Aos mestres não tão mestres assim

É possível ensinar com arrogância e prepotência? Eu digo, NÃO. Ensinar é doação.

Tem professor que é muito hilário, sem noção, para não dizer outra coisa. Você lê um texto para a aula, pensa num texto difícil, muito, mas muito difícil de ler e compreender. Chega o dia da aula (aula seminário), a leitura foi feita, o professor antes de começar diz que fará algumas considerações e pede que as perguntas sejam feitas ao final da explicação. Finalizada a explicação o ser pergunta: Alguma dúvida, gente? Há um silêncio na sala, como uma confirmação de que tudo foi entendido. De repente, alguém diz que o texto foi complicado de ler e que tinha muitas dúvidas sobre alguns conceitos, alguns alunos compartilham da opinião do colega sobre a dificuldade do texto. O professor então, pergunta: qual seria a sua dúvida? O aluno se atrapalha um pouco no que vai perguntar, mas no final a pergunta sai. O professor antes de dar uma resposta sobre o assunto em questão, parece querer dizer, mas isso é muito fácil, e logo diz: isso está muito claro lá no texto. E trata de responder algo superficialmente, não tem a dignidade de responder o que lhe foi perguntado, de ajudar, seria a palavra mais adequada, ajudar aquele aluno a compreender, a iluminar aquela mente. Deprimente!!!

E tem mais...

- Eu já sei, você não sabe! Estou aqui não para lhe ensinar, mas para lhe mostrar que você não sabe.

Quanto mais difícil o conteúdo mais egoísta é quem ensina? Não há solidariedade neste ato? Será assim até quando?

Conheci meia dúzia na educação superior, para não dizer mais, de docentes que apresentaram uma postura negativa frente aos seus alunos. - Não podemos ensinar vocês a pensar? Diziam sem culpa. Então deixem apenas os livros e que os estudantes “pensem” por conta própria. Mas não, é preciso tortura-los, pedir algo sem explicação previa e dar ao estudante a tarefa: descubra por si mesmo. A postura relatada não é diferente na educação básica, talvez muito pior, os alunos são rotulados: os que não aprende, os difíceis de ensinar. E essa educação universal, Educação para todos, é o que? Não é nada.

Alguemqueescreve
Enviado por Alguemqueescreve em 09/10/2020
Reeditado em 10/10/2020
Código do texto: T7083573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.