Culto do Fracasso

Culto do Fracasso

Bom dia!,

Sou um fracasso. Fracasso como profissional, fracasso como pintor, fracasso como escritor, como ator, em resumo, um fracasso como pessoa. Todas os meus emprendimentos se revelaram um fracasso. Mas não sinto vergonha por isso. É de certa forma uma espécie de sucesso, pois nem todo mundo atinge esse nível negativo de realização. Mesmo assim é preciso reconhecer que a sociedade trata o fracassado com desprezo, não merecendo ele qualquer tipo de circunstância atenuante. Quem fracassa é culpado de ter fracassado. Não importa se teve maus pais, se foi órfão, se foi pobre, se padeceu de graves doenças, se nasceu na comunidade do morro. Essas cuircunstâncias não podem ser desculpas para o fracasso. O que importa para o mundo é o resultado final; o mundo não para para analisar a causa do seu facasso.

Mas pergunto se a pessoa não se deveria sentir-se culpada pelo fracasso, por falta de não ter feito o suficiente para ser bem sucedido. É o fracasso um destino determinado, inevitável, em vista de certos antecedentes da vida pessoais ou algo que construímos a cada dia ? Mas como se chega a essa situação ? Falta de empenho, omissão, preguiça , limitação emocional ? Não importa como se chegou lá, pelo menos para o já fracassado é uma pergunta irrelevante.

Não foi,contudo, por falta de tentar ser bem sucedido. Agi até contra minha própria natureza, sempre escolhendo as vias mais difíceis. Para às quais estava decerto inelectualmente bem preparado. Mas emocionalmente, não estava. A vida é uma sucessão de escolhas, que devem ser renovadas a cada instante, e cada pessoa pode seguir o caminho mais fácil, segundo suas capacidades, ou o caminho mais difícil, elegendo, portanto, desafios.

Outra pergunta: o fracasso é um fenômeno acidental e passageiro ou um estado permanente ? Estou aqui falando mais especificamente do fracasso permanente, que já não dá nenhum espaço para recuperação; um fracasso que já dominou completamente a mente da pessoa que não tem mais capacidade de reação. Essa é a beleza do fracasso total, ninguém mais cobra nada de você, e lhe deixa em paz.

Talvez não seja o caso de aprofundar essas questões. Não importa como se fracassou. O que importa discutir agora é que todo fracassado vive na solidão. Ninguém quer chegar perto de um fracassado, pois pode ser contagioso. Distanciam-se os familiares e antigos amigos. O cônjugue sai para outro relacionamento. Um fracassado não é útil para ninguém.

O fracasso em constituir amizades. È sabido que conquistar uma amizade pode levar anos; perdê-la pode levar segundos. Uma palavra infeliz que fere; ou nem isso; o simples temor de perder um amigo, que paraliza, e que pode deixar transparecer para o outro um sentimento de dubiedade, de incerteza sobre a sinceridade da amizade. Ou aquela angústia que transparece e que faz o amigo perceber algo errado e talvez ter dúvidas sobre você. Por causa do medo de perder a amizade não encontro assunto para conversar, nem o que dizer, ou o que fazer, com medo de ofender ou aborrecer; um sentimento paralisante que tem o resultado de causar estranheza nos outros. Por causa do medo de desagradar, acabo desagradando; e quanto mais tento agradar, mais pareço pouco natural e mais desagrado.

Mas como é que tudo isso começa ? Lembro quando criança que o relacionamento com minha mãe bastante era difícil Difícil até de descrever. Não posso comparar com o relacionamento de outros filhos com outras mães porque não vivi essas situações. As mães devem ser amorosas com os filhos e minha mãe era decerto amorosa comigo. Mas era também imprevisível. Num momento amorosa e noutro muito hostil, agressiva. Por causa de pequenos pecadilhos ou quando era contrariada por algum motivo que só posso imaginar fútil. A impressão que tinha é de que o amor é uma coisa muito frágil, podendo ser dado em algum momento, mas retirado em outro. Essa é a minha verdade. Essa era a minha realidade. Essa seria a minha desculpa, se pudesse ter alguma.

Essa é a base do critério que sempre devo ter usado, mesmo inconcientemente, para analisar o comportamento de outros seres humanos, parentes, amigos, ou colegas de trabalho em relação a mim. Neste caso, a especulação sobre o que está ocorrendo, sobre o que estão a pensar é ainda maior. Muitas vezes acertamos, muitas vezes erramos. Atribuímos defeitos e qualidades às outras pessoas; qualidades ou defeitos que simplesmente não possuem. Mentiras e intrigas também funcionam nessa esfera obscura de imaginada realidade. Quantas tragédias pessoais terão acontecido por causa de uma percepção equivocada do que é de fato ?

Veja bem, portanto, tudo é muito complexo e eu não consigo desvendar esse quebra-cabeças. Não, não vou ficar desesperado por causa disso. Eu sempre me senti melhor na minha própria companhia, sempre me senti ameaçado por outras pessoas, mesmo que não tivessem intenção de me fazer mal. Mas o outro é sempre uma ameaça quando lhe impõe a competição e lhe dá a oportunidade de fracassar. A vida na solidão não é má. A pessoa fica livre de julgamentos, da patrulha, de gente desocipada que encontra tempo para criticar seu comportamento. Até porque as pessoas, penso eu, com honrosas exceções, costumam julgar as outras com muito rigor; um rigor que não aplicam quando precisam julgar a si mesmas. Não preciso de juízes amadores para acompanhar minha vida. A amizade deles não me faz falta.

Muitas vezes os outros querem lhe usar. Sim, acontece, e disso já tive numerosas experiências. Pessoas tratam você como um meio, e não como um fim, como já apontado pelo filósofo. Mas estou livre disso. Ninguém precisa de um fracassado . De um modo geral, uma pessoa só merece atenção se puder contribuir positivamente para outras. Se uma pessoa não aparecer positivamente na contabilidade não vale a pena perder tempo com ela.

Mas tem pior. Apesar de estar convencido de que sou uma boa pessoa, é fato que tenha uma vez ou outra sentido inveja e até agido por ela influenciado. O fracasso chama a inveja; motiva a pessoa a ter inveja das pessoas aparentemente bem sucedidas, que são involuntariamente uma encarnação do seu fracasso, uma negação do que sou. Muita gente bem sucedida não sabe porque outras pessoas não simpatizam com elas. Mas é muito claro, elas simplesmente ofendem essas pessoas com a própria existência.

Poderia comparar o fracassado a uma espécie de louco, não mais de posse de suas faculdades mentais. Um louco que talvez precise ser internado para tentar a cura de uma vida mal sucedida. Mas não se deve envergonhar dessa loucura. Hoje em dia os loucos fracassados estão em toda parte. Ninguém mais tem vergonha, sobretudo aqueles fracassados que não entenderam que fracassaram. Assim, sinto-me a vontade de exibir o meu fracasso e não tenho nenhum impulso para esconder minha condição.

Pergunto se um fracassado pode ter esperança. Tendo chegado a uma idade avançada, e com um currículo de fracasso, mão tenho mais escolhas a fazer na vida. Meu passado aumenta a cada dia e é uma fonte de amargos arrependimentos. Quanto ao futuro, fonte de esperança, a cada dia diminui. Acho que é tudo.

Abraços,

Ugly

Ugly
Enviado por Ugly em 24/10/2018
Reeditado em 17/12/2023
Código do texto: T6485164
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.