QUAL É A DIFERENÇA ENTRE SOCIALISMO E COMUNISMO?

(Por Leon Cardoso)

(Socialismo é uma alternativa ao capitalismo e comunismo é a anarquia do socialismo)

É bastante comum ouvir por aí muitas pessoas utilizando esses dois conceitos como sinônimos. Mas, após uma análise mais aprofundada podemos entender que há diferenças significativas, até mesmo rupturas e mudanças de paradigmas.

SOCIALISMO: é o sistema político e econômico que surgiu, sobretudo, após o movimento iluminista no século XVIII. Mas foi com Karl Marx e Friedrich Engels em meados do século XIX que esse sistema ganhou força e uma metodologia mais profunda. Defende o fim da propriedade privada em benefício de uma coletiva onde o estado centraliza a riqueza do país e a distribui para todos de acordo com a contribuição de cada pessoa.

COMUNISMO: é o sistema político e econômico surgido com as ideias de Marx e Engels através do “Manifesto Comunista” – estudo realizado pelos respectivos autores em 1848. Defende o fim da propriedade privada em benefício de uma coletividade onde não mais existe o estado, as riquezas do país devem ser de todos conforme suas necessidades individuais com o fim da ideia de classes sociais.

Onde estão as diferenças e por que esses estudiosos propuseram sistemas diferentes? Estão eles se contradizendo ou socialismo acaba sendo a mesma coisa que comunismo? Pode-se questionar os mais atentos dos leitores(as). Mas isso é fácil de ser compreendido. Para Marx e Engels o socialismo deveria anteceder o comunismo, isto é, antes da mudança para o comunismo já deverá ter sido estabelecido as bases sociais que proporcionariam a implantação desse novo sistema.

Nas próprias definições realizadas acima podem ser observadas algumas distinções relevantes: de um lado o socialismo defende a interferência do estado, o comunismo quer abolir essa interferência. É no socialismo que subsistem classes sociais, é no comunismo que a ideia de classe é abolida. É o primeiro que defende que as riquezas devem ser distribuídas conforme a contribuição individual de cada pessoa, é o segundo que diz que essas riquezas devem ser distribuídas de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

O socialismo é contra a propriedade privada, mas não contra a propriedade. Nele podem coexistir dois tipos de propriedades: a pessoal (casa, objetos industriais, entre outros) e a propriedade pública que inclui os meios de produção (a pessoa pode ter objetos industriais, mas não a liberdade de produção e comercialização desses objetos). O comunismo é radicalmente contra qualquer tipo de propriedade, tudo é de todos.

O socialismo é uma alternativa ao capitalismo, mas entende que essa mudança tem que ser gradual por meio de processos legais. O comunismo também é uma alternativa ao capitalismo, mas entende que essa mudança tem que ser por meio de revoluções violentas onde os trabalhadores se voltariam contra as classes média e alta.

Pois bem. Eis as principais diferenças entre socialismo e comunismo. O primeiro representa a ordem social de uma estrutura anticapitalista, o segundo se qualifica pela ruptura paradigmática com essa ordem. Assim, posso concluir dizendo que socialismo é uma alternativa ao capitalismo e comunismo é a anarquia do socialismo.

Leon Cardoso
Enviado por Leon Cardoso em 16/07/2020
Código do texto: T7007515
Classificação de conteúdo: seguro