Mulheres e santidade (Ref Encíclica)

Em sua encíclica Gaudete Et Exsultate -Alegrai-vos e exultai, o papa Francisco vem nos falar sobre santidade, que temos santos ao lado de nossa casa, no homem de bem, na mulher dona de casa.

Vivemos a santidade no nosso dia a dia, em uma vida reta seguindo os bons princípios, procurando fazer a diferença com nossas atitudes e modo de vida.

Maria Firmina dos Reis, Mulher negra nascida em São Luís no Maranhão, era filha de escrava. Não conheceu o pai e ficou órfã ainda menina.

Foi uma mulher mais que ousada, em 1959 publicou o romance Úrsula, o primeiro com com tema abolicionista. Mais do que um marco na literatura da época, foi um exemplo de voz contra a tirania escravagista, que tirava toda a dignidade de seres humanos os reduzindo a uma mercadoria qualquer.

Se hoje se persegue uma voz que se levanta em favor dos excluídos, imaginem isso a mais de um século e meio numa sociedade predominantemente masculina. E quando este grito, vem de uma mulher e de uma “casta reconhecidamente inferior”, é realmente de se louvar.

Assim tem siso a mulher que ao longo dos tempos, em todas as culturas, teve a coragem de enfrentar a vida, de encarar e superar todas as espécies de adversidades, quebrar paradigmas e fazer valer sua a voz em defesa do que acredita .

Viva nossas santas mulheres!

Como no s fala o papa:

“Elas tornam a vida mais bonita, são o equilíbrio na criação”

Paulo Ivan, em 09/08/2019