MITO DA CAVERNA : UMA ALEGORIA DE SENSO COMUM E PRECONCEITO

MITO DA CAVERNA : UMA ALEGORIA DE CENSO COMUM E PRECONCEITO

Na narrativa algumas pessoas estão dentro de uma caverna e ali permanecem. As mesmas estão acorrentadas e imobilizadas por correntes, que impossibilitam qualquer movimento.

Além disso, esses indivíduos se encontram de costas para a entrada da caverna, tendo uma visão apenas do fundo e das sombras do mundo exterior. Por permanecerem nessa condição, essas pessoas acreditam que as sombras representam tudo aquilo que existe no mundo.

Porém, em determinado momento, um homem consegue se libertar das correntes e busca a saída. Ao alcançá-la, a luz, representando a razão, fere os seus olhos, e ele é obrigado a proceder com uma cautela maior.

O indivíduo chega ao mundo exterior e, admirado com o que viu e descobriu, decide retornar para a caverna e mostrar aos seus companheiros o que existe lá fora.

Os homens que permaneceram acorrentados, porém, não acreditam no que o homem liberto diz, uma vez que estão acostumados à escuridão e ao aprisionamento.

O mito da caverna de Platão: explicação

Através do mito da caverna, Platão busca enfatizar a importância da busca pelo conhecimento verdadeiro. Essa só pode ser realizada a partir do abandono da zona de conforto, em que os homens vivem rodeados por ilusões e aparências e costumes.

Cada elemento da alegoria possui um significado. Vamos descobrir, a seguir, quais são eles:

Correntes: as correntes representam o senso comum e os preconceitos, malefícios da sociedade que aprisionam o homem impedindo que ele alcance o conhecimento verdadeiro.

Sombras: as sombras representam as aparências, ou seja, aquilo que é um imitação da realidade.

Prisioneiros: os prisioneiros somos nós, ou seja, os homens que devem buscar o conhecimento.

Saída da caverna: missão/processo que deve ser realizado para romper com os preconceitos e o senso comum, alcançando o verdadeiro conhecimento.

Luz e Sol: representam o racionalismo

em oposição ao senso comum e preconceito presentes na alegoria.

ALMA GRANDE
Enviado por ALMA GRANDE em 20/07/2021
Reeditado em 20/07/2021
Código do texto: T7303848
Classificação de conteúdo: seguro