ÁGUA  GELO SOLIFICAÇÃO
CHUVA DE GRANIZO GELO FREZER RADIADORES


       Mas, há ainda um outro importante fenômeno, a saber, o fato de que o gelo tem maior volume que a correspondente quantidade de água. Já vimos que o gelo permanece à superfície da água e, assim, não afeta a vida dos animais aquáticos. Mas acresce outro fato, a respeito do qual poderíamos fazer uma bela experiência, se agora fosse inverno: se você encher um recipiente completamente com água, fechá-lo e deixá-lo ao relento durante uma noite de inverno, na manhã seguinte o encontrará partido em pedaços. A água transformou-se em gelo mas como este necessita um espaço maior que a água, expande-se com tal violência que partiria as mais sólidas paredes mesmo que fossem de aço.
Acontece nos nossos refrigeradores e nos "freezers", interrompeu Gugu.
– Exatamente. Se esquecermos lá dentro, por exemplo, uma garrafa de cerveja ou água mineral o líquido vai se solidificar e vai estourar a garrafa. É também neste fenômeno que se baseia a fragmentação natural das rochas. Se, por exemplo, ocorrer o congelamento da água nas finas frinchas de um rochedo, a força de dilatação dessa água acabará arrebentando o rochedo. Por algum tempo, o gelo ainda manterá, como uma espécie de argamassa, reunidos os vários fragmentos, mas, à medida que o gelo se derrete, os destroços do rochedo se soltam. Tudo bem?
– Tudo bem, respondeu Gugu.
– Por esse motivo – continuou o professor – nas altas montanhas as quedas de pedra ocorrem principalmente durante a primavera e, nas regiões de neve permanente, depois do levantar do sol.
– Agora sei, exclamou Gugu, por que no inverno devemos cuidar com mais cuidado dos radiadores dos automóveis. Já pensou a água se transformar em gelo dentro da serpentina dos radiadores?
– É violento, disse Fulgêncio: a água dentro dos tubos que passam por dentro do bloco do motor para resfriá-lo se congelaria e partiria o bloco dando um prejuízo incalculável para o proprietário do carro.
E não é somente isto! Houve casos em que o motor se rompeu em pedaços detonando tudo e ultrapassando o limite do capô. Nos países onde o inverno é intenso, os motoristas adicionam à água circulante, uma determinada substância que impede o congelamento, pois altera o ponto de solidificação.