Como você vê a vida?

Obs.: Um texto que pode ensinar alguma coisa muito boa sobre a vida.

Em um mesmo lugar, na mesma situação, duas pessoas têm percepções diferentes sobre a mesma coisa.

O que vou dizer sobre mim pode ser visto como exibicionismo ou tolice, mas também pode ajudar a refletir sobre a vida e ajudar alguma pessoa a melhorar alguma situação.

Estou usando aparelho ortodôntico e fazendo implante dentário. De tantas coisas na minha boca, no momento em que escrevo este texto, a minha língua está quase sem poder se movimentar. Eu poderia reclamar. No entanto, muitas pessoas, infelizmente, não podem fazer o mesmo tratamento, e, durante muitos anos, eu não tive condições de cuidar de mim. Agora, graças a Deus, eu posso. Portanto, devo agradecer. Além disso, a demora foi tão boa para mim, que somente em 2020, eu comecei a usar aparelho nos dentes. Por que bom?

Tudo tem seu tempo certo. No dia em que escrevo este texto, seria dia de aula presencial em São João dos Patos, mas, neste dia, eu não poderia explicar nenhum assunto, porque a minha língua não pode mesmo fazer um grande movimento para falar. Como estamos sem aula presencial, em virtude da pandemia da Covid-19, eu não fui à escola.

Obs.: Eu não estou dizendo que a pandemia e as mortes sejam coisas boas ou desejáveis, mas podemos fazer bom proveito do que não podemos modificar. Não podemos fazer com que o que já aconteceu não tenha acontecido. Mas podemos escolher como reagir diante do que acontece. Podemos aprender, crescer ou nos deixar vencer e regredir. A escolha é nossa. Ademais, eu aprendi muito durante todo o tempo em que não usei aparelho ortodôntico. Os meus dentes me ajudaram a conhecer os seres humanos.

Hoje, eu reconheço também que o fim de um noivado que eu tive foi muito bom, pois eu não teria aprendido o que aprendi se tivesse me casado, nem seria o homem que sou hoje, e ser eu é muito bom. Mas, se eu encontrar uma mulher que aceite ser amada por mim e me amar, será muito bom. Se eu não encontrar, também será muito bom. No entanto, eu não tenho nenhum arrependimento por ter noivado nem por ter terminado o noivado. Tudo foi obra do Criador. Eu não tenho dúvida. Não culpo ninguém, nem a mim mesmo, nem culpo o Criador. A vida é o que deve ser. Tudo foi muito bom! Tudo está muito bom! Tudo será muito bom! Poucas pessoas no mundo chegam a este nível de compreensão da vida e dos acontecimentos.

Algo muito importante também: eu não seria o homem que sou; eu não saberia o que sei; não seria tão feliz quanto sou, se eu não tivesse deixado de ser católico. O meu Criador me ama e me fez sair da Igreja Católica. Seria impossível eu conquistar a maturidade e a consciência que conquistei; é impossível conquistar a maturidade e a consciência que conquistarei sendo católico. É impossível que eu volte a ser católico, pois voltar a ser católico seria eu deixar de ser eu; seria deixar de ser feliz; seria deixar de evoluir; seria deixar de aprender. Eu repudio a Igreja Católica.

Eu me lembrei de uma história contada pelo filósofo, místico e iluminado Osho. Ele conta a história de "dois homens que se encontravam na mesma prisão. Era uma noite de lua cheia, e ambos estavam em pé junto da janela de sua cela escura. A lua cheia brilhava no céu, mas só um deles a contemplava. Como era a estação chuvosa, da janela também se podia ver muita lama e muito lodo; era tudo uma sujeira só, e ainda por cima bastante malcheirosa.

E lá estavam os dois homens: enquanto um deles contemplava a Lua, o outro ficava olhando apenas para a lama. Esse sujeito que só olhava para a sujeira, obviamente, sentia-se bastante infeliz. Já o homem que mirava a Lua estava radiante, resplandecente... seus olhos estavam cheios de beleza. Ele havia esquecido completamente que estava preso".

É claro que eu não estou comparando a minha situação com a de quem se encontra preso. Eu devo agradecer. Tudo o que é bom exige um pouco de trabalho ou muito trabalho. Agora, por exemplo, estou sentindo um pouco de dor de dente. A ortodontista me disse que eu sentiria. É normal. Mas já tenho o remédio para acabar com essa dor: indicação da ortodontista.

Para concluir, cito Osho novamente: "Uma consciência iluminada consegue fazer com que a própria morte seja uma coisa bela. E uma consciência não iluminada consegue fazer com que a própria vida seja uma coisa horrível".

Este texto foi produzido e escrito em Pastos Bons/MA, na tarde do dia 7 (sete) de outubro de 2020, por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 07/10/2020
Reeditado em 08/10/2020
Código do texto: T7081926
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.