Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Intuição:
A “mídia” sempre confiável

 
Toda a informação necessária para assegurar a sobrevivência, a saúde física e psíquica, e a expansão da consciência do ser está disponível no Agora infinito. A mente superior abstrata individualizada no homem, em permanente sintonia com a Mente Cósmica faz fluir para o ego consciente a orientação precisa, no exato momento em que ela é necessária.
 
No conduto harmônico que liga o mundo exterior ao EU interior, não existe a dúvida. Por isso, o cálculo antecipado de possíveis resultados de uma decisão racional, é a busca do ego pela melhor vantagem de acordo com seus próprios critérios. No mundo onde prevalece a competição, a ganância e o descaso pelo próximo, o processo intuitivo não existe e, quando existe, a ele não se atribui qualquer credibilidade.
 
Assim, sem o foco no Agora, a mente racional se vale da experiência passada para tomar decisões sobre o futuro. Mesmo que se busque prever condições novas, nunca manifestadas antes, ainda assim é o passado que oferece a informação. Uma nova ideia, quando não é fruto da intuição, é a visão baseada em uma tendência indicada pela sucessão de mudanças recentes ocorridas no passado, com foco em um resultado futuro que favoreça a um indivíduo, ou a uma coletividade, mesmo em detrimento de outros indivíduos ou coletividades.
 
Na intuição, o impulso de agir não é comandado pela emoção egoísta, e é imediatamente seguido pela ação, pois não há a interferência da mente racional.

“Não deveria haver intervalo entre a determinação da necessidade de ação e a implementação da mesma ação. Foi essa interferência racional que o fez (o ser humano) tropeçar na sua dança primal de confiança em Deus.”
(Carey, K 1993)

 
As decisões tomadas intuitivamente são forjadas nos Atributos do Espírito – Amor, Sabedoria e Vontade – sede da perfeição, onde o erro não pode impregnar as informações dela emanadas, mesmo que na avaliação racional do ego possam parecer distorcidas pelo véu ilusório do pecado, da traição, do crime e da incoerência.
 
Quando há um mergulho consciente nas profundezas do Agora, a Verdade se apresenta a quem tem olhos para ver. E as ações decorrentes estarão impregnadas de tal forma de Amor, Sabedoria e Vontade, que não haverá poder material de natureza trevosa capaz de ofuscar a Luz derramada no mundo pelo ser iluminado por esses Atributos do Espírito.
 
O Contato do ego consciente(1) com o EU Superior, através da Entidade da Fronteira(2), induz o Ser a intuir a Verdade que flui ininterruptamente quando ego e EU estão sintonizados.
 
A intuição é uma relação personalizada do ego com o EU que se manifesta no âmbito da realidade condicionada de cada ser. A Informação por ela revelada, embora emane da mesma Fonte - a Mente Universal - adapta-se aos aspectos subjetivos de cada pessoa. A Informação intuída deve ser “inteligível” a partir das experiências vividas, dos referenciais, do ambiente cultural e do nível de consciência de quem a recebe.
 
Uma ação intuída nem sempre leva ao resultado mais cômodo, mas àquele que melhor contribui para a avanço da consciência. Como um pai consciente que permite ao filho viver experiências dolorosas para adquirir o aprendizado, assim também o Universo distribui a seus filhos a informação que melhor contribui para seu crescimento, conforme a necessidade de cada um.
 
Embora a intuição se projete na mente humana como um fluxo de energia mental cósmica, é no coração purificado que ela é sentida e percebida como uma verdade indiscutível que comanda a ação imediata por ela sugerida. Daí se deduz o significado verdadeiro da palavra “coragem”. Agir com coragem (cor...agem) é agir com o coração, com a fé instilada pela intuição.
 
Na caminhada da evolução espiritual, o impulso instintivo dos baixos níveis de consciência vai, aos poucos, se transmutando em coragem intuitiva, comandada pelas esferas superiores dos corpos sutis do espírito.
(1) Ver texto do autor neste Recanto: A Série: "Do ego ao EU Superior" EGO CONSCIENTE
(2) Ver texto neste Recanto: A Série: "Do ego ao EU Superior" A ENTIDADE DA FRONTEIRA
Roberto Guelfi
Enviado por Roberto Guelfi em 05/04/2021
Código do texto: T7224807
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Roberto Guelfi
Poços de Caldas - Minas Gerais - Brasil, 75 anos
95 textos (1845 leituras)
1 e-livros (13 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/04/21 09:16)
Roberto Guelfi