Ensaio sobre a comparação entre Johrei e Reiki

Estudo e pratico Johrei há 30 anos. Sobre o Reiki, nunca pratiquei, mas há 10 anos procuro ler a respeito com uma frequência moderada. Logo, em função de praticar apenas um, não posso comparar os benefícios dos dois restando a mim acrescentar apenas aspectos teóricos para não trair os fundamentos do pragmatismo.

Em suas definições, Johrei e Reiki carregam o Kanji "rei" (霊 - espírito) e, além disso, ambos tratam da ideia de transmissão energética através das mãos. Contudo, creio que as semelhanças param por aí.

Na outra metade dos kanjis, temos "Joh" (浄 - Purificar) para formar "Johrei" (浄 霊 - Purificação do Espírito) e "Ki" (気 - Ar) para formar "Reiki" (霊気 - que quando juntos podem ser interpretados como "atmosfera misteriosa", de forma não literal) derivado do chinês língqì (靈氣 - "influência sobrenatural").

Na filosofia e cultura orientais, de forma geral, se estabelece uma forte ligação entre o entendimento da origem dos kanjis e a compreensão da essência do que está sendo propagado. Sendo assim, consideremos o kanji "Ki" (気 - Ar): seu termo e conceito originam-se nos primórdios da medicina tradicional chinesa, de 5000 anos atrás, sendo a forma desse kanji uma representação, tanto no japonês quanto no chinês, de um pote com arroz quente emanando sua fumaça - observe 気. Ao longo da história, o Ki, conforme sua grafia induz, denota um alimento para o corpo, não apenas no aspecto da nutrição para o corpo, mas também para o espírito, sendo a fumaça do arroz quente a representação de tal essência, a qual transcende o próprio ato de comer, pois a menção ao odor agradável e ao calor (invisíveis), são logo conectados logicamente a sensação de bem-estar geral, acolhimento ou felicidade. Sendo o Ki também traduzido como "Energia Material", segundo os registros mais frequentemente referenciados no tema, possui relação direta entre o condicionamento da pessoa que o manifesta, num encontro entre o físico e o espiritual, fazendo jus ao fato de que toda prática que envolve o desenvolvimento do Ki (como o Tai Chi Chuan, por exemplo) também depende de um desenvolvimento "palpável", de tempo empreendido e, frequentemente, mentoria. Enfim, o Reiki é uma prática onde a transmissão energética, por mais que tenha relação com o Cosmos e suas origens, caracteriza-se como de "de si para si" ou "de si para o outro", onde a transmissão não funciona por meio de um "canalizador do universo", mas sim de alguém que moldou a si próprio para lidar com tal energia cósmica universal. Ao Reiki, remetendo-se ao Ki (ar), podemos relacionar o astro Lua, com o fato de não carregar luz em si próprio, mas propício a refletir a luz a que se expõe.

No Johrei (浄 霊 - Purificação do Espírito), por outro lado, não há treinamento ou prática prévia, fazendo apenas do próprio Johrei em si a sua prática de aprimoramento pessoal. O ministrante de Johrei funciona apenas como um instrumento canalizador, através do qual é transmitida a própria Luz originária do universo. Para tal, se aplica a liturgia de outorgar o Ohikari (Medalha da Luz Divina), propiciando desde então que o praticante já esteja apto a servir como instrumento canalizador de Luz purificadora do espírito. Especificamente, refere-se ao processo purificador do espírito do recebedor, onde o ministrante e sua "energia vital pessoal" não tem envolvimento com a prática em si, apenas servindo de canalizador.

Assumindo-se que nenhuma prática prévia é necessária para ministrar Johrei, é preciso materializar esse elo, o que ocorre na forma da cerimônia de Outorga do Ohikari, que é uma medalha contendo uma inscrição feita do próprio punho do criador do Johrei, Meishu-Sama, visto que ele é tido o Senhor da Luz (Meishu-Sama), com a missão de estabelecer esse elo entre o terreno e o Divino, não só para atender a sua própria existência terrena, mas também para transmitir a outras pessoas essa capacidade de canalizar essa Luz. Neste ponto também faz-se necessário entender um outro conceito fundamental nas filosofias orientais: Kotodama (言 霊 - Espírito da Palavra). Partindo do princípio que as palavras possuem espírito, o ato de escrever o kanji de "Ohikari" (Luz) na medalha, significa para o fundador, Meishu-Sama, criar um elo com seu próprio espírito àquele que portará o Ohikari.

Conclusão: Johrei trata de energia Divina, enquanto Reiki trata de uma capacidade própria de transmitir energia. Johrei tem como elemento base o fogo (luz; sol), enquanto o Reiki, conforme seu kanji explica, com o ar (sopro; lua).

Rafael S P Valle
Enviado por Rafael S P Valle em 12/05/2021
Código do texto: T7254241
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.