Das Similitudes do Coração



O coração é uma harpa cujas cordas a vida ensina a tocar.

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.
Albert Einstein


Quero falar sobre quando a pessoa que mais a gente ama nos tenta devolver a coragem que perdemos e assustados começamos sem ela a voar. É um erro meus amigos, pois anjos voam é no olho do furação.
Havia um homem forte como Hulk, mas pensador como Heráclito, impávido como Tostão, mas carioca como Garrincha... ele pensava que a luta para ele havia acabado, pois cansado como o deus Atlas, carregava o mundo sobre as costas, cansado de ser puro sangue puxando carroças, quis sair de sortilégios e dormir o sono agora injusto dos neurolépticos, mas ele estava enganado, é a sina que ensina a simpatia, e nosso homem queria amar, se doar, e amar mais ainda, nisso ele era irremediavelmente incurável e que bom, pois no pouco período em que ele estava acordado, tinha muitos amigos, tinha ex-alunos, tinha a mulher amada, mas que estava em apuros, pois ele dormia muito, muito mesmo, pelo menos 16 horas por dia, e ela precisava de um homem, não de um bebê, ela tinha contas para pagar e não se dá para esperar, conta vencida é juros capitalista. Nosso homem odiava dormir, mas acordado ele queria mudar o mundo, na força, na bala, a tiros de canhão, mas Deus não deixava, sempre o derrubava como derrubou Belerofonte... e sem seu unicórnio dourado chamado razão, nosso herói caí ao chão, melhor lugar para refletir, e assim, até já foi trancado na prisão psiquiátrica, chamada paciência... a paz e a ciência curam quando o anelo é o amor. Então ele perdeu a autoconfiança, como Narciso ele tinha o costume narcótico de buscar o amor em qualquer olhar, mas ele buscava mesmo era a beleza psicótica de si mesmo... buscava isso como garantira de sua sanidade vista em tantas janelas de tantas almas, era 100% politicamente correto e portanto a perfeição era seu maior defeito e suas virtudes não tinham mais solução. E assim desaprendeu a viver seu mundo laboral, profissional, acadêmico, artístico, e obedecendo a Platão já se despedia da República possível até então, nossa cultura economicamente capitalista judaico-cristã-ocidental... Agora algo insólito aconteceu, pois ele não estava só... Deus gostava muito dele. E o Amor sempre pode acordar. Hulk tinha uma cientista que o amava sempre e o fez se ver no espelho. Espelho quebrado... Hulk tinha uma psicóloga que na verdade é um anjo e desta forma se fez dos cacos indumentária e decoração. Resultado: o poeta acordou, recobrou a coragem... tomou sua dose amarga de Saphris, arregaçou as mangas e foi trabalhar... a humildade só se sente sendo humilde. Da humanidade só se é parte sendo humano. E uma dose louca de coragem o fez brilhar por dentro, era ele mesmo o mesmo menino de sempre, aquele que a espaçonave deixou. Ele era louco ou loquaz? Para mim sinceramente tanto faz, pois se nada faz sentido há muita coisa a ser feita, não é mesmo Humberto Gessinger?

este texto faz parte do ensaio: "Frutos do Éden" disponibilizado gratuitamente aqui no Recanto...


Leonardo Daniel
10/08/2012