Livre arbítrio X Predestinação

É muito comum os cristãos usarem a seguinte expressão "Livre arbítrio" para dizer que todos  somos responsáveis pelos nossos próprios atos.  Com esse tipo argumento Deus fica isento da sua responsabilidade ou omissão  por todas as maldades que existem no mundo.  Afinal de contas,  como temos o tal do  Livre arbítrio, pois foi o próprio Deus que  nos deu, então seremos punidos por nossas más escolhas.

Sim de fato seremos punidos por nossas más escolhas,  mas não por uma justiça divina e sim pela justiça dos homens. Ainda que seja falha essa justiça dos homens devido à impunidade, mas é diante dessa justiça que iremos comparecer para prestarmos contas. 

O problema do Livre arbítrio do ponto de vista cristão é porque como pode um Deus que se diz amor e misericórdia  permitir tanta maldade? Um Deus que vê crianças sendo estupradas e não intervém,  vê mulheres sofrendo todo tipo de violência doméstica e nada faz, enfim.  Um Deus que vê todo tipo de injustiça e de maldade e fica inerte. Isso tem um nome: omissão.  Aonde está a onipotência desse Deus que pode intervir contra o mal, mas permite que a maldade prevaleça?

Ser bom ou mau é uma escolha que nós temos e somos responsáveis por nossos próprios atos dentro das leis naturais.  Já do ponto de vista cristão será se existe respaldo bíblico que temos o tal do livre arbítrio? Bem, a Bíblia defende em vários versículos essa teoria:

" mas quem perseverar até o fim será salvo" (Mateus 24:13)

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30), "

Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

(Apocalipse 3:20),

"Convertei-vos agora dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me escutaram, diz o Senhor." (Zacarias 1:4)

Todos esses versículos parecem ser compatíveis com a ideia de livre arbítrio, pois podemos perceber  que temos realmente uma liberdade de escolha. A partir daí seremos responsáveis pelas nossas decisões.  

Por outro lado existe a Teoria da Predestinação segundo a qual Deus já  predestinou à salvação àqueles a quem ele escolheu desde o princípio conforme a sua vontade soberana. Assim como o Livre arbítrio essa é também uma teoria que possui respaldo bíblico.  Vários são os versículos que comprovam essa teoria como por exemplo: 

"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR."

       Provérbios. 16:1

Ou seja, aqui nós já percebemos que a vontade de Deus sempre prevalece. Em outras palavras  são os "Planos de Deus" ou os "desígnios de Deus". À luz das escrituras a questão do Livre arbítrio é uma grande falácia. Primeiro porque os nossos planos podem ser frustrados por causa dos planos de Deus.  Segundo, a própria Bíblia fala que Deus predestinou os seus à salvação. Essa teoria da predestinação que diz que aqueles a quem ele não escolheu serão condenados  é uma prova de  que esse  Deus  faz acepção de pessoas. Em  Romanos 8:29-30 diz: “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Se a salvação não é para todos,  pois Deus já determinou desde o princípio quem será salvo, então aonde está o amor e a justiça desse Deus?  Como fica o Livre arbítrio?

É interessante observar que  os cristãos costumam dizer que Deus é misericórdia,  mas também é justiça.  Aqui esbarramos em outra contradição,  pois considerando Deus como um ser de máxima grandeza onde todos os atributos estão instados no máximo,  é inconcebível um Deus ser  justo e misericórdioso  ao mesmo tempo.  Com relação  à  teoria da predestinação, podemos vê que ela está prevista em vários versículos bíblicos:

 (Mateus 24:22, 31; Marcos 13:20, 27; Romanos 8:33; 9:11; 11:5-7,28; Efésios 1:11; Colossenses 3:12; I Tessalonicenses 1:4; I Timóteo 5:21; II Timóteo 2:10; Tito 1:1; I Pedro 1:1-2; 2:9; II Pedro 1:10).

Como pode uma pessoa ser culpada e condenada ao inferno se ela não teve o livre arbítrio,  pois foi o próprio Deus que decidiu o seu destino final?    Imagine um Deus no comando de tudo escrevendo toda a nossa história.  Novamente fica a pergunta: Cadê o Livre arbítrio?  A Bíblia diz que todos nós pecamos (Romanos 3:23) e todos merecemos punição eterna (Romanos 6:23). 

Imagine,  mesmo uma pessoa que sempre praticou o bem merecer punição eterna é algo inconcebível.   Desde o Antigo Testamento, as maldições divinas como punição pelo pecado alcançava às gerações futuras.  Deus permitia que as pessoas fossem punidas por erros cometidos pelos seus pais. Um grande absurdo.  Por isso que os cristãos são doutrinados a aceitar que o sofrimento é por causa do pecado original dos nossos primeiros pais ( Adão e Eva). Outro absurdo que não passa de uma lenda, assim como  Caim e Abel, o Dilúvio,  Sansão e Dalila, a torre de Babel e tantas outras  narrativas  que foram copiadas de outros povos de outros  culturas pagãs.  Civilizações que antecederam milênios a história de Gênesis,  pois ao contrário do que imaginam os cristãos o mundo não começou em Gênesis conforme está na Bíblia, mas teve início  há bilhões de anos.

A idéia de predestinação é algo absurdo, pois não se coaduna com a ideia de Livre arbítrio. Se somos predestinados à salvação,  então não temos Livre arbítrio.  Na verdade quando a Bíblia defende a predestinação e ao mesmo tempo  tempo diz que  temos o Livre arbítrio estamos diante de mais uma contradição.  No Antigo Testamento o Deus YAHWEH dos hebreus entrega à Moisés um mandamento: Não terás outros deuses diante de mim. (Êxodo 20: 3).

Daí podemos perceber que havia uma regra coercitiva de adoração exclusiva à esse Deus sob pena de morte.  Já no Novo Testamento nos deparamos com vários versículos onde agora é o próprio Jesus  de forma coercitiva ordenando aos seus discípulos que todos devem adorá-lo sob pena de morte. 

"E, quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim." (Lucas 19:27 ARC).

Em João, também no Novo testamento,  o ato de conversão à Deus é  imposição sob pena de uma condenação.

"Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no Nome do Filho unigênito de Deus." (João 3:18)

Tudo isso nos leva a seguinte conclusão.  Não pode haver livre arbítrio mediante coerção. Em outras palavras,  se você não se não converter e adorar a esse Deus imaginário,  você será condenado ao inferno por toda a eternidade. Vale ressaltar que tanto o inferno como o Diabo foram criados pelo próprio Deus conforme está em Isaías 54:16, ou seja, é  o próprio Deus que cria o problema e depois oferece a solução.  Qual seria a solução? A solução é ir para a Igreja, conforme o Salmo 122: "Alegrei-me quando me disseram vamos à casa do Senhor".

As pessoas com temor de serem condenadas decidem se converter. Elas sabem que para alcançar a salvação tem que se converter,  ou seja, é uma espécie de barganha. Só assim  elas irão finalmente desfrutar do paraíso, desse lindo céu.

Como nem todos serão salvos porque foi o próprio Deus que predestinou quem ele iria salvá-los isso significa que Ele não tem   interesse na salvação de todos. Se realmente Ele tivesse interesse na salvação de toda a humanidade  Ele jamais poderia permitir que tantas pessoas se desviassem  do caminho da verdade. O Espírito Santo que deveria trazer à todos o discernimento, na verdade tem deixado as pessoas se perderem. Se as pessoas estão apostatando da fé é porque o próprio Deus já mostrou que não tem interesse na salvação delas. A ideia de predestinação realmente parece absurda,  mas é o que está na Bíblia.  Evidentemente os teólogos e bacharelados irão fazer  malabarismos tentando explicar o inexplicável com argumentos que não convencem. Eles vão dizer que se trata de um  antimônio que em teologia significa  duas verdades que parecem se contradizer.  É algo que  foge da compreensão humana. Dessa maneira,  eles tentam argumentar que se trata de um mistério da  mesma forma que o mistério da Trindade.  É interessante que sempre que esses renomados teólogos  não tem uma explicação lógica  para algo eles dizem se tratar  de um mistério divino e assim encerra-se a discussão, pois entraríamos no campo da fé. A fé  por se  tratar de crença no sobrenatural é algo bastante complexo,  devido à dificuldade de comprovação pelos métodos de investigação científica. 

Podemos perceber, portanto,  que o intuito é sempre o mesmo que é  manter as pessoas acreditando nessas doutrinas absurdas criadas pelo sistema religioso.  O que eu tenho hoje a dizer a você que ainda está num processo de libertação,  não  se preocupe em ter tomado essa decisão  e jamais sinta-se culpado com receio de ter se equivocado,  pois se Deus realmente existir foi ele mesmo que quis assim.  Se fomos predestinados à salvação ou se temos o livre arbítrio isso  vai de acordo com a crença cristã. Daí a pessoa se tornar atéia ou talvez adepta de qualquer outra religião  talvez  não seja o livre o árbitro na visão cristã,  mas sim o fato de que ela não foi predestinada à salvação. Se existe mesmo um Espírito Santo que deveria zelar pela Palavra do Senhor, então  é o próprio que tem deixado as pessoas se perderem e é por isso que hoje existe tanta apostasia. As pessoas simplesmente resolveram renunciar à sua fé porque elas sabem que não existe nenhuma divindade. "Conhecereis a verdade,  e a verdade vos libertará". João 8:32.  Sim, a verdade vos libertará,  mas  essa verdade com certeza não está nas páginas da Bíblia.  Até que se prove o contrário não há como negar que religião é pura ilusão.