senzapagare.blogspot.com/2018/09/santissimo-nome-de-maria.html
Enviado por J B Pereira em 21/10/2018
Reeditado em 31/10/2018
Código do texto: T6482266
Classificação de conteúdo: seguro