Quem é mais intolerante: o cristão ou o ateu?

Essa é uma discussão acirrada entre religiosos e ateus porque em tempos de internet tem crescido muito o debate entre esses grupos. No YouTube podemos vê muitos  canais ateístas refutando a fé cristã  e que tem conquistado a simpatia de um público cada vez maior. Mas afinal podemos dizer que ser ateu é ser intolerante?

Em primeiro lugar vamos vê o que significa a palavra Intolerância de acordo com o dicionário Aurélio.

Intolerância significa:

1- Característica do que é intolerante ou repugnância.

2- Ausência de tolerância ou falta de compreensão.

3- Comportamento - atitude odiosa e agressiva - de caráter político ou religioso, daqueles que possuem diferentes opiniões.

4-Intransigência a diferentes opiniões.

Na terceira definição, a palavra intolerância designa atitude odiosa e agressiva que pode ser de caráter político ou religioso,  daqueles que possuem diferentes opiniões. 

Em outras palavras podemos dizer que  Intolerância  é querer impor uma ideologia mesmo que seja na base do medo ou da ameaça e isso é bem típico com relação à algumas  religiões como o judaísmo,  o cristianismo e o islamismo.

Todas essas religiões tem como base livros "sagrados" que incitam a intolerância religiosa seja o Alcorão dos mulçumanos, a Torá ou Bíblia hebraica dos judeus ou mesmo o Novo Testamento da Bíblia cristã.  Daí surgem os grupos radicais pregando o ódio,  mas com base nos seus livros "sagrados".

Milhares de pessoas em toda a história do judaísmo e do cristianismo  foram perseguidas e mortas por causa dessas duas  religiões.  Vejam as barbaridades cometidas pelo povo hebreu lá no Antigo Testamento por ordem do próprio Deus YAHWEH. Um Deus de contendas que exigia  sacrifícios humanos, foi responsável por inúmeros  genocídios, incitava a intolerância religiosa e institiu a pena de morte à todos aqueles que não o adorassem. Na verdade um Deus criado pelo próprio povo hebreu  para justificar suas próprias maldades.  Da mesma forma podemos encontrar referências à intolerância religiosa nos textos do Novo Testamento onde o próprio Jesus ordena que todos aqueles que não quiseram serví-lo deveriam ser mortos.

 "E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.”

(Lucas 19:27)

De forma semelhante acontece com textos do Alcorão que também incitam a violência, pois todas  são religiões que pregam a intolerância onde não se admite a crença em outras divindades a não ser no Deus daquela religião, ou seja, são religiões monoteístas. No caso do islamismo por exemplo a crença tem que ser no Deus Alá.  

A  partir de 380 DC, quando o cristianismo se torna a religião oficial do império romano por Teodósio I. A religião cristã passou de perseguida à perseguidora de outras crenças e inclusive de outros cristãos também.

Com a  oficialização da Inquisição em  1.231 passa a  perseguir também judeus,  mulçumanos  e até católicos que pensavam diferente de Roma e dessa forma eram considerados "hereges".

Os cristãos sempre quiseram  impor a sua religião  a todas as outras pessoas  afim de convencê-las de que elas têm que acreditar em sua crença, ou seja, impor aquilo que eles acreditam ser a verdade sem levar em consideração que as pessoas têm o direito de ter as suas crenças e de acreditarem ou não naquilo que elas quiserem.  Então se você é ateu é um direito que você tem em ser ateu e cabe à um qualquer um respeitá-lo. Embora hoje os cristãos não sejam tão  radicais como os extremistas islâmicos,  mas já foram no passado assim como os judeus.

O problema da intolerância é algo muito nítido na religião cristã.  Muitos são os casos onde o indivíduo mesmo sendo ateu tem medo de se revelar por conta da reação dos familiares,  pois muitas vezes a família por ser cristã não irá aceitar essa decisão e isso poderá ser motivo de sérios conflitos.  Daí nós percebemos que a intolerância já vem do próprio cristão em não querer aceitar um posicionamento diferente daquilo que ele acredita. 

Na verdade é como se somente os cristãos tivessem o direito de pregar a sua religião e nós ateus tivéssemos que ficar no anonimato.  Só que vivemos num país democrático onde é livre a manifestação do pensamento.  É muito comum  o cristão usar dos seguintes argumentos para intimidar o ateu: "você vai ser condenado ao inferno",  "você está endemoniado", "com Deus não se zomba", ou seja, a gente percebe que o cristianismo funciona na base da ameaça, incutindo medo em algo sobrenatural.  

Todos esses argumentos demonstram um certo nível de intolerância porque o que eles querem na verdade  é nos calar acreditando que diante dessas ameaças iremos recuar.  A religião cristã já foi criada com o objetivo de controlar as pessoas incutindo nelas o medo de um inferno imaginário. 

De uma certa forma, a religião pode ser útil no sentido de controlar os ânimos para que as pessoas não comentam delitos, mas a verdade é que hoje em pleno século XXI não estamos mais na Idade do Bronze e nem na Idade da Pedra. Estamos na era tecnológica e com os avanços da ciência não precisamos mais viver submissos à um livro tão arcaico chamado Bíblia "Sagrada".

Não precisamos de religião para saber o que é certo e o que errado e muito menos de uma religião específica.  Se fosse assim então todas as demais religiões do planeta deveriam ser abolidas e ficar somente o cristianismo.  O que nós precisamos é de um mundo com menos intolerância  onde as diferenças sejam respeitadas e cada um tenha o direito de falar aquilo que pensa.

Embora a gente saiba que estamos num país democrático,  mas ainda sim vivemos em uma sociedade onde a intolerância prevalece e isso é algo que tem que ser combatido.  Cada um é livre para expressar as suas ideias. A escritora inglesa Evelyn Beatrice Hall era uma defensora ferrenha desse princípio. Em uma de suas frases ela diz:

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá."