Aprenda!

Muitos brasileiros, somente com as várias mortes ocorridas em janeiro e fevereiro de 2019 no Brasil, estão reconhecendo que a morte pode chegar a qualquer momento. Quem está vivo tem a oportunidade de reconhecer a fragilidade da vida. Outras pessoas, mesmo com todas as tragédias ocorridas na história da humanidade, continuam arrogantes, prepotentes, com o sentimento de superioridade ou inferioridade, fazendo ou desejando o mal a outras pessoas. Existem pessoas que não aprendem a viver.

Por que determinadas pessoas ficam tão surpresas com a morte de um jornalista? Atenção: Eu não estou contra as expressões de tristeza, nem contra os elogios. Mas não estou surpreso, pois a morte vem para todos, não importa quem seja a pessoa, nem a idade.

Quem está vivo aproveite a vida. Seja justo; honesto; analise-se; ame-se; ame; reconheça seus erros; peça perdão; perdoe; não mate ninguém; não roube; não furte; não deseje o mal a ninguém; seja você mesmo (a); viva conforme o seu coração e sua consciência, se sua maneira de viver não fizer mal a ninguém; seja sincero (a) e verdadeiro (a). Aprenda com seus erros e com os erros dos outros. Aprenda com a vida e com a morte. Aprenda na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, nas festas e nas desgraças.

Procure desenvolver seus talentos. Não alimente raiva, ódio, ressentimento, rancor. Não confie em quem não erra. Aceite a imperfeição humana. Aceite a sua imperfeição. Não se considere imortal. Não pense que, por ser novo (a), você tem mais possibilidade de continuar vivo (a) do que quem está velho. Muitos seres humanos morrem antes de nascer. Depois que nasce, a qualquer momento, qualquer pessoa pode morrer. A qualquer momento, eu posso morrer. Somos mortais. Ame a vida!

Faça, neste momento, o melhor que você pode fazer. Não fique preocupado com o passado; não viva no futuro; concentre-se no presente. Agora, eu vou continuar as minhas leituras e vendo novela aqui no meu quarto. Depois, poderei ver um filme.

A vida é bela, mas também é trágica. A vida e o mundo precisam de Deus. Nós, seres humanos, precisamos de Deus.

Pastos Bons/MA, na noite do dia 12 de fevereiro de 2019.

Texto escrito por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 12/02/2019
Reeditado em 13/02/2019
Código do texto: T6573462
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.