MÃES NARCISISTAS - Parte IV – AS TÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DA MÃE NARCISISTA



   O seio familiar é nossa primeira experiência no mundo e a figura materna é central na construção de nossa autoimagem, autoestima e principalmente de nossa personalidade. É por isso que precisamos falar sobre narcisismo materno. Neste ensaio, já tratamos na Parte I sobre a necessidade de falarmos sobre o assunto. Na Parte II, tratamos sobre a construção da personalidade e sobre o transtorno de personalidade narcisista. Na Parte III, demos início ao tema propriamente dito. Como é uma Mãe Narcisista e quais suas fantasias. Nesta seção falaremos sobre a Mãe Narcisista e suas táticas de manipulação.


AS TÁTICAS DE MANIPULAÇÃO: “EU SÓ QUERIA SER VALORIZADA”

   Todo Narcisista é um manipulador. Uma vez que o reconhecimento que ele deseja ter de todos não é espontâneo nem a Realidade corresponde a sua Fantasia, o Narcisista precisa impor às pessoas sua vontade, ora pela autoridade, quando a tem, ora pela manipulação em situações em que não possui o controle, o que é mais comum. Para com os filhos, a Mãe Narcisista usará tanto da autoridade como da manipulação, fazendo chantagens emocionais e jogos mentais para confundir os filhos e convencê-los a fazer o que ela quer. Algumas frases comuns incluem: “Larguei a minha carreira por sua causa e você não me valoriza”, “Fiz tudo por você e é assim que você agradece?”, “É tão bom quando uma mãe tem um filho que reconhece tudo que ela fez, não é mesmo?”. A relação com os filhos fica prejudicada porque o filho sabe que sempre está sendo manipulado pela mãe para no fim ceder a suas vontades.
   São várias as táticas de manipulação da Mãe Narcisista. Vejamos as mais comuns.


A TÁTICA DO DRAMA: “MI-MI-MI...”

   Mães Narcisistas são especialistas em fazer drama como tática manipulação. Suas reações são sempre teatrais, dramáticas, exageradas, porque sua Fantasia nada mais é do que um papel teatral no mundo Real. Quando não conseguem o que querem ou quando querem simplesmente chamar atenção, ou veem o filho crescer e querer mais independência e liberdade, se utilizam de chiliques melodramáticos, fazendo-se de vítimas de uma conspiração. É como na letra do desenho da Rapunzel: “Eu te dei banho, te troquei, dei carinho, vamos, me abandone, eu mereço, deixe que eu morra aqui em paz”. E quem a critica ou não faz o jogo dela, torna-se o vilão. É comum frases como: “Ninguém me entende”, “Ninguém me respeita nessa casa”, “Eu sou a vítima aqui”, “Eu sempre faço tudo pelos outros, mas ninguém me reconhece”, “Ninguém me valoriza nessa casa, nessa família, nesse mundo...”, “Então é assim que você me reconhece, depois de tudo o que eu fiz por você?”, “Eu me sacrifico por todos vocês e quando a gente espera ser reconhecida...”, “Eu queria tanto que alguém me agradecesse por tudo que fiz...”.
     Esta tática tem um forte teor erótico, e quando é feita de uma Mãe Narcisista para os filhos, gera neles uma confusão de se sentirem responsáveis por atender as demandas afetivas da mãe, a salvar a mãe de sua infelicidade, a viverem em função de estarem sempre consolando a mãe. Como a Mãe Narcisista não se sente amada pelo marido como ela acha que deveria, os filhos se tornam o alvo da obrigação de amá-la em compensação, e ela deixa isso bem claro, com frases como: “Seu pai não me ama, eu queria tanto ser amada”, “Tudo o que eu queria era ser valorizada”, “Seu pai não conversa mais comigo, não me dá mais carinho”. Os filhos sofrem a pressão e a responsabilidade de cuidar da mãe, de fazer a mãe feliz, de substituir o pai no amor que a mãe deve receber. Esse sentimento bizarro causa vários traumas no filho, como é de se esperar.
   Mas apesar de sedutora, a tática do Drama acaba sendo manjada e previsível conforme os filhos crescem, por isso essa tática permanece em todas as outras táticas mais como um tempero, um estilo de se expressar.


A TÁTICA DA MENTIRA: “NÃO ME DESMINTA!”

   Todo Narcisista odeia a verdade, deparar-se com a verdade, ouvir a verdade, pois a verdade contraria seu mundinho de Fantasia. Só por morar em um castelo de cartas de seu reino da Fantasia, todo Narcisista já vive em um mundo de mentira. E, por conta disso, é um mentiroso também. A Mãe Narcisista faz uso de mentiras, exageros e meias-verdades, tanto para vangloriar-se e aumentar seus feitos e seu valor no mundo, mas também para confundir ou constranger os filhos. Mães Narcisistas são dissimuladas, sonsas e cínicas. Quando um filho reclama de algo errado que a mãe tenha feito ou testemunha uma mentira que ela tenha contado, a Mãe Narcisista reage levando-o a crer que ele se enganou, ou imaginou, ou até mesmo que está louco: “Eu não fiz nada disso que você falou”, “Você deve estar enganado, deve ter imaginado coisas, eu nunca disse isso”, “Eu, hein?! Isso nunca aconteceu, você deve ter inventado ou sonhado com isso!”, “Eu disse isso? Quando? Jamais!”, “Você deve estar maluco, isso nunca aconteceu!”, ou ainda, sabendo que sua mentira foi flagrante, ela irá impor aos filhos a regra: “Não me desminta!”, “Não me contrarie!”, “Não se meta!”.
   Assim, o filho de Mãe Narcisista sabe que nunca poderá confiar nela, pois quaisquer acontecimentos que ela relatar, principalmente relativos ao próprio filho, serão distorcidos, exagerados, inventados. Conviver com uma mãe Narcisista é saber que ela nunca diz toda a verdade e que tudo que eles fizerem será contado a seguir para os outros de maneira distorcida e mentirosa, ora para que ela se orgulhe ora para que ela diminua o filho.


A TÁTICA DA CULPA: “COMO OUSA FAZER ISSO COM SUA MÃE?”

   A culpa é um dos sentimentos mais fortes que o manipulador deseja impregnar na pessoa manipulada, pois, se o objeto de manipulação não atende a seus caprichos, o Narcisista irá puni-lo pelo que ele entende como ofensa. Narcisistas são pessoas extremamente chantagistas e vingativas e desejam imputar nas pessoas que não entraram em sua Fantasia o sentimento de culpa por não os terem adorado. Frases comuns são: “Você vai me deixar aqui sozinha para sair sem mim?”, “É isso mesmo que você pensa de mim?”, “Você está dizendo isso só para me atacar”, “Como você se atreve a falar assim com sua mãe?”, “Você vai mesmo magoar a sua mãe?”, “Poxa, a gente cria os filhos, se sacrifica, e é assim que eles retribuem...”. São frases que misturam drama com birra.
   Além de frases, a Mãe Narcisista irá se utilizar de mensagens silenciosas. Um olhar reprovador, uma torcida de boca, com a certeza de que o filho entendeu o recado e, caso a contrarie, ele que arque com as consequências. Outra mensagem silenciosa é a chantagem do silêncio propriamente dito. Ficará dias sem falar com o filho para que ela se sinta culpado por não ter atendido a sua Fantasia e magoado os pobres sentimentos da mãe e acabe cedendo às vontades dela.


A TÁTICA DA DÍVIDA: “VOCÊ ME DEVE E MUITO!”

   O sentimento de culpa também virá com a tática da Dívida. A Mãe Narcisista está sempre contando a todos quanta despesa o filho dá para ela, quanto sacrifícios e favores ela fez, de modo que o filho se sinta sempre em dívida para com ela: “Sabe quanto custou essa roupa?”, “Tem ideia de quanto já gastei com você até hoje na escola?”, “Imagina se eu cobrasse de volta toda fralda, comida e remédio que gastei com você!”. Mesmo na vida adulta, quando for visitar o filho ou pagar-lhe um jantar ou dar-lhe um presente, ela dirá coisas do tipo: “Sabe quanto eu gastei vindo até aqui te visitar?”, “Olha aqui a conta de quanto custou essa refeição que você comeu”, “Este presente me custou muito dinheiro”. Uma Mãe Narcisista não presenteia de graça, o preço é uma dívida de lealdade a ela, de obediência, de silêncio, e, principalmente, de culpa por nunca conseguir retribuir o suficiente para ela.
   Outra tática da Dívida é a ideia de que tudo o quanto os filhos fizerem e que não for a vontade da mãe ou que não atenda a suas carências afetivas é ingratidão, seja querer ser mais independente ou posicionar-se contra uma atitude errada da mãe ou não dar a atenção exagerada que ela deseja ter. Ao sentir sua Fantasia ameaçada, ela usará frases claras como: “Você é um ingrato”, “Eu fiz tudo por você, te carreguei no útero, te amamentei, troquei suas fraldas, sacrifiquei minha vida por você e você nem me agradece”.
   Para uma Mãe Narcisista, quanto mais independente dela o filho for, menos dívida terá com ela, portanto, mais ingrato ele será.


A TÁTICA DA PRAGA: “AZAR O SEU!”

   A Mãe Narcisista aproveita-se de sua posição de autoridade para intimidar e castigar os filhos não só com o sentimento de culpa, mas chegará a ameaças reais, mais do que só uma torcida contrária, ela se sente a própria ira divina: “Se você não fizer isso, então eu vou...”, “Obedeça, senão...”, “Se é assim que vai ser então eu não sou mais sua mãe, você não é mais meu filho”, “Depois não venha dizer que não avisei”, “Se não fizer o que eu quero, então se vira sozinho! Sinto muito! Azar o seu! Depois não venha implorar por minha ajuda, pedir desculpas...”.
   Uma variante da ira divina para o tempo presente do filho no estilo “Azar o seu!” é a ira divina rogada para o futuro do filho no estilo “Tomara que...!”. Como todo Narcisista vive em um mundo espelhado, ele gosta de pagar na mesma moeda a ofensa que sentiu ter sofrido. Quando um filho contraria uma Mãe Narcisista, isso é tido como uma blasfêmia, e blasfêmias devem ser punidas com pragas na mesma proporção da ofensa. Quando uma Mãe Narcisista é criticada ou contrariada pelo filho, ela desejará que ele seja punido pela ofensa rogando-lhe pragas futuras: “Não vai levar o guarda-chuva? Então tomara que chova!”, “Não vai fazer o que eu mandei? Tomara que você se arrependa”, “Tomara que você se engane”, “Tomara que dê tudo errado”, “Tomara que quando você tiver um filho ele brigue com você também e fale para você as mesmas coisas horríveis que você fala para mim, ou, quem sabe, até fale coisas piores!”, “Tomara que você sofra o mesmo que eu sofro com você!”.


A TÁTICA DA RETALIAÇÃO: “EU DOU O TROCO E COM JUROS”

   Ao mesmo tempo em que a Mãe Narcisista ameaça com pragas para que os filhos façam o que ela quer ou sejam intimidados a se arrepender de a terem contrariado, ela se utilizará também de retaliações reais como punição sempre que sentir que seu orgulho está ameaçado ou foi ferido, seja porque o filho a criticou, ou não lhe deu a atenção que ela exigia, ou a contrariou de alguma forma. Narcisistas são extremamente vingativos e insidiosos, e uma vez com birra, sempre com birra. Como se sentiu injustiçada pela ousadia de ter sido afrontada, o que é típico de todo Narcisista, a Mãe Narcisista executará seu castigo de forma espelhada para que o castigado se sinta injustiçado também. Ela pode chegar até mesmo a tirar algo dos filhos para tentar forçar que se submetam a sua vontade, como tirar-lhes um brinquedo, proibir alguma atividade que eles gostem, ou retirar algum benefício como mesada ou alguma outra ajuda financeira, retirar algo que ela deu antes, e desfazer combinados, tudo como forma de retaliação. Se o Narcisista se sentir ofendido ou contrariado, ele terá que dar o troco e com juros. Sempre vendo o mundo como por um espelho distorcido, o objetivo da retaliação narcisista é ver a pessoa sofrer mais do que ele sentiu que sofreu.
   Uma variante da retaliação é a tática do abandono, em que ela se utilizará do silêncio, desta vez não como forma de chamar a atenção, mas de punir o filho rebelde. Mais comum no filho com idade adulta, como ela se sentiu abandonada, terá que pagar espelhado na mesma moeda abandonando-o também: “Eu morri para o meu filho”, “Eu não tenho mais filho”. Na Fantasia infantil do Narcisista, a tática do abandono é como o jogo infantil de fingir que a outra pessoa não existe. Não seria por menos, se o Narcisista se julga o deus de seu mundinho, fingir que alguma pessoa não existe na vida dela traz a ela dois benefícios: a satisfação de puni-la com o extermínio simbólico e ainda evita que a pessoa que ousou se rebelar contra ela continue mostrando-lhe a Realidade. Em situações mais graves, a retaliação do abandono simbólico pode chegar ao ponto real de tentar retirar alguma ajuda financeira que o filho receba ou desfazer algum combinado, afinal, para ela: “Já que eu não existo para meu filho, quem não existe não ajuda mais”.


A TÁTICA DA INTRIGA: “MAS EU NÃO FIZ NADA”

   Todo Narcisista adora provocar um barraco, colocar lenha na fogueira e assistir de camarote o circo pegar fogo. Eles se satisfazem com isso. A Mãe Narcisista é belicosa, revanchista, dissimulada, irônica, provocadora, sarcástica e insidiosa, sente prazer em transferir para os outros a confusão mental que ela sente dentro de si e da disputa por atenção que sentia dentro de si perante os demais irmãos.
   Quando ela quiser ser insidiosa e dissimulada, usará termos como: “Então, né...”, “Pois é...”, “É isso aí”, “Quem sabe...?”, “Só perguntei por perguntar”, “Só estou querendo ajudar”, “Não falei nada demais, só disse verdades”, “Se a carapuça serviu...”. A dissimulação envolverá indiretas, alfinetadas, deboches, sarcasmo, ironias, perguntas capciosas e comentários provocativos para incitar a discussão e tirar a pessoa do sério e, depois da discussão, ela dizer: “Mas eu não fiz nada”.
   A Mãe Narcisista, além de provocar confrontos com o filho, irá incitar a apoiar que seus filhos briguem entre si e castiguem uns aos outros, em uma disputa pela atenção da mãe, assim como ela sentiu que sofreu na infância. Ora favorecendo um filho em detrimento de outro para provocar ciúmes e discussão, ora fazendo fofocas de um filho para os demais a fim de diminuir o outro, a Mãe Narcisista deseja que, com a intriga, os filhos sejam punidos e sofram como ela sofreu. Além disso, com as intrigas que ela incita e apoia, ela fica sabendo qual filho é o bajulador que a defenderá e a consolará, suprindo suas carências infantis por atenção. Além disso, por meio da intriga, o ofendido é diminuído e rebaixado, e assim, só assim, ela pode sentir o prazer de se sentir acima dele.


A TÁTICA DA ESPIONAGEM: “QUERO SABER DE TODOS OS SEUS SEGREDOS”

   Desconfiada, insegura, conspiracionista, e em não poucos casos persecutória e paranoica, a tática da Espionagem, parte da tática da Intriga, dá à Mãe Narcisista a lenha para sua fogueira de boatos, fofocas e mentiras. Como ela se julga onipresente e onisciente, mas não é, ela irá vasculhar a vida, o espaço, as gavetas, os objetos pessoais, as redes sociais, os e-mails do filho para saber tudo o que precisa para controlá-lo. É comum que elas leiam cartas dos filhos, seus diários, suas mensagens de celular. É comum que elas tentem descobrir a senha de suas contas de e-mail ou que perguntem a alguém para invadir suas mensagens pessoais e descobrir o que há nelas que ela possa usar.
   Mães Narcisistas são extremamente inseguras, desconfiadas e invasivas, portanto invadirão o espaço que for preciso para saber tudo o quanto elas julgam ser preciso saber para sentirem-se no controle da vida dos filhos. Mas como sozinha ela não consegue obter informações suficientes, ela precisa de capangas que espionem a vida dos filhos e lhes digam o que descobriram. Nesta rede sorrateira de espionagem, a Mãe Narcisista se utiliza do marido, da nora, da avó, de quem for preciso, e, principalmente, dos próprios filhos para espionarem uns aos outros e tirarem aquela informação útil que ela guardará até mesmo durante anos somente para usar estrategicamente contra eles em uma discussão ou quando for afrontada no futuro, como se cada informação, seja ela verdadeira ou não, fosse armazenada em um frasco, rotulada e ficasse guardada na sua prateleira de venenos para ser aberta na hora certa.


A TÁTICA DA DEPENDÊNCIA: “MEUS FILHOS SÃO ETERNAS CRIANÇAS PARA MIM”

   Uma das táticas mais comuns e visíveis, e também uma das mais cruéis e prejudiciais de todas, a Mãe Narcisista não deseja a independência dos filhos. Ela os quer dependentes para sempre debaixo de suas asas. Para ela, deixar os filhos crescerem independentes e bem-sucedidos é uma afronta a sua soberania. Ela inveja e deprecia os filhos independentes porque eles têm a vida livre e Real que ela não tem, são uma prova Real de que não precisam de sua majestade, de seu manto sagrado, de sua bênção divina, e, portanto, a afrontaram e a renegaram. Para uma Mãe Narcisista, um filho independente é um filho ingrato que abandonou a mãe. Como ousam crescer e não precisar mais dela? Como ousam se tornar adultos e sair de casa? Como ousam ter um pensamento próprio? Ela pensa: “Como ousam ter a vida que eles quiseram ter sem ter a vida dependente de mim que eu quis para eles?”.
   Por isso, ela não educa os filhos para uma vida autônoma e preparada para o mundo. Mães Narcisistas são superprotetoras, mas não pela segurança do filho e sim pela sua própria segurança de que eles não terão uma vida própria. Ela enxerga os filhos como crianças que nunca irão crescer, e mesmo quando adultos ela dirá: “Meus filhos são eternas crianças para mim”. A vida de um filho de Mãe Narcisista deve ser voltada para atender a mãe, deve viver em função dela. Assim, a tática da Dependência visa sabotar a autonomia e a autoestima dos filhos, tornando-os inseguros, temerosos, desconfiados, inferiorizados, despreparados para o mundo, sem a coragem de enfrentar desafios com resiliência e determinação. É comum a Mãe Narcisista dizer: “Filho, eu sei que você nunca irá me abandonar”, “Prometa que você nunca vai me deixar sozinha”, “Que bom que você está doente, porque assim eu posso cuidar de você”, “Como você decidiu isso sem pedir minha opinião?”, “Você não pode sair, o mundo lá fora é perigoso”, “Sabia da criança que saiu para brincar com os amigos e morreu naquele acidente horrível?”, “Eu só proíbo e castigo você porque amo você, queria que eu fosse igual às mães que abandonam seus filhos?”, “Toda mãe só quer o melhor para os filhos”, “Toda mãe só quer proteger os filhos”. Com isso, é comum que os filhos de Mãe Narcisista, aprisionados, enjaulados e programados a não se tornar independentes, cheguem à vida adulta ansiosos, desconfiados, com medo de intimidade, despreparados para o mundo e não consigam conquistar sua autonomia, e, quando a conseguem, será a custo de muitos conflitos com a mãe, pois ela sempre desejará internamente que tudo de errado aconteça para que o filho volte a ser dependente dela pelo resto de suas vidas. Ter uma Mãe Narcisista é como jogar com uma torcida contrária na arquibancada.


A TÁTICA DA DEPRECIAÇÃO: “VOCÊ NÃO É NADA”

   Essa prática é mais comum para com filhas meninas do que para com filhos meninos, mas, sem sombra de dúvidas, é uma das táticas mais cruéis de todo Narcisista.
   Como visto, todo Narcisista enxerga o mundo através de um espelho distorcido. Para toda pessoa que ele vê no mundo, ele não enxerga a pessoa real, ele enxerga um reflexo distorcido de si mesmo. Sendo assim, ele precisa vaidosamente se engrandecer constantemente para compensar sua imagem Real negativa, ele precisa diminuir os outros para se sentir grande, ele precisa desmerecer os outros para se sentir merecido, ele precisa subestimar os outros para se sentir estimado, ele precisa rebaixar os outros para se sentir acima deles, ele precisa desejar que os outros fracassem para que ele se sinta tendo sucesso, ele deseja que os outros sejam infelizes para que ele seja assim o mais feliz.
   Mas quando isso é direcionado a crianças, o efeito é muito mais doloroso e traumático, e não poucas vezes devastador. Crianças são indefesas e estão construindo sua autoestima, sua autoimagem e sua personalidade. Um filho ser depreciado nessa idade, ainda mais pela própria mãe que deveria encorajá-lo, guiá-lo e apoiá-lo, é uma dor das mais difíceis de se lidar.
   Mães Narcisistas depreciam tudo do filho: suas atividades e programas favoritos, seus amigos, seu modo de se expressar, suas conquistas, chegando ao ponto de depreciar os sentimentos e angústias do filho e até mesmo sua aparência física e sua identidade.
   Há casos de depreciação extremos em que a Mãe Narcisista chega a olhar o filho com alguma dificuldade, mas não o ajuda, só para vê-lo sofrer ou chorar. Em casos extremos, demorar para atender alguma necessidade, como deixar o filho, ainda bebê, chorando sozinho no berço por horas com a justificativa de que o bebê precisa aprender a deixar de ser manhoso desde o nascimento ou demorar para trocar uma fralda suja de fezes, deixando-o desconfortável.
   Outras situações de depreciação envolvem debochar e rir, até mesmo gargalhar, da cara do filho principalmente quando ele está mais vulnerável, envergonhado por ter feito algo errado ou sensível por estar com medo: “Olha só o que você fez”, “Está com medo de quê? Pare de frescura!”, “Está agindo assim só pra chamar minha atenção ou me irritar!”, “Você não está sentindo isso. Isso é manha!”, “Problema seu!”, “Está maluco, é?”, “Vai começar tudo de novo”. O filho se sente sem apoio quando mais precisa. Há casos extremos em que o filho chega a sofrer castigos físicos como forma de coibir que ele manifeste seus sentimentos novamente. Assim, o filho cresce sem aprender a como superar seus medos e tristezas e, principalmente, sente dificuldades de se expressar e de confiar nas pessoas, principalmente na própria mãe.
   Por ser uma das práticas mais dolorosas, senão a mais dolorosa e abusiva de todas, e que mais causam feridas emocionais na vida dos filhos, citaremos apenas algumas frases típicas que Mães Narcisistas usam para depreciar propositadamente a aparência e a identidade dos seus filhos: “Você está gorda!”, “Você nem é bonita”, “Esse cabelo horrível...”, “Tá parecendo uma puta”, “Você é louco! Vá se tratar”, “Só podia ter sido o atrapalhado mesmo”, “Até parece que você consegue”, “Isso que você acha que fez de bom qualquer um faz também!”, “Quem iria gostar de você?”, “Tudo isso é culpa sua”, “Quem você pensa que é?”, “Nem parece meu filho”, “Deixa pra lá, nem adianta falar com você”, “Você não tem que querer nada, não”, “Contar com você e não contar com nada é a mesma coisa!”, “Você não faz nada direito”, “Por que você não é como seu irmão?”, “Você é muito ingrato”, “Você não é nada!”, “Você não passa de um...” chegando até a apelidos maldosos e xingamentos.
   O objetivo da depreciação é tornar os filhos diminuídos, dependentes, intimidados psicologicamente para não se rebelaram, e, finalmente, reduzi-los a um espelho destorcido e estilhaçado, até reduzi-los a nada.
   Todas essas táticas de manipulação causam muitos danos psicológicos aos filhos. Mas o que acontece com os filhos de Mães Narcisistas, afinal? Todos são tratados da mesma forma? Que papel a Mãe Narcisista dá a cada filho?     É o que veremos na seção seguinte.

   Este ensaio foi dividido em seis seções.
   Na Parte I, falamos sobre a necessidade de se discutir sobre o narcisismo materno.
   Na Parte II, falamos sobre a construção da personalidade, os conflitos com a realidade e o transtorno de personalidade narcisista.
   Na Parte III, falamos sobre a Mãe Narcisista e suas fantasias.
   Na Parte IV, falamos sobre a Mãe Narcisista e suas táticas de manipulação.
   Na Parte V, falaremos sobre como a Mãe Narcisista atribui a seus filhos papeis diferentes.
   E na Parte VI, falaremos sobre algumas vias de convívio com a Mãe Narcisista.
   Este é um assunto muito sério. O seio familiar é nossa primeira experiência no mundo. É no seio familiar que aprendemos valores, construímos nosso caráter, mas, principalmente, construímos nossa autoestima, nossa autoimagem e nossa personalidade que nos acompanhará pelo resto da vida em nossa relação com o próprio ser em si e em nossas relações sociais. Conhecermos a nós mesmos e sobre a construção de nossa personalidade, conhecer sobre a imagem que nossos pais fizeram de nós quando éramos indefesos e como isso afetou nossas vidas, reconhecer os abusos sofridos e compreendê-los, conhecer a própria força e o próprio valor para sermos pessoas melhores a cada dia, mais maduras, sábias e plenas é o verdadeiro sentido da vida.


PARA MAIORES INFORMAÇÕES

   Por ser um ensaio, esta reflexão sobre narcisismo materno não tem a menor pretensão de fazer acusações levianas sobre o papel da mulher, da mãe ou apontar qual mãe é ou não narcisista, nem a menor pretensão de ser um estudo clínico ou psicanalítico. Ao contrário, a presente reflexão traz tão somente uma mera introdução informal ao tema com a finalidade de suscitar seu aprofundamento a quem tiver interesse.
   Portanto, para maiores informações e maior aprofundamento ao tema, ao fim de cada seção deixamos links de sites e canais de vídeo para enriquecer seu conhecimento sobre o assunto sob o olhar profissional de especialistas e doutores. Boa pesquisa!

Portal “Manuais MSD”
[Clique AQUI]
 
E-book “Prisioneiras do Espelho: Um guia de liberdade pessoal para filhas de mães narcisistas”, de Michele Engelke
[Clique AQUI]
 
Vídeo “Carta ao Narcisista”
[Clique AQUI]
 
Blog “Filhas de Mães Narcisistas”
[Clique AQUI]
 
Blog “Verdade dita”
[Clique AQUI]
 
Site “Psicologias do Brasil”
[Clique AQUI]]
 
Canal “Como superar Mães Narcisistas”
[Clique AQUI]
 
Canal “Dra Cássia Rodrigues”
[Clique AQUI]
 
Canal “Saúde Consciente”
[Clique AQUI]
 
Canal “Sabedoria Emocional”
[Clique AQUI]
 
Canal “Papo com Anahy D'Amico”
[Clique AQUI]
 
Canal “Sobre a Vida”
[Clique AQUI]
 
Canal “Taryana Rocha”
[Clique AQUI]