Maravilhosa Graça- uma caminhada de fé rumo a liberdade.

Efésios 2:8,9 -“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto

não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras,

para que ninguém se glorie.”

A carta aos Efésios é uma advertência sobre condutas reprováveis. Em dado momento ele diz que é um passado consumado, nada pode revogar o propósito de Deus. Ela aponta para a salvação.

A CONDIÇÃO HUMANA

O homem tem buscado viver uma vida, cuja tônica é a liberdade. E, nesta caminhada há erros, muitos erros, mas também há acertos. Quatro aspectos importantes surgem a mente: Individualidade, Competitividade, Responsabilidade e Sofrimento.

O desejo de liberdade é um sentimento profundamente arraigado no ser humano. Situações como: a escolha da profissão, o casamento e o compromisso político ou religioso fazem o homem enfrentar a si mesmo e exigem dele uma decisão responsável quanto a seu próprio futuro. Ser livre significa ao mesmo tempo não estar sujeito às necessidades da vida nem ao comando de outro e também não comandar. Mas, há realmente liberdade? Enfrentamos situações que limitam nossas ações. Esbarramos no direito do outro, e dessa forma, somos adestrados socialmente para vivermos em sociedade.

Gálatas 5:15,16. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

Há, porém, deformidades sociais que geram vários tipos de violência, promovendo a nulidade e a alienação do ser humano, e revolta em outros, gerando controvérsias sociais que transmitem claramente uma situação de risco. Viver é um risco. Espera-se que toda a base da convivência seja o respeito e que haja responsabilidade nestas relações. Liberdade sem responsabilidade é libertinagem. Temos vivido dias difíceis, pois questiona-se o respeito, os valores éticos, morais e espirituais.

Paulo nos adverte Efésios 4:17-19. “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.”

O homem afastado de Deus não consegue vislumbrar seu grande amor, quando lhe é oferecido de graça a eternidade com Ele. Só através da graça de Deus pela fé encontramos salvação; o comportamento do homem afastado de Deus torna-o ignorante, endurecido e

Insensível.

1- Romanos 1:28- “E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;”

Contudo, diferente da ordem e da desordem, do cumprimento ou descumprimento das leis e das regras sociais que norteia a condição humana em sociedade, os valores espirituais que a Bíblia contém, tem sido questionados pela sociedade e, no entanto, quando ela fala sobre liberdade, responsabilidade, amor, a ênfase cai sobre uma transformação de vida. E esta transformação começa com a graça, a fé, e a salvação em Cristo. Por quê parece loucura crer na salvação através de Jesus?

O encontro com Deus em Cristo nos liberta das amarras do pecado. Como seres humanos criados por Deus, o erro é inerente a nossa condição humana. Mas, enquanto filhos por adoção em Cristo, adquirimos a capacidade de lutar contra o pecado.

A LIBERDADE EM DEUS: A GRAÇA, A FÉ E A SALVAÇÃO

A salvação é precedida pela conversão, pelo arrependimento dos nossos pecados, e através da fé. É a fé que nos faz enxergar a graça e salvação.

Ela não é um mérito, e muito menos uma substituição de boas obras. A fé não é causa da salvação, mas a graça que se realizou através de Cristo na cruz. A fé é um instrumento de salvação. Fé e arrependimento são ingredientes da salvação. É o reconhecimento do amor de Deus em Cristo. Hb 11.6 “sem fé é impossível agradar a Deus.”

A fé vem pelo ouvir, como consequência somos movidos por ela, nos arrependemos, e confessamos nossos pecados. Daí em diante, passamos a viver em um relacionamento com Deus em obediência, temor e santidade.

I Jo. 5.4-5 “...a vitória que venceu o mundo foi nossa fé. ”

O amor de Deus nos mostra sua bondade infinita, quando por misericórdia e pela sua graça nos concede vida eterna. Graça é favor imerecido, portanto, um presente de Deus.

A salvação acontece no momento em que o homem entende que tudo vem de Deus e que sem Ele não há salvação. Nesse instante, entra em cena o Espirito Santos que convence o homem do seu pecado, e sua condenação eterna. E, a partir daí Ele passa a habitar em nós e vivemos em comunhão.

Passamos por quatro momentos distinto quando ouvimos a mensagem de Deus, e temos uma experiência indizível que nos faz reconhecer as etapas que nos leva a eternidade.

1- Reconhecer que somos]é pecadores;

2- Crer que Jesus é filho de Deus;

3- Crer que ele morreu e ressuscitou para nos salvar. Jesus é a nova aliança entre Deus e nós.

4- Receber pela fé e abandonar a pratica do pecado. Confessarmos que Deus é senhor das nossas vidas.

Uma vida de caminhada ao lado de Cristo, exige disciplina. Uma pessoa disciplinada é livre. E, quando sua vida está nas mãos do Senhor, aprenderá dia-a-dia a dominar seus instintos, conseguirá administrar melhor o seu tempo, gerenciar tarefas, priorizar atividades, bem como ter resultados positivos em suas ações, conviver com o outro. Não transferirá suas escolhas e responsabilidades para o outro.

Romanos 6:22,23 “ Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”

Gálatas 5:13,14.” Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. ”

A graça torna imperiosa a obediência a Deus. Esta graça nos concede eternidade e nos leva a buscar viver uma vida de santificação. É a justiça de Deus que provoca em nós transformação de vida.

2 Coríntios 3:18. “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”

Conclusão

O arrependimento se deve a graça. A santidade que o homem precisa vem de Deus.

2 Coríntios 5:18,19. “ E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;

Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.”

A graça de Deus aos homens mostra um caminho de dependência e confiança. Mas, ao mesmo tempo, nos liberta da condenação eterna, e o torna livre. “Conhecerei a verdade e ela vos libertará.” Livres para vivermos nossa fé, nossa comunhão, nossa esperança com Deus e com os que estão em nosso entorno.