Ensaio sobre a felicidade

Um dos propósitos da vida é superarmos a nossa tendência ao lamento, que é o lugar comum. Ser feliz, ou seja, estar vivo e em pleno gozo da existência, requer esforço e coragem.

Isso não quer dizer que na vida não haverá sofrimento e tristeza, estradas tortuosas que nos conduzem sempre a destinos desagradáveis e incertos. Obstáculos existem para serem suplantados. Lamentar é apenas uma opção.

Não sucumbir à tentação de querer permanecer em tais experiências é um caminho possível. Quem não nega o sofrimento, vislumbra a possibilidade de superá-lo.

Almejar a felicidade sem passar pelo crivo da dor é improvável, visto que é na ausência que surge a necessidade. Aquilo que não faz falta, não produz o desejo de ser conquistado.

Aceitar a vida como ela se apresenta, sem idealizá-la, é uma das chaves para o discernimento.

Ser feliz, para aquele que adotou o lamento como meio de vida, pode soar como heresia. Todo cuidado é pouco. Armadilhas são várias e caminhos honestos são raros.

Aceitar a vida como ela é, sem desejos ou qualquer expectativa, é a possibilidade para que a Paz se instale no coração, assim nos ensinaram todos os mestres de todas as épocas.