O autor em Gramado, a prova que Deus existe !

Matemática

 

POLINÔMIOS 

 

Num gráfico, as raízes reais de uma função são os valores de "x"  onde o eixo horizontal é cortado.

Se o gráfico da função  tangencia o eixo horizontal , por exemplo no ponto 3,  é certo que existem pelo menos duas raízes reais de valor 3. O numero de raízes, neste caso é sempre par.

Sempre que a soma dos coeficientes de um polinômio for zero uma das raízes é  UM.

Num gráfico, as raízes reais de uma função são os valores de "x"  onde o eixo horizontal é cortado.

Se o gráfico da função  tangencia o eixo horizontal , por exemplo no ponto 3,  é certo que existem pelo menos duas raízes reais de valor 3. O numero de raízes, neste caso é sempre par.

GEOMETRIA   

A área da superfície da esfera é igual a quatro vezes a área do círculo máximo.  

A altura de um triangulo eqüilátero e igual a metade do lado vezes a raiz de três.  

 Num triangulo eqüilátero inscrito a altura vale um raio e meio.

Num triangulo eqüilátero circunscrito a altura vale três raios.

 Numa pirâmide quadrangular regular a base é um quadrado. Quem decide é a palavra regular.

 Numa pirâmide hexagonal regular  a base é um hexágono regular.  Quem decide é a palavra regular.

 Num prisma quadrangular a base é um polígono de quatro lados. 

 O volume de uma pirâmide é um terço do volume do prisma que lhe deu origem. Mesma base e mesma altura. Assim se o volume da pirâmide vale  2 litros o do prisma vale 6 litros.

A Seção meridiana de um cone eqüilátero é um triangulo eqüilátero.  Assim a geratriz vale dois raios.

 

SISTEMA  LINEARES DE EQUAÇÃO

 Um sistema de equações é homogêneo quando os termos independentes são nulos.  

 Exemplo: 2x + 4y = 0   e   x - 3y = 0. 

O sistema  homogêneo de equações  é sempre possível e determinado.  No mínimo há a solução trivial. 

 

MATRIZES E DETERMINANTES

Uma matriz só tem inversa se o seu determinante for diferente de ZERO.

Só se pode calcular  determinante de matriz quadrada.

 É possível multiplicar   uma matriz    ( m X n )     por outra   ( n X p )  pois o número de colunas da primeira tem que ser igual ao número de linha do segundo.  A resposta vai ser  uma matriz ( m X p ) 

 

FUNÇÃO LOGARÍTMICA

 

A função logarítmica , no gráfico,  não encosta no eixo vertical. 

A função logarítmica é crescente  quando a base do sistema de logaritmo é maior que  1.

A função inversa da logarítmica é a função exponencial.

A função inversa de uma função crescente  é sempre crescente.

 

FUNÇÃO EXPONENCIAL

 

A função exponencial  , no gráfico,  não encosta no eixo horizontal. 

A função exponencial  é crescente  quando a base da potencia é maior que 1.

A função exponencial  é decrescente quando a base da potencia fica entre o e 1 .

A função inversa de uma função exponencial é uma função logaritmica.

 

 

FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU

 

FUNÇÃO DO SEGUNDO  GRAU

 

NÚMEROS COMPLEXOS

 

LOGARITMOS

 

GEOMETRIA ANALÍTICA

 

TRIGONOMETRIA

 

ANALISE COMBINATÓRIA

 

PROGRESSÕES 

 

 

 

 

 

FÍSICA

 CINEMÁTICA

Um movimento é acelerado sempre que tiver aceleração. Assim o Movimento Circunferencial Uniforme é acelerado pois tem aceleração centrípeta.

DINÂMICA

O Peso depende da massa e da aceleração da gravidade.

HIDROSTÁTICA

Quando um corpo está flutuando o seu peso é igual ao Empuxo.

O Empuxo depende do volume do líquido deslocado, da massa especifica do líquido e da aceleração da gravidade.

 Quando um corpo está flutuando na água a sua densidade é igual a fração de volume deslocado.  Assim se a densidade do corpo é 0,75 significa que na água ele fica com três de quatro partes  imersas ou  submersas.

 

ELETRODINÂMICA

 

MCU

 

QUEDA LIVRE

 

ENERGIA

 

QUANTIDADE DE MOVIMENTO

 

ELETROSTÁTICA

 

MAGNETISMO

 

ÓPTICA

 

ONDAS

 

CALORIMETRIA

 

CALORIMETRIA

 

DILATAÇÃO


Amanhã vou acrescentar dicas. Se estou ajudando e esta é a missão,  comunique  ao autor para estimulá-lo.
As dicas estão, tambem em:
www.fulgencio.com.br