Evangelho de 25/11/2018 (João 18:33b-37)

"Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: 'Tu és o rei dos judeus?' Jesus respondeu: 'Estás dizendo isto por ti mesmo ou outros te disseram isto de mim?'

Pilatos falou: 'Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?' Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui'. Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?”

Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.

---------------------------------------------------------------

Não é à toa que Jesus era chamado de Mestre. Veja esse diálogo acima: Pilatos faz de tudo para Jesus escorregar em suas respostas, mas o Nazareno sempre deixa claro que a resposta está em Pilatos (Tu dizes que sou rei). De réu a Rei numa pergunta. O conteúdo da resposta do Cristo é misterioso: "Nasci e vim ao mundo a fim de dar testemunho da verdade". E agora? Pilatos não sabia o que era a verdade. Se o leitor verificar o contexto , logo abaixo, verá que Pilatos pergunta "O que é a verdade?" Mas Jesus não responde. Pilatos não iria entender mesmo. A verdade está dentro de cada um, mas bem escondidinha. "O Reino de Deus está dentro de vós", disse o Filho de Deus. O Espírito, o Logos, é o que faz com que se destaque um cadáver de um ser humano.

Jesus veio ao mundo para falar sobre o que há dentro de cada um de nós (Gálatas 2:20), e que precisa manifestar-se da forma como se manifestou nele: O Christos, o Logos, a Palavra. Ele foi aos céus mas enviou uma efusão do Espírito, conforme se verifica no livro "Atos dos Apóstolos".

BOM DOMINGO PARA TODOS.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 25/11/2018
Reeditado em 28/11/2018
Código do texto: T6511510
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.