Eu e o próximo

Uma das minhas grandes questões de vida e que tem me feito repensar demais meus atos é como me comporto em relação ao próximo.

A questão é-O que me leva a “ bem agir”

Será porque realmente tenho um caráter solidário ou é por uma autoproteção em que eu desejo reciprocidade. Eu cuido assim do próximo para também ser cuidada.

Sei lá.... Estou aqui pensando se toda atitude altruísta não tem algo de egoísmo (sentido de proteção). O fazer o bem porque aquilo também me faz bem e com isso, me sinto bem psicologicamente, estarei protegida e todos serão afáveis comigo.

Também questiono se agir bem, não é uma questão oportunista, às vezes inconsciente. Eu sei que não somos uma ilha e, para viver em grupos, é preciso cuidar e ser cuidado. De forma ética, assumimos um aprendizado religioso e o incorporamos aos nossos padrões de vida “ não fazer ao próximo o que não queremos para nós” ou “amai –vos uns aos outros”.

O que eu penso agora é no amor incondicional, será mesmo.... Como mãe, amo incondicionalmente meus filhos sem esperar nada deles, continuaria a amar mesmo que fosse desprezada. Questiono. Somos humanos e vivemos de reciprocidade. Somos, antes de tudo, alma e sentimento. Cuidamos e precisamos ser cuidados, senão, mesmo que não queiramos aceitar, lá no fundo, bem escondido, cobramos nosso “bem agir”. –

Não somos tão altruístas. Vivemos sim, pela reciprocidade. Agimos pelos padrões estabelecidos das nossas crenças internalizadas através da família, pela educação acadêmica e pela nossa preservação do que vivenciamos e trazemos como dificuldade. Será’ que nosso bem agir também estaria ligado ao sentimento menor que nem todos suportam? Aparece aqui a palavra Rejeição...... Por algum motivo que daria outro texto e, para quem se acha imprescindível, perfeccionista, se cobra demais, não aceita erros, ser rejeitado e’ inconcebível. Saber “ bem agir”, custe o que custar, traz o prazer da falsa segurança e aceitação.

Aceito comentários...

sô Ziccardi
Enviado por sô Ziccardi em 09/05/2019
Código do texto: T6643182
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.