Você não faz mais que sua obrigação

Eu estava transitando tranquilamente pela internet outro dia.

Dia desses...

Aí, entrei no meu perfil do facebook, estava lendo mensagens, postando, compartilhando, enfim, utilizando da forma peculiar, quando um "post", uma foto me chamou a atenção particularmente! Um "post" de não me lembro quem, mas não era eu que tinha compartilhado.

E me chamou atenção de uma forma estranha... pois não me causou por exemplo, felicidade!

Me causou desconforto!

Não curti!

E minha cabeça, minha consciência viajou no tempo e espaço revendo situações, revivendo situações onde me vi da mesma forma relatada na foto, ou até de pessoas que percebi que viveram situações semelhantes.

Uns mais, outros menos, mas acredito que muita gente já foi atacada por essa "praga" emocional, A CRÍTICA!

Esse foi o "post" que mexeu comigo:

“ Mãe, tirei 7 na prova! Poderia ter tirado 8.

Mãe, tirei 8 na prova! Poderia ter tirado 9.

Mãe, tirei 9 na prova! Poderia ter tirado 10.

Mãe, tirei 10 na prova! Não fez mais que sua obrigação!”

De repente, de improviso total, tive um impulso muito forte, uma inspiração e comecei a escrever sobre a situação ora apresentada!

Mas parecia que não era eu!

Minha alma se apoderou das minhas mãos e comecei a escrever, como se não fosse eu mesmo!

Sem pensar, sem raciocinar, sem analisar a construção do texto, sem me preocupar com a forma, etc... somente escrevia!

Deixava simplesmente fluir...

Livremente minha alma se expressava!

Ao terminar o texto, que fui lê-lo e entrar em contato com o que meu inconsciente ou subconsciente possa ter manifestado.

Segue então abaixo, o que escrevi (insisto, de uma forma mágica as palavras foram sendo escritas sem me dar conta!) sobre crítica, críticos, repressão, etc.

Espero que provoque em sua mente uma reflexão sobre o tema.

Sobre Críticas e Críticos

Atitudes extremamente cobradoras como essa acima exposta não incentivam as pessoas a serem vencedoras de forma alguma!

Ao contrário, as ensina a serem medrosas, inseguras, incapazes e, portanto, pessoas perdedoras!

Durante décadas pais repressores (se entende por pais, tanto o pai como a mãe, ok?) trataram seus filhos assim (achando que aquilo é sadio!).

Sem entenderem qual é o limite dos filhos, sem saber reconhecer o esforço momentâneo, sem dar uma palavra de carinho, conforto e incentivo!

Palavras duras e críticas severas não fazem com que as pessoas sejam grandes, ao contrário, as diminui.

Criar os filhos sob o domínio da crítica, da repressão é igualmente prejudicial como criar um filho os espancando, pois os tornará medrosos, carentes e com medo de punições.

Crítica não eleva ninguém, ao contrário!

Na maioria das vezes a deprecia violentamente.

Leve uma crítica ou bronca em público... uma das coisas mais horríveis que pode nos acontecer!

Ninguém lida bem com isso!

Não é só questão de Ego, de falta de humildade... sempre é agressiva crítica na frente de outras pessoas!

"Eu gosto de gente capaz de me criticar construtivamente e de frente, mas sem me lastimar ou me ferir.

Gosto de gente que tem tato.

Gosto de gente que possui sentido de justiça.

A estes chamo de meus amigos. " - Mario Benedetti -

E não raramente estes filhos de pais extremamente rigorosos crescem com problemas emocionais, tendo que procurar um psicólogo, um terapeuta, dependendo até do caso, um psiquiatra (pois tanta crítica e repressão pode levar à depressão...geralmente leva!), para se libertarem daquela voz que ecoa na nossas cabeças: " Não fez mais que a obrigação!"

É cientificamente provado (e funciona até com animais) que o elogio motiva e impulsiona mais do que a crítica!

E a crítica especificamente de nossos pais fica tão incrustada na nossa mente, que nós mesmos passamos a nos cobrar dessa forma...

"Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito." - Fernando Pessoa -

E isso definitivamente, é triste!

Triste, pois como dizem, "a boca fala do que o coração está transbordando", e uma pessoa que só vê falhas no mundo, só faz críticas, não sabe ver a beleza nas menores coisas, nos detalhes, não sabe coroar o esforço, não sabe ver e sentir o melhor de cada um... só vê um mundo perigoso e malvado, onde se não for "o perfeito", esmorece!

Agora pergunto: existe ser humano perfeito?

Com essas atitudes, os filhos se tornarão perfeitos?

Será que é isso que estes pais tem em mente, ao crucificarem tanto com palavras os filhos?

Só que esses pais esquecem e desprezam a criação de Deus ao meu ver, pois "Ele" nos fez assim e com algum propósito, principalmente o de evolução.

Então, estamos aqui para viver, aprender, evoluir... quem nos cobra perfeição, ao meu ver é insano!

E na verdade, eles sim, (os pais que se comportam assim!) tem um sério desvio de conduta e personalidade.

Eles deveriam se tratar, mas transferem aos seus filhos esse mundo amargo que eles vivem!

Tornando-os medrosos, cobradores consigo mesmos, incapazes de se perdoar (e de se amar...pois não há auto estima que subsista a uma situação onde ficam incessantemente dizendo que não somos bons o suficiente!), receosos de agir e errar!

O medo de errar é o legado de quem tem pais extremamente rigorosos!

E medo de errar, é medo de viver!

Mauricio "Veeresh Das" Franchi