DA TEORIA À PRÁTICA: PROJETOS DE LEITURA QUE TRANSFORMAM À SALA DE AULA

A educação básica é o espaço propício a transformação, é neste local que se inicia os primeiros conceitos sobre o papel de cada um na sociedade, é neste espaço que surgem reflexões sobre identidade, preconceito, classe social, entre outros. Porém, é percebido que muitos estudiosos apresentam em suas pesquisas a escola como um receptáculo de pessoas. A literatura possibilita um caminho da teoria à prática, esse percurso é possível através de projetos literários e de professores engajados que entendem a importância da educação, como nos diz Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. (FREIRE, 2000, p. 31). Como professora atuante na rede básica e pesquisadora de uma renomada universidade, percebo como o espaço acadêmico é excludente, pois cobram o entendimento do texto literário e suas interfaces, mas não levam em conta o poder de transformação deste texto na vida do leitor, principalmente na vida do estudante do ensino básico. Desenvolvi um projeto literário em sala de aula com a obra “a bicicleta que tinha bigodes” do escritor angolano Ondjaki, o projeto transformava a obra em relatos para um jornal literário. O próprio escritor e outros escritores participaram do projeto ao ver a produção dos estudantes, mas os que pesquisam as obras não quiseram participar por ser um projeto de escola, ocupados com a teoria, perderam a oportunidade de ver a prática transformadora dessa literatura. Não digo com isso que a teoria não seja importante, mas digo que sem a prática a teoria nada é, neste caso a importância da teoria seria de uma estante sem livros.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.

PETIT, Michèle. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.