O PORTUNHOL

O PORTUNHOL

O Brasil está entre os seus circunvizinhos, o único de língua portuguesa dentre, todos os demais povos hispanos. Com isto, a comunicação ficou mesclada, criando-se um outra língua popularmente chamada de portunhol. Língua esta oral, sem gramática própria nem verbo regular. Um diálogo sem precedente, com expressões pessoais, genérica como se fosse um dialeto. Como comunicação oral carece de regramento que temporize seu entendimento lógico entre gerações. Seu entendimento entre meias palavras a faz sonora e gesticulosa, como a língua de sinais, porém falada. A praticidade deste vernáculo está na improvisação sem regramento de entendimento. O exercício desta linguagem a faz existencial na clandestinidade, podendo sobreviver pela carência de uma dominação histórica em face da sua despretensiosas língua pátria. Desponta pela necessidade de comunicação comercial, artística e turística, quiçá existencial de sobrevivência. Jamais será uma linguagem escrita, pois se peca na falta de uma gramática, ortográfica, léxico. Sua subsistência se explica pela necessidade informal da comunicação do ser humano em face da sua sociabilidade por essência na comunidade. Haja vista a comunicação pré-histórica ou da nossa recente povoação indígena codificada por Jose de Anchieta por ocasião do descobrimento do Brasil.

Chico Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 10/05/2019
Reeditado em 10/05/2019
Código do texto: T6643809
Classificação de conteúdo: seguro