MUDAR É PRECISO!

Eu decidi mudar. Decidi tomar uma decisão que penso ser definitiva em minha vida, muito embora, nada seja efetivamente definitivo num mundo marcado pelas mudanças.

Decidi me cobrar menos, viver mais. Me preocupar menos, confiar mais. Ora, se sou cristão como não acreditar que até os cabelos de minha cabeça estão contados? Como certa feita disse Jesus (cf. Lc 12,7).

As preocupações da vida acabam por obscurecer a nossa visão, limitando-a, nossos erros ou más inclinações nos martirizam, e tudo isso somente serve para nos tirar a paz e nos afastar de Deus. Às vezes até nossa missão na Igreja, se torna um fardo, pois, a fazermos sem amor, ao contrario do adágio que diz “conhecer a Deus é viver e servir a Deus é reinar (Missal Romano).

Mais um final de ano se aproxima, mais um ciclo se completa, por mais um ínfimo período de tempo cósmico nosso pequeno planeta completa uma volta em torno do sol, fato que ao longo da história humana estabelecemos como sendo “um ano”.

Mas, os anos passam como os dias, as horas os segundos... E com ele a nossa vida... É preciso aproveitar o momento presente, que é o único que de fato podemos vivenciar, podemos dispor. E como aproveitar? Tentando viver bem, ser mais paciente, mais compreensivo, mais amoroso, menos nervoso, etc, em suma, fazendo o bem. Deixar transparecer o evangelho de Cristo em nossa vida, em nossos atos (cf. Gl 2,20). Não permitir que alguém saia de nossa presença pior do que chegou. Eu sei! Não é fácil! Mas, para a graça de Deus nada é impossível (cf. Mt 19,26). Vamos pedir essa graça, vamos tentar ser diferentes. Não querer ser melhor que os outros, nem a “palmatória do mundo”, mas, fazer a nossa parte e trilhar o nosso caminho na certeza de estar semeando o bem.

Uma coisa é certa, somente com a graça de Deus podemos fazer o bem (cf. Jo 15,5), e a nossa vida só tem sentido na medida em que ela seja serviço, para tornar o mundo melhor, a começar de nós. Mudar é preciso.

É preciso mudar,

Transformar, enxugar as lágrimas,

E às vezes chorar

A vida não é linear,

As pessoas são mundos em si

Tudo é efêmero, e, portanto passa.

Mas, dizem que para toda regra existe uma exceção.

E a exceção para o “tudo” que passa é a eternidade de Deus.

Não podemos compreender totalmente essa realidade,

Dada a nossa limitação

Pensar sobre isso, já é um grande feito!

Vamos pensar direito!

Aprender com o passado

Saborear o presente

Lançar as sementes

E esperar que no futuro

Alguém colha o bem plantado

E faça o mesmo.

É preciso mudar!

Mudar é preciso.

Léo Martins

LMJ, 08/12/2018.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 08/12/2018
Código do texto: T6522261
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.