Projeto Casa da Amizade atende comunidade de Palmas

O Projeto social Casa da Amizade surgiu em março de 2019 no Lago Norte, que é um grande e populoso bairro da cidade de Palmas.

A Casa da Amizade foi implantada pela Associação Beneficente Amigos Solidários (ABAS) em parceria com a Igreja Batista no Lago Norte e SIBAPA.

O espaço é estruturado com salas de aula, banheiros, cozinha e área de lazer/convivência, onde são realizados projetos e ações socioeducativas para atender famílias em situação de vulnerabilidade social.

Apesar de só agora contar com uma sede para suas ações, a ABAS já existe desde 2010 e, desde então, desenvolve projetos relevantes para a comunidade palmense, sendo reconhecida como uma instituição séria e comprometida com os valores éticos e cristãos.

Atualmente, a ABAS tem como diretora executiva a experiente e querida professora Miriam Holanda da Silva.

O público-alvo dos projetos sociais da ABAS é enorme; são aproximadamente 1000 famílias na área de abrangência da Casa da Família, sendo aproximadamente 600 no Lago Norte e outras 400 famílias no setor Santo Amaro.

A Casa da Amizade por meio do “Projeto Semeando" atende atualmente 20 crianças de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 horas. O atendimento prestado compreende alimentação saudável, atividades educativas e apoio familiar/comunitário. Esse projeto integra os valores da Palavra de Deus aos conteúdos educacionais e favorece o crescimento intelectual, emocional e espiritual da criança.

O “Projeto Multi Ação” que funciona por meio de mutirões com voluntários angariando roupas, calçados, remédios, alimentos etc. para as famílias do Lago Norte. Além dessas doações, um grande número de profissionais, como: médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, entre outros, doam um pouco de seu tempo e conhecimentos para atender a comunidade.

Através do “Programa Idade Ativa” atende também a pessoas da comunidade que tem mais de 55 anos com a finalidade de desenvolvimento comunitário, programas de saúde e atividade física, além do desenvolvimento cognitivo por meio da criação de peças artesanais.

Dentro do “Programa de Geração de Renda” a ABAS tem realizado parcerias para a capacitação e qualificações de pessoas da comunidade para inserção no mercado do trabalho. Assim, esse programa busca contribuir para a autonomia financeira destas famílias, que na maioria das vezes não contam com orientações profissionais.

Quem tem o privilégio de conhecer a Casa da Amizade fica encantado, pois ele tem como base valores nobres, como o amor ao próximo, a fé em Deus, a solidariedade e a responsabilidade social.

Existem várias formas de colaborar com a ABAS e a Casa da Amizade, através de orações, sendo um associado-mantenedor, sendo um voluntário nas atividades educacionais, recreativas, melhorias na infraestrutura, doações de material de limpeza, brinquedos, alimentos etc.

A ABAS está apta a realizar parcerias e receber doações de empresas, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e entidades do poder público municipal, estadual e federal.

Quem tiver interesse em conhecer mais e ajudar as ações da Casa da Amizade pode fazer uma visita no endereço: Alameda 23, Lote 38, Bairro Lago Norte, perto da EMBRAPA, ou então entrar em contato com a prof.ª Miriam Holanda: (063) 98106-6362 ou tire suas dúvidas pelo e-mail: casadaamizade@sibapa.com

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Junho de 2019.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior