EGO… ISMO!

A desumanidade, na sua quintessência, tem Nome e Sobrenome, ou se preferir: Pré-nome e Nome: Ego Ismo.

O sentido etimológico do Ego, na “gramática, é uma palavra que aponta para um substantivo masculino. Na Psicologia, ela é tida como o núcleo da personalidade de uma pessoa. O princípio de organização dinâmica, diretor e avaliador que determina as vivências e atos do indivíduo”.

Já o sentido etimológico da palavra Ismo, "na gramática, é um substantivo, também masculino, e tido como ciência, doutrina, conjunto de ideias, predisposição ou propensão; geralmente usado no plural e com significado pejorativo, preferencialmente utilizado, por uma determinada classe social."

Sinceramente?

Não gosto dessa energia. É uma mala sem alça.

Zombeteira, canalha, sem coração… só pensa em si.

Olha apenas para o próprio umbigo.

Quando cair no fosso, que cavou pros outros caírem… nem vai perceber!

Entretanto, como tudo nesse Espaço/Tempo tem dois lados, igual uma moeda… busquei o outro lado do EGO ISMO, e, para minha sorte, encontrei: Aprendi que, se cuido muito bem do meu umbigo, devo cativar amizades, amores, pessoas, animais, enfim tudo que me rodeia, o máximo que puder… por que? Ora, sendo egoísta nesse sentido, terei inúmeros Cuidadores do meu Precioso Umbigo.

Sem descartar os “caloteiros morais”, cujos atos não irão me fazer lamentar lhes haver dispensado, também, os meus cuidados, quando acreditei necessitavam… afinal, cada um dá do que tem, sem tirar nem por.

Sobre o outro lado da moeda só posso dizer: “(…) mas livrai-me, Senhor, do mal. Amém.”

Adda nari Sussuarana
Enviado por Adda nari Sussuarana em 14/06/2021
Código do texto: T7278699
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.