BUDA, SCHOPENHAUER E O SOFRIMENTO

Tanto para Schopenhauer quanto para Buda a raiz de todo sofrimento humano está em desejar. Pois quanto desejamos aquilo que não podemos possuir caímos em tristeza. E na melancolia de não termos aquilo que desejamos sofremos. E, no entanto, quando temos o objeto desejado caímos no tédio que surge após a realização do desejo. Dessa forma nossas vidas, oscila como pêndulo para aqui e para acolá, sempre alternando entre a dor e o tédio. Buda ainda acrescenta que consigamos o que se deseja além do tédio, o medo que se resume em sofrimento, existirá também em nossas vidas a angústia da possibilidade de perder algo conquistado. Assim podemos caracterizar o sofrimento como tudo aquilo que se encontra como obstáculo para realização do nosso desejo e como a vontade é algo que habita todos os seres, a forma mais apropriada de cessar o sofrimento é eliminando aquilo que antecede o querer.

Para isso Buda nos revela que existem Quatro Nobres Verdades para chegarmos ao fim de nossas angústias:

1 – A Primeira Nobre Verdade (Dukkha): Esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimento; a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que se deseja é sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são sofrimento. Viver é sofrer.

2- A Segunda Nobre Verdade (Samudaya):Esta é a nobre verdade da origem do sofrimento: é este desejo que conduz a uma renovada existência, acompanhado pela cobiça e pelo prazer, buscando o prazer aqui e ali; isto é, o desejo pelos prazeres sensoriais, o desejo por ser/existir, o desejo por não ser/existir.

3- A Terceira Nobre Verdade (Nirodha): Esta é a nobre verdade da cessação do sofrimento: é o desaparecimento e cessação sem deixar vestígios daquele mesmo desejo, o abandono e renúncia a ele, a libertação dele, a independência dele.

4- A Quarta Nobre Verdade (Magga): Esta é a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento: é este Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, concentração correta.

O alcance de uma satisfação absoluta só é visto quando negamos ao desejo de tudo que é mundano e quando aceitamos que de fato o sofrimento faz parte da existência humana, ou seja, abraçamos a dor de nossas vidas com o mesmo afinco em que gozamos os momentos felizes. A nobre verdade sobre a cessação do sofrimento nos faz perceber que todas as coisas são mutáveis e não-permanentes e que o sofrimento vem justamente do apego humano à permanência das coisas, afinal, faz parte da natureza humana desejar incessantemente e manter o desejo que se realizou.

DEUS, Flavio Rocha de. SCHOPENHAUER E O Sofrimento: uma aproximação com as quatro nobres verdades do budismo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Quatro_Nobres_Verdades - Acessado em 21/04/2021

Davi Freitas - 21/04/21

Kaynne
Enviado por Kaynne em 21/04/2021
Reeditado em 10/06/2022
Código do texto: T7238059
Classificação de conteúdo: seguro