Empatia como "a priori" sintético

Por: João Paulo da Silva Pereira

*Empatia 25/02/19*

Somos seres conscientes de nossa própria consciência (autoconsciência). Não existe uma autoconsciência do outro, somente consciência. Como homo sapiens pensamos na empatia e optamos por ser uma escolha puramente racional, ou com uma bagagem sentimental *ao transferimento de uma atitude conscientizada do outro ao campo consciente de suas vivências hipotéticas. *Somos seres que procuramos o ideal onde somente há o natural, somos animais fugindo de nossa animalise, somos animais idealizadores. Como somos seres racionais, e temos consciência de nossa própria consciência, apenas se torna possível escolher se vou sentir ou não empatia por uma pessoa. E o que dizer de pessoas que sentem facilmente empatia? É simples, isso nada mais é do que uma predisposição ética do indivíduo predisposto a sentir.

*Atualização 07/03/19*

Pessoas que tem dificuldade de se relacionar com os outros, ou seja, dificuldade empática, sendo essa pessoa saudável, isso significa que ela tem o seu lado racional mais desenvolvido, logo, ela usufrui quase que 100% do seu lado racional a todo instante. Essa pessoa tem a escolha de desenvolver o emocional, ou não, levando em conta que dependendo do tempo de sua consciência do fato até a escolha, ela terá seu lado racional bem mais desenvolvido.

Empatia: *A capacidade de transferimento de um determinado sentimento ou emoção, através de uma linguagem objetiva (escrita, fala) e/ou subjetiva (linguagem corporal), ao campo de vivências hipotéticas. Sendo uma leitura consciente, ela será um transferimento empático objetivo. Sendo inconsciente, ela será um transferindo empático subjetivo.*

O indivíduo que tem facilidade na "desindividuação'', é um indivíduo que inconscientemente faz uma leitura corporal do segundo individuo, levando assim a uma compreensão no campo inconsciente e o transferimento do sentimento gerado por essa compreensão inconsciente para o consciente. Tendo em vista que esse sentimento é subproduto de uma pessoa altamente emocional, ou seja: *Com uma inteligência emocional bem desenvolvida". Tendo em vista que a empatia é produto de uma decodificação de uma linguagem objetiva e/ou subjetiva, seguida de uma escolha inconsciente ou consciente através de uma congruência de ideias, logo, a empatia é uma "escolha" racional, logo, a empatia é um processo racional e não "sentimental".

*A empatia como função cognitiva do ser social*

A empatia nada mais é do que uma função cognitiva produto da seleção natural, somos seres sociais por necessidade de sobrevivência, e assim se fez necessário a empatia, um mecanismo de não julgamento sobre seres da mesma espécie, não levando-o mais em conta como inimigo e sim como amigo. Com isso juntamos forças e formarmos assim o "programa cerebral do sucesso." Hoje em dia a necessidade social se dar ainda como necessário, bem mais do que antes, assim como o ser inventivo. Antes de tudo somos seres vivos, orgânicos, por conta disso, livres, e seres interativos com a natureza; antes de sermos seres sociáveis, somos seres.

*Transferência consciente ou inconsciente através de uma congruência de ideias, ao campo de vivências hipotéticas*

Como se dar esse transferimento basicamente define como veremos o mundo.

*A compreensão de uma ideia se divide em dois modos, são estes:*

*O modo "emocional" (inconsciente) -> *Quando há uma transferência de uma ideia recebida ao campo individual de vivências hipotéticas, ou não (quando passamos por tal acontecimento e no caso é revivida), e é experienciada.

*O modo racional (consciente) -> *Quando há uma transferência de uma ideia recebida ao campo hipotético, onde há uma terceira pessoa ou objeto experienciador. É onde acontece a abstração.

*Conclusão

30/05/19*

A empatia é subproduto de uma decodificação objetiva e subjetiva, respectivamente, linguagem verbal e não verbal (linguagem corporal), com um transferimento consciente, ou inconsciente após uma congruência de ideias da informação ao nosso campo de vivências hipotéticas (quando já passamos por tal acontecimento ela é apenas revivida). Sendo uma leitura consciente, ela será um transferimento empático objetivo. Sendo inconsciente, ela será um transferimento empático subjetivo.* Gerando, assim, dois modos de compreensão, respectivamente, o modo racional e o "emocional", definindo basicamente como veremos o mundo.

A empatia no princípio era um mecanismo de interação entre seres da mesma espécie, uma função cognitiva necessária. Hoje em dia tanto quanto, assim como o ser inventivo.

Oaj Oluap
Enviado por Oaj Oluap em 15/06/2020
Reeditado em 13/03/2023
Código do texto: T6978011
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.