11 ANOS

PARTINDO:

Um dia, sentirei saudades de nós. Porém, como tudo muda nessa vida, acho que está na hora de mudar de novo e dessa vez, será uma passagem só de ida. Labutei (nesse ultimo regresso a minha tão amada Bahia) por 11 anos, cheio de esperanças, vontades e muita fé.

CAMINHADA:

Tentei ao meu modo, dar o melhor de mim, oferecendo-me para eventos que eu sempre soube que me caberiam. Fui vitima de muitos sentimentos e principalmente da inveja de alguns que se diziam COMPANHEIROS e irmãos de artes.

Puro engano; deixaram-me no meio do caminho, sem saber ao certo se no amanhecer do dia seguinte, eu teria (NO MINIMO) o do pão para os meus filhos e o arroz com feijão pra minha mulher e eu.

Mandei projetos, toquei em vários locais, por qualquer preço oferecido, pois a barriga roncava e eu não podia contar com OS COMPANHEIROS, eles tinham outros caminhos a percorrer e novas amizades a conquistar.

Recolhi meus versos e meu cantar, afastei-me de muitos que precisavam que eu me afastasse para que não contaminássemos os nossos caminhos.

Vi falsidades estampadas em rostos que rindo dirigiam-me sorrisos e estendiam seus braços ao encontro do meu abraço, E ATÉ FUI CHAMADO DE Exibido, metido, arrogante, prepotente (Títulos maravilhosos que o invejoso rotula outra pessoa que só quer lutar, valorizar sua arte e sua personalidade como cidadão e como artista). Percebi que traíras existem até onde não tem água. Usurpador tem um em cada esquina e você só precisa saber se livrar e ir de encontro aqueles que realmente te respeitam e torcem para que você esteja sempre bem, com a vida, com a família, e com o mundo todo.São desses que eu preciso ao meu lado. Os outros passarão, sem que á vida nos façam nos reencontrarmos outra vez.

CULTURA:

Envolvi-me com a cultura do Estado da Bahia, aonde cheguei ser eleito para o CEC- Conselho Estadual de Cultura. Eu tinha muitos pensamentos em relação a essa ação, mas aos poucos fui absorvendo as decepções notórias, quando se tenta mudar algo que não querem que mude. Minha voz e minha ação, talvez tenha sido muda ou algemada, mas eu nunca deixei de cobrar, exigindo dos meus pares atitudes que eles jamais quiseram se envolver. Falei da Pedra de Bendegó, criei um estatuto com a ajuda do poeta potiguar, CHICO CANINDÉ fiz uma declaração onde está explicita a criação do PARQUE DO BENDEGÓ e tantas outras coisas relacionadas ao resgate do meteorito que sempre enfeitou o museu do Rio de Janeiro, mas que hoje, virou peça solitária e poucos se interessam em trazê-la para o solo baiano. Talvez um dia, outras ações possam tomar fôlego e haja um interesse em acomodar no solo baiano, o meteorito, o artefato ou a chamada: PEDRA DE BENDEGÓ, ou, para os nativos e antepassados: CUITÁ.

As coisas boas, eu as guardarei comigo por onde quer que eu vá, tendo a certeza que as coisas (NÃO TÃO BOAS) eu terei por obrigação que esquecê-las e semear noutros cantos, outras sementes mais fortes noutros chãos mais férteis.

VONTADES:

11 anos, mais de 3.700 dias, ou mais de 88.800 horas de persistências, mudanças, viagens, projetos, até que durei muito por aqui, mas não consegui de fato fazer o que sempre quis:

• TOCAR NAS FESTAS DE REIS DA MINHA CIDADE.

• SER CONVIDADO PELAS ESCOLAS PARA MINISTRAR OFICINAS DE CORDÉIS.

• SER CONVIDADO PARA VÁRIOS EVENTOS A FIM DE QUE PUDESSE SUSTENTAR MINHA FAMÍLIA COM DIGNIDADE.

• VER A CULTURA POPULAR (QUE ENVOLVE OS POETAS, CORDELISTAS E CANTADORES), COM UM TRATAMENTO MELHOR PELAS LUTAS TRAVADAS NO CEC, AO MENOS RECONHECENDO-A COMO RICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL DO NOSSO POVO.

Hoje, vejo que já não tenho mais nada a fazer por aqui, a não ser projetar a minha vida para outros lugares, distantes da terra que sempre amei e defendi julgando que também era minha, mas que no fundo no fundo, nunca foi, e jamais será.

Até para esses programas de TVs, eu mandei propostas na esperança de ser chamado e nada aconteceu.

Estou com três livros (presos) em editoras que por falta de dinheiro, creio que não serão lançados.Isso não é pessimismo, é a mais pura realidade que a vida apresenta-me a olho nu.

FRUSTRAÇÕES:

(Das dezenas de propostas enviadas, a Prefeituras, Secretarias de Educação, cultura, turismo, esporte lazer (e um punhado de outras agregações) fiquei sabendo que não tem interesses culturais) poucas (POUCAS DE QUASE NADA) foram aproveitadas.

Ou esbarravam no preço das propostas, ou achavam que de fato eu não merecia cobrar o valor apresentado nas planilhas de custos, elaboradas com todo cuidado.

RECOMEÇO:

Tenho idéias e estou junto á família, procurando o melhor lugar para vivermos, onde possamos apresentar nossos trabalhos e estarmos mais perto dos filhos que deixamos noutro estado.

Há sempre uma nova oportunidade, para aquele que acredita que na vida, tudo é possível. E eu, sabendo da importância de viver meus derradeiros anos de vida, procurarei noutros cantos, servir ás pessoas, com minha arte e o meu aprendizado.

DESPEDIDA:

Torçam por mim pois para onde quer que eu vá, estarei com o pensamento e o coração em cada um daqueles (as) que tive e tenho por amigos(as). Nos próximos meses, estarei arribando, feito ave de arribaçã, mas quero dividir com quem de fato merece, a minha eterna gratidão. Já estou no processo de ARRUMAÇÃO DAS TROUXAS.

LOGÍSTICA:

Já estou no processo do JUNTAR MOEDAS e se tiver algum aniversário, batizado,casamento, simpósio,reunião,congresso, ou qualquer tipo de evento que caiba os meus préstimos culturais e artísticos, entrem em contato.

(75) 99838-5777. O cachê ainda é pequeno e caberá no orçamento do seu evento.

No mais, um forte abraço e até mais adiante.

Carlos Silva.

CARLOS SILVA POETA CANTADOR
Enviado por CARLOS SILVA POETA CANTADOR em 22/04/2019
Código do texto: T6629526
Classificação de conteúdo: seguro