A boa ação

Assim como muitos jovens, meus filhos, na idade da pré-adolescência, participaram de um Grupo Escoteiro, o que foi muito bom, pois lhes trouxe algumas experiências.

Entre tantas coisas que aprenderam, priorizando sempre a subsistência, lembro que havia uma prática que me chamava muito atenção, e que hoje, diante das circunstâncias pelas quais estamos passando, voltou a minha memória.

Diariamente esses jovens precisavam praticar uma boa ação, o que geralmente era uma gentileza. Para que não esquecessem, colocavam um objeto no bolso direito, podendo ser uma moeda diferenciada, e que deveria ser passada para o bolso esquerdo tão logo fosse praticada a ação.

Algo simples, tanto o método quanto a ação. O que importava era o hábito.

Hoje, passados muitos anos, reconhecido a Deus por tantas coisas boas que já vivi, toda noite antes de dormir agradeço pela minha saúde, de meus familiares, e por cada dia de vida que me é presenteado. Aproveito também para refletir se fiz algo de útil nesse dia em beneficio de outras pessoas - se pratiquei alguma boa ação.

- E o que diz a minha consciência?

- O que fiz até agora ou posso fazer para melhorar a relação interna e externa de meu Ser?

“Melhor colocar uma moeda no bolso”.