Perspectiva humana x Perspectiva universal

Ao observar o sol nascendo entre as nuvens, recordei de um ensinamento que trata de que a perspectiva humana é relativa à condição humana e muito diferente da perspectiva universal.

Declarar que o Sol é menos potente que as nuvens ou que ele não me aquece pelo raio que deixo passar pelo buraco da fechadura da porta fechada de minha mente não é mais que a declaração de incompreensão e pequeneza minhas. Nesse sentido, o apoio de vários observadores pode ampliar a perspectiva e me mostrar o equívoco. Apesar de que quando esses observadores estiverem sujeitos ao mesmo local de observação, poderão igualmente equivocar-se. Ainda, o tempo, que consigo traz mudanças no estado das coisas pode levar embora as nuvens e também trazer outras. Aqui a paciência de formar um juízo maduro a partir de observações ao longo do tempo favorece. Já o conhecimento, fruto do amadurecimento da observação em movimentos mentais que culminam numa compreensão acertada, permite seu possuidor penetrar através das nuvens que nublam sua vista temporalmente, para ver que o sol tem duração e potencial imensamente maiores. O conhecimento permite que o ser permaneça firme e confiante, mesmo que a nuvem demore passar e é o que sustenta seguramente a perspectiva verdadeira das falsas profecias da ignorância, sempre ávida a emitir juízos prematuros e especular com o pouco observado e experimentado.

Voltando à perspectiva humana, tenho aprendido que o conhecimento pode elevá-la para que atinja um patamar mais de acordo com a perspectiva universal. É o homem que precisa mover-se para compreender o universo e não o universo que tem que se explicar para uma medíocre e insignificante condição do homem.

17/07/2020

Dwmrè
Enviado por Dwmrè em 17/07/2020
Código do texto: T7008271
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.