Tempo:
O filho da matéria e do espaço.

 

O nosso universo tem três dimensões matéria, espaço e tempo. Entenda-se matéria, aqui, como tudo o que tem base atômica ou subatômica, não importando em que densidade ou em que estado. A noção que temos destas dimensões é aquela que nossa percepção sensorial nos permite ter, bem como o que nos ensinam na escola desde pequenos.
 

A Física moderna tem se ocupado em desvendar estes conceitos a nível subatômico principalmente com base na recente teoria quântica, carente ainda de absoluta comprovação cientifica. De fato, esta teoria contém intrinsecamente uma condição não compatível com um requisito fundamental da ciência: de que os experimentos devem ter resultados idênticos sempre que forem acionados. 
 

No entanto, é uma constatação comprovada da teoria quântica que os resultados de um experimento no nível quântico variam em razão da observação que se faz dele. Na observação quântica, o observador e o observado interagem, articulam-se!
 

Eis, a seguir, uma reflexão sobre a relação e a harmonia entre as três dimensões, matéria, espaço e tempo, com nenhuma chance de que a ciência ortodoxa e seu método científico venham um dia dar a ela qualquer consideração:
 

1 - A matéria, em sua concepção, é o projeto de uma Inteligência Primordial que preexiste à Criação, ao tempo e ao espaço. Ela se formata e se constitui a partir da transmutação de um Campo Potencial, pré-atômico, elástico e submisso à Inteligência Primordial que o cria e que o fecunda. Este Campo permeia toda a Criação, desde as Galáxias até as partículas subatômicas, incluindo tudo o que existe no que achamos ser o espaço vazio, inclusive a luz. Este Projeto de Criação contém uma estrutura sistêmica, ou seja, um aspecto estático (leis permanentes) e um aspecto dinâmico (transformação permanente) interdependentes e orgânicos. A Inteligência Primordial, o Campo Potencial e a Matéria, feita da substância deste Campo, correspondem às figuras do Pai, Mãe e Filho, das tradições religiosas.
 

2A Criação propriamente, obedecendo ao Projeto, é a materialização do Campo Potencial e tem como argamassa o princípio do Amor Universal, capaz de manter a coesão, a interação e a harmonia entre todos as coisas criadas, indissolúveis por natureza, como quer o projeto inicial.
 

3 A matéria, ao surgir, cria o espaço, os pontos de referência de sua identidade, e o preenche, fazendo surgir o tempo, o cenário cronológico da transformação da matéria.


Então:
 

Se a matéria é o Filho, na Trindade em que a Mãe é o Campo Potencial e o Pai é a Inteligência Cósmica que o fecunda, na Criação - resultado desta fecundação - onde matéria tempo e espaço são os protagonistas, o tempo é filho da matéria e do espaço. É o resultado da dinâmica transformista da matéria no espaço. É a espera - que a Criação se auto impõe - pelo processo perene de transformação da matéria que ocorre no espaço.  É a sucessão de Agoras em que cada salto quântico transformador da matéria acontece.
 

O espaço é a sombra da matéria. Só pode haver espaço onde houver matéria e, só pode haver matéria onde houver espaço. Assim como a sombra indica a posição do sol, o espaço indica a posição da matéria. O espaço tem como referência a matéria para que possa ser observado e dimensionado, assim como a sombra tem como referência a matéria para que possa ser projetada em sua forma e dimensão pela luz do sol.
 

Portanto, espaço e tempo, sem matéria, não existem. Basta imaginar o vácuo absoluto, no lugar do universo, sendo observado; não por alguém – pois não seria vácuo absoluto – mas por uma consciência. O que haveria ali para ser observado? Nada! Nem luz, nem planetas, nem gravidade, nem atmosfera, nem som, nem qualquer vibração. O nada preenchendo o Todo.
 

O nada como a ausência da manifestação do Uno. O Todo como o próprio Uno imanifesto, retendo seu potencial criativo, de Inteligência e de Amor Cósmicos:  o Aqui e o Agora, em sua expressão primordial mais profunda, sem ali, sem acolá, sem passado, sem futuro. Sem tempo, sem espaço.

Roberto Guelfi
Enviado por Roberto Guelfi em 17/06/2021
Reeditado em 07/02/2022
Código do texto: T7281101
Classificação de conteúdo: seguro