O INFERNO NA HISTÓRIA

A história é um evidente testemunho da degradação e da corrupção humana que já existe desde os tempos mais remotos e imemoriais. Gerações e mais gerações, deterioradas no prazer da perversão, vêm ao mundo sem nenhuma perspectiva de obterem alguma vitória contra as suas mazelas. Sem saberem qual o significado de tudo o que fazem, preferem viver na sombra da mesma escuridão, levando adiante os mesmos vícios dos seus antepassados que os tornaram tão decadentes e insípidos

Nenhum povo aprendeu com o desastre perpetrado pelas duas grandes guerras mundias impulsionadas pelo rápido avanço técnológico. As nações mais poderosas do planeta não só têm muito bem aprimorado os seus arsenais de destruição em massa, como têm perfeitamente contribuido para a sistemática destruição da biodiversidade do planeta através de uma tecnologia de ponta e, é claro, mediante o velho desprezo por toda e qualquer forma de vida que timidamente intenta viver sobre a face da terra.

Em tão pouco tempo, o homem conseguiu dizimar mais seres vivos (entre eles os de sua própria espécie) do que até mesmo a somatória de seres vivos e de vidas humanas de todas as outras eras que já existiram sobre a terra.

Dia após dia, ano após ano, século após século, a violência humana, a qual supera em quesito de truculência qualquer violéncia evidenciada na natureza, tem se tornado cada vez mais terrível e sofisticada, de modo que o diálogo humano fica restringido e negligenciado, sendo tratado como algo sem importância entre as habilidades do ser humano para a existência de uma boa convivência em sociedade.

Enquanto a ambição humana progride, enquanto a soberba cresce como praga nos corações, o amor, a sinceridade e a fraternidade se esvaziam dos mesmos, numa proporção inversa ao que deveria ser para haver uma restauraçâo completa da humanidade, a qual se mantém perdida no vício de uma queda frequente, descendo de tempos em tempos em níveis de profunda degradação moral, espiritual e intelectual.Só alguém muito anestesiado pelas ilusões de todos os dias, só alguém muito acomodado nos seus prazeres, para continuar vivendo como se tudo fosse maravilhoso e sem qualquer perigo! Só alguém nessas condições para se manter vivo sem qualquer angústia, consternação e até mesmo vergonha por tudo o que ele e sua espécie representa na face da terra!

A história humana não deveria ser vista como uma narrativa das conquistas humanas, mas antees uma narrativa dos fracassos de toda humanidade desde a queda do primeiro homem até os dias de hoje. Gabar-nos das realizações das ciências: que lástima para quem vive num mundo rodeado de pobreza, desmprego, fome, corrupção, hipocrisias às mais diversas e uma multiplicidade de fatos horripilantes que só servem para nos empalidecer e nos angustiar!

Se formos fazer um estudo da história da humanidade, perceberemos um panorama sombrio: aqui e ali se multiplicam os perigos e as vicissitudes às mais variadas. Além do mais, podemos notar explosões constantes de intrigas, violências, truculências, rapinas, oportunismos, subornos, motins, rebeliões, assassinatos, genocídios étnicos, carnificinas e milhões de mortes em massa, os quais deixaram profundos rastros de desolação por todas as partes. Exemplos como esses foram, por incrível que pareça, imprescindíveis para o fomento das grandes transformações na estrutura das sociedades espalhadas pelo mundo. A história em toda a sua crueza é um palco infernal que, embora objetive o progresso, acumula desastres em cima de desastres.Tal inferno que esteve sempre abarrotado na história das grandes civilizações, nos proporcionou o resultado de um triste legado: um verdadeiro amontoado de ruínas, o qual nos mostra claramente o malogro das façanhas humanas (com a sua prepotente confiança nas capacidades do homem de resolver todos os problemas) e dos maiores sonhos utópicos.

Alessandro Nogueira
Enviado por Alessandro Nogueira em 27/11/2019
Reeditado em 19/01/2020
Código do texto: T6805170
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.