Livre arbítrio e Salvação

No meu último artigo publicado,  eu abordei o tema sobre livre arbítrio e a sua incompatibilidade com a teoria da predestinação.  Ainda sobre algumas questões pertinentes ao tema, eu resolvi abordá-las agora nesse novo artigo.

A questão do livre arbítrio é usada como argumento cristão para justificar a omissão desse Deus bíblico que nada faz pelas pessoas,  assim a violência e a maldade podem ser justificadas pelo livre arbítrio enquanto que o Deus amoroso permite e assiste a tudo de camarote.

As religiões têm levado milhões de pessoas ao engano, sendo que o cristianismo na minha opinião talvez seja a pior delas, pois é graças à ignorância do povo que os líderes religiosos têm usado a própria Bíblia para enganá-las através de falsos milagres, falsas curas, falsas revelações e todo tipo de patifaria.  Evidentemente a riqueza incalculável dessas igrejas nós sabemos de onde vem. Boa parte é oriunda de sonegação de impostos,  além das campanhas onde eles arrecadam muito dinheiro,  fora o dízimo e outras ofertas onde os fiéis chegam a doar até bens materiais para a igreja na ilusão de que Deus  irá restituí-los em dobro.  Pois bem, quantas pessoas estão sendo enganadas por esses charlatões da fé e o Deus onipotente que deveria zelar pela sua Palavra permite que esses pobres fiéis sejam enganados e desviados do caminho da verdade. Afinal, como diz o próprio Jesus:

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32.

Se essa é a verdade, então o cristianismo  é um grande paradoxo,  pois as pessoas estão sendo conduzidas para o caminho da mentira sendo enganadas por esses líderes religiosos e o pior, usando eles a própria Bíblia para enganá-las. Daí a gente percebe que a omissão de Deus é notável em todos os aspectos até mesmo no tocante à salvação.  Na verdade, se o próprio Deus já predestinou àqueles a quem ele ama à salvação,  isso significa dizer que esse Deus não tem interesse na salvação de toda a humanidade.  É um Deus que faz acepção de pessoas desde o Antigo Testamento quando ele preferiu amar Jacó e odiar Esaú,  quando ele preferiu a oferta de Abel e rejeitou a oferta de Caim e foi sempre assim desde o princípio. 

O problema da apostasia é uma realidade no mundo atual.  Quantas pessoas têm apostatado da fé,  quantos ateus que antes eram cristãos fervorosos e hoje se tornaram ateus. Aonde está o Espírito Santo de Deus que deixou que essas pessoas se desviassem do caminho da verdade? Quantas pessoas hoje estão sendo enganadas por falsas doutrinas como  Espiritismo e religiões consideradas pagãs como as religiões de matriz africana tais como o Candomblé,  a Umbanda,  a Quimbanda dentre outras,  além de inúmeras seitas existentes atualmente: Assembléia de Deus, Testemunhas de Jeová, Mórmons, Nova Era, Maçonaria, Hare Krishna e tantas outras.

Religiões só servem para dividir as pessoas, incitando à intolerância como é o próprio cristianismo,  bem como incutindo o temor de um inferno imaginário como punição eterna pelos pecados.  Lembrando que a palavra inferno conforme já foi analisado anteriormente em outros artigos decorre de uma má tradução. 

Hoje no meio evangélico existe uma disseminação de informações de que estamos vivendo no final dos tempos e que Jesus está voltando.  Isso tem repercutido de forma constante nas redes sociais através de canais evangélicos e conspiracionistas.  É nesse ambiente propício que o crente termina desenvolvendo uma espécie de paranoia onde ele acredita que esse tal Jesus está realmente voltando e todas as profecias descritas no Livro do Apocalipse estão se cumprindo. Essas crendices vão criando na mente do religioso sérios transtornos,  não é à toa que muitos começam a ter visões ou melhor alucinações.  Muitos começam a ouvir vozes,  outros a vê vultos. Uns chegam a dizer que foram arrebatados ao inferno e depois ao céu,  outros vão dizer que recebem mensagens diretamente  da Virgem Maria. Todos esses são sintomas característicos da esquizofrenia.  Isso é o que faz a religião com as pessoas.  O sub consciente vai  captando essas informações e assim o crente vai ficando com a mente cada vez mais perturbada, pois o ambiente místico em que ele vive é propício para isso.  O resultado disso é o fanatismo religioso propagado por essas doutrinas cristãs sejam elas evangélicas ou mesmo católicas.  São essas doutrinas que têm incutido o medo através de crenças infundadas consequentemente podendo levar as pessoas à loucura,  especialmente em pessoas mais fragilizadas.

Já tivemos inúmeros casos de assassinatos e até mesmo suicídios em massa que já ocorreram com membros de várias seitas. Um caso notável que ocorreu foi aquele suicídio em massa liderado por Jim Jones em 1978 que foi  o fundador do Templo dos Povos, considerada como uma das seitas mais radicais dos Estados Unidos.  Foi esse líder  também o responsável pelos suicídios e assassinatos coletivos de pelo menos  918 de seus fiéis que ocorreu em Jonestown na Guiana.  Em sua maioria os adeptos do grupo envenenaram-se, dentre as vítimas haviam até crianças. 

Desde os tempos mais remotos,   líderes religiosos têm atraído fiéis com supostas revelações sobre o fim do mundo e a volta de Jesus.  A religião cristã por ser uma religião apocalíptica prega sobre o fim do mundo,  o que em Teologia é chamado de escatologia.

Ellen G. White, fundadora da igreja Adventista do sétimo dia publicou vários livros onde ela por diversas vezes tentou marcar a volta de Jesus.  Considerada como sendo uma profetiza de Deus que recebia inspirações divinas,  ela foi responsável por mandar os fiéis vender seus bens e fugirem para as montanhas para se preparar para a batalha do Armagedon.  Quantas pessoas que em várias épocas foram enganadas por esses falsos líderes religiosos. Imaginem quantas pessoas que entraram em desespero e até se suicidaram por perceberem que foram enganadas e isso tudo com a permissão desse Deus cristão,  isso é claro se realmente ele existisse.  Muitos poderão argumentar dizendo que a Bíblia previu que haveriam no final dos tempos falsos profetas.  Na verdade a expressão "falso profeta"  pode até sugerir que exista de fato profetas verdadeiros quando na realidade nós ateus não acreditamos em nenhum tipo de profecia. 

Hoje em pleno século XXI,  quantos pregadores vêm difundindo essas ideias mentirosas nas redes sociais e principalmente através da maior plataforma de compartilhamento de vídeos da internet que é o YouTube.  Um exemplo disso é o pastor David Owour, que se intitula como sendo umas das 2 testemunhas do Livro do Apocalipse. Seus vídeos estão sendo postados no canal Alerta Brasil no YouTube.   Infelizmente inúmeros vídeos com desinformações são compartilhados todos os dias por essa plataforma.  Canais conspiracionistas dizendo para as pessoas não tomarem a vacina por ser a marca da besta, outros que já estão dizendo que quem tomar a vacina será abduzido por extra terrestres e serão levados para outras galáxias, enfim... o nível de loucura é estarrecedor.  

Em todas as épocas, sempre surgiram falsos profetas  prevendo datas para a vinda de Jesus e como era de se esperar todos eles falharam e o tal Jesus nada de dar as caras por aqui.  Portanto,  diante dos fatos apresentados, as crendices decorrentes de alguma religião seja ela cristã ou não podem desencadear em muitas pessoas um processo de alienação,  especialmente em pessoas mais vulneráveis.  Não é à toa que o nível de alienação dessas pessoas podem levá-las à loucura e não adianta achar que Deus algum  irá libertar essas pessoas.  A única forma dessas pessoas se libertarem é através do conhecimento que nós ateus estamos tentando levar até elas porque não é nenhuma religião ou crendice que irá libertá-las, pelo contrário,  só irá aprisioná-las em um mundo de ilusões.  A decisão final cabe a cada um.