O SIGNIFICADO MATEMÁTICO DAS PINTURAS ABORÍGENES

DEDICATÓRIA

Dedico esse trabalho aos Aborígenes que mesmo em um meio que não os favorecem nunca deixaram de lutar.

AGRADECIMENTOS

Agradeço ao apoio da minha família, Joelma e dos Índios do Amazonas pela confiança e apoio no meu trabalho.

ESTADO DA ARTE

Imagens semelhantes aos aborígenes Brasileiros é encontrada nos Símbolos gregos. Como na Escola de Anhãa Bé é possível encontrar figura de ações como expressar e Misturar.

Já os Gregos tinham a tradição de desenhar de acordo com diagramas e por outro lado usar a linguagem padronizada, ou seja, para eles deduzirem alguns conceitos matemáticos eles precisavam desenhar e assim contar uma história sobre ela. Isso mostra que apesar dos Geômetras tentarem demostrar na suas interpretações alguns conceitos universais, eles eram influenciados pela a Política, a História e a Cultura. Nessa última é se pode perceber que a Humanidade é manifestada pela sua arte e de forma inconscientemente parecida umas com as outras. Todos parecemos participar de uma Cultura única no efeito que a matemática e a Arte são manifestadas.

RESUMO

Foram visitadas duas Aldeias, a Sahu – Ape, com tradição Sateré Mawés e a Inhãa – Bé, com Tradição Tikuna e Sateré Mawés. Nelas fiz um levantamento dos grafismos utilizados no corpo das pessoas e nos barracões. Os textos foram digitados no Tablet e fotos tiradas de um celular Samsung.

A primeira etapa é foi a coleta de dados, e os resultados posteriores serão a maior utilização desses desenhos nos artesanatos, o que não é observado com frequência no dia- dia da aldeia Sahu – Ape, essa esta localizada no Caminho da Estrada Manacapuru para Manaus. Possui no Local um Campo de Futebol, Cemitério, Prisão, Espaço Cultural, Banheiros, Cozinha Coletiva e uma Escola.

Na Aldeia Inhãa – Bé, possui um campo de Futebol, Escola, dois Barracões, três portos para Barcos, uma roça, Cozinha Coletiva, e uma bica de água.

ABSTRACT

Two villages were visited, Sahu - Ape, with tradition Sateré Mawés and Inhãa - Bé, with Tradition Tikuna and Sateré Mawés. In them I did a survey of the graphics used on people's bodies and in the barracks. Texts were typed on the Tablet and photos taken from a Samsung mobile phone.

The first step was to collect data, and the later results will be the greater use of these drawings in handicrafts, which is not frequently observed in the day of the Sahu-Ape village, which is located on the Road from Manacapuru Road to Manaus . It has on the Site a Soccer Field, Cemetery, Prison, Cultural Space, Bathrooms, Collective Kitchen and a School.

In Aldeia Inhãa - Bé, it has a Football Field, School, two Barracões, three ports for Boats, a farm, Collective Kitchen, and a spout of water.

OBJETIVO

Por meio da envolvimento maior do aluno nos temas encontrados na sua cultura, vamos elaborar desenhos feitos pelos Aborígenes tanto na suas construções como em seu corpo. Dessa forma da técnica utilizada para a sua construção e aperfeiçoamento da cópia dos seus detalhes, serão uma ferramenta para o aprendizado da geometria. Assim como também a busca da história dessas figuras reforçará o aspecto interdiciplinar da matéria e dará ludicidade ao ensino aprendizagem da matemática.

INTRODUÇÃO

O grafismo Aborígene na Aldeia Inhãa be é uma mescla de diferentes grafismos de outros aborígenes, com significados de animais, insetos e objetos.

Em um ambiente grande com campo de futebol, escola, 2 barracões e Igreja. São encontrados o grafismo indígenas no barracão do ritual da tucandeira e na escola.

Os livros que falam sobre o significado de grafismos aborígenes é um livro Australiano, já aquele sobre rituais, o Ayauska, que um ritual com ervas no Brasil.

Com o maior compreensão desses desenhos na Matemática devido as formulas Geométricas e para os Aborígenes devido a relação deles com rituais e a representação desses em manufaturas. Usa-se esse conhecimento com as crianças que poderiam utilizar desses símbolos em ilustrações, pinturas e até azulejos.

Imagens semelhantes aos aborígenes Brasileiros é encontrada nos Símbolos gregos. Como na Escola de Anhãa Bé é possível encontrar figura de ações como expressar e Misturar.

Já os Gregos tinhão a tradição de desenhar de acordo com diagramas e por outro lado usar a linguagem padronizada, ou seja, para eles deduzirem alguns conceitos matemáticos eles precisavam desenhar e assim contar uma história sobre ela. Isso mostra que apesar dos Geômetras tentar demostrar na suas interpretações alguns conceitos universais, eles eram influenciados pela a Política, a História e a Cultura. Nessa última é se pode perceber que a Humanidade é manifestada pela sua arte e de forma inconscientemente parecida umas com as outras. Todos parecemos participar de uma Cultura única no efeito que a matemática e a Arte são manifestadas.

DESENVOLVIMENTO

Foi coletado material teórico, histórias e pinturas, para o registro do maior número de informações possíveis para construção de um plano de aula sobre as pinturas dos Aborígenes Brasileiros. Dessa forma pretendesse tornar as aulas de matemática mais atraentes e que atenda as leis sobre o uso da temática indígena na escola.

Por isso foram coletados alguns triângulos, e suas medidas pois algumas triângulos possuem significado na cultura Ocidental, como o Triângulo de ouro. Também existem o Retângulo de Ouro e o Pentagramo.

Dessa forma pretende buscar os diferentes significados dessas figuras em outras culturas e assim perceber com a Cultura Indigena é tão rica e importante para a Humanidade.

METODOLOGIA

Foi feita uma pesquisa Bibliográfica para a construção de melhores métodos de se trabalhar com pinturas aborígenes e a história contada por eles sobre esses desenhos. Como também houve uma pesquisa de campo com a participação no Ritual da Tucandeira, com o registro dos desenhos utilizados e a medição dos desenhos da aldeia para reproduzi-los posteriormente. Dessa forma dar Ludicidade no ensino do desenvolvimento desse assunto para os alunos da Aldeia.

Os dados coletados sobre as dimensões das figuras juntamente com as fotos darão uma maior precisam na identificação desses símbolos na Matemática.

CONCLUSÃO

Por meio da Interdisciplinaridade entre cultura Aborígene e a Matemática. Procurou-se representar o ensino de formas Geométricas por meio do grafismo utilizado em duas aldeias Brasileiras. Onde estes serão representados os significados matemáticos e culturais desses Poliedros para a produção de ladrilhos com representatividade Aborígene.

REFERÊNCIAS

PAINTING FROM THE DESERT, Contemporary Aboriginal Paintings

Bruno Rosas e Joelma Carvalho
Enviado por Bruno Rosas em 30/04/2019
Código do texto: T6635797
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