O risco de voltar atrás

O que é mais difícil para o  indivíduo se libertar do sistema religioso é porque as suas crenças criam um bloqueio  de medos e punições   que o impede  de se libertar.  Muitos são aqueles  que se  declararam ateus,  mas no fundo  continuam acreditando no sobrenatural. São pessoas  que  acreditam que serão  castigadas por terem se afastado da igreja e dos seus ensinamentos.  É por isso que nós vemos muitas pessoas dizendo que eram ateus e depois voltaram para a igreja e agora viraram " ex ateus".  De fato,  o indivíduo que é ateu de verdade  jamais retorna para o sistema religioso. O que pode acontecer na minha opinião é que essas pessoas  apenas passaram por  uma fase de questionamentos, mas de fato nunca conseguiram se libertar porque enquanto o subconsciente tentava libertá-las, a mente já estava cauterizada pelo fanatismo religioso.  É por isso que muitos voltaram para o sistema religioso numa espécie de recaída.  Enquanto a pessoa permanecer presa nesse labirinto de ilusões ela não conseguirá ter  discernimento da realidade e ela continuará  vivendo no seu mundo paralelo. 

Um caso que me chamou bastante a atenção são os depoimentos do psiquiatra, psicólogo e escritor Augusto Cury. Hoje o mesmo se declara cristão,  mas que segundo ele já foi mais ateu do que Nietzsche,  Freud e  Marx. Ora, uma afirmação dessa é algo que produz um grande impacto para o público. Vender obras com intuito de atrair pessoas para as igrejas num país predominantemente cristão, com certeza pode ser bastante lucrativo.  Ou seja, não seria essa uma jogada de marketing?  É muito fácil alguém publicar um livro dizendo que foi ateu, todavia como comprovar a veracidade dos fatos?

Por acaso, o Senhor Augusto Cury já foi um ateu militante ou escreveu algum livro defendendo o seu posicionamento ateísta lá no passado?

Evidentemente para um grande intelectual como ele, os seus discursos se tornam convincentes para aquele público a quem pretende atingir. Os cristãos no caso.  Já dizia Einstein: " A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao seu tamanho original ".  É impossível alguém ateu se tornar cristão. Ainda que a pessoa volte a assumir um pensamento teista que acredita na possibilidade da existência de alguma divindade não necessariamente do Deus cristão, seria algo até compreensível, todavia   assumir uma crença em um deus de uma religião específica é algo irracional. 

Se a característica do ateísmo é o ceticismo em relação à todas às religiões, não existem argumentos convincentes de que o cristianismo é a religião  verdadeira se é que existe religião verdadeira. Cada um de nós defendemos aquilo que acreditamos. Se hoje o ateísmo busca a verdade é porque sabemos que até o momento nenhuma religião nos ofereceu essa verdade, pois somente através de evidências científicas é que poderemos defender o conhecimento da existência de um ser supremo, de um deus ou de deuses seja de qual religião for.

Desde os tempos mais remotos o ser humano parece ter mesmo uma necessidade enorme em acreditar em divindades porque se por um lado existem esses grupos de pessoas se declarando como "ex ateus", alguns apenas com intuito de aparecer, é comum também  observarmos principalmente nas redes sociais, grupos que se auto denominam como  desigrejados que são aqueles que não pertencem mais a nenhuma denominação religiosa, mas precisam ainda de uma moleta para continuar de pé. Já não concordam mais com algumas doutrinas do sistema religioso. Romperam  com as tradições e com os ensinamentos da igreja. Precisam agora acreditar que o nome correto de Jesus é Yeshua( nome em hebraico do suposto  messias), acreditar por exemplo que a terra é plana como os terraplanistas ou ainda difundir teorias conspiracionistas sobre Nova Ordem Mundial. Enfim, todas essas ideologias que têm por propósito manter essas pessoas alienadas e o pior difundido essa alienação às outras pessoas.

Seja qual for o tipo de ideologia que esses grupos  defendam, o denominador comum  é o mesmo, ou seja elas  permanecem presas na mesma mentira que é  acreditar num Deus que é fruto da sua própria  imaginação.  Parece que viver acreditando na mentira é mais confortante do que buscar a verdade e se libertar de todos os medos. Esse é o preço que se paga em se tornar ateu e abraçar de vez o ceticismo. Aceitar a realidade nua e crua, rompendo com todos os paradigmas e enfrentando preconceitos.

Nesses tempos de pandemia, os próprios cristãos sejam católicos ou evangélicos estão indo às igrejas com máscaras porque eles sabem que não existe proteção divina  alguma. Portanto,  é como eu falei no início,  o subconsciente dessas pessoas tenta libertá-las, mas o fanatismo religioso,  as crendices já estão tão arraigadas em suas mentes que criam nelas uma espécie de bloqueio e daí elas permanecem presas no sistema religioso. Dizem que acreditam em Deus, mas basta uma simples dor de cabeça e já vão tomar um analgésico e por que? Simplesmente porque elas sabem que esse Deus no qual elas acreditam não é capaz de curar uma simples dor de cabeça.