Encontrar o caminho das pedras

Estamos vivendo um momento em que trocamos experiência, vivência e conhecimento por potencial, habilidades, energia, disponibilidade, formação e principalmente teorias.

Encontramo-nos perdidos... em busca de objetivos obscuros, de soluções rápidas e urgentes, mas que, a cada passo nosso, ficam mais longe, tornam-se mais insustentáveis, escapam-nos entre os dedos, escorrem de nossas mãos sem que possamos apanhá-las.

Paramos diante de espelhos embaçados, com óculos que nos ofuscam a visão, em caminhos tortuosos nos quais a neblina embaralha a nossa vista e nos impede de caminhar seguros, com passos firmes.

Ouvimos, a cada instante, algo que nos desalenta, deixa-nos perplexos diante da nossa impotência... O ser humano todo poderoso, altivo e sábio se sucumbe diante de um “pequeno ser” que se alastra bem mais rápido de que ervas daninhas.

A globalização exigiu que tivéssemos qualificação e preparo técnico, ousadia e dinamismo. Mas, tudo isso não tem substância ou aplicabilidade ante o poder de “uma família de coroas” que se transforma... veste roupas novas... multiplica... e nos torna cada vez mais seres vulneráveis e impotentes...

Temos ciência de que não podemos ficar de braços cruzados, mas o que fazer se estamos algemados e amordaçados diante de algo tão poderoso quanto o “rei sol”?

Onde estávamos quando a deixamos entrar e destroçar as nossas vidas? O que fazíamos no momento? Qual foi a nossa distração, o nosso erro?

Precisamos buscar novos caminhos... Não nos falta coragem ou disposição, apenas não sabemos, ainda, caminhar sobre as águas e encontrar o caminho das pedras...

Nália Lacerda Viana