A marmelada do ano da revista Time

A pesquisa da Time indicava o que acabou sendo comprovado: Bolsonaro venceu a votação “A personalidade do ano”, da revista americana Time. Como era suspeito, a Time ignorou a indigesta predileção e “elegeu” uma personalidade de acordo com sua narrativa. Elon Musk estampou a capa da revista, que perdeu mais um pouco de sua credibilidade e talvez alguns leitores.

Eu nunca considerei confiáveis enquetes por meios eletrônicos remotos. Isso sempre gerou discrepâncias, porque o exército mais engajado põe o dedo para trabalhar e elege o famoso “quem?”. Independente da importância, qualquer votação parece a escolha de um vencedor de reality show.

Contudo, a revista tentou a sorte. Para azar do informativo de viés “lacrador”, não conseguiram eleger nenhum prodígio aquecimentista, nenhum pacifista de butique e nenhum presidente americano democrata. O presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, ganhou. Sim, o cara chamado de nazista, fascista, genocida etc venceu. Admitir o resultado estragaria anos de sinalização de virtude, jogaria fora todo o esforço para pertencer a um clubinho. Em vez de se conformar que a escolha “deu ruim”, mantendo a suposta credibilidade, a Time acusou o golpe e melou a escolha popular.

Barack Obama, Adolf Hitler, Joe Biden, Josef Stalin, Greta Thunberg e Aiatolá Khomeini já foram eleitos. Têm pra todo mundo. Se quiser enaltecer ou detratar quem venceu, pode-se citar um antigo escolhido, dependendo da narrativa. Figuras controversas já estamparam a capa da revista americana, isso prova que o escolhido não é necessariamente a melhor pessoa. Se mesmo assim, a publicação respeitasse a escolha popular, a credibilidade permaneceria intacta. Não é o caso.

É óbvio que a Time arriscou abrir essa eleição, mas as coisas saíram diferente do script previsto. A dúvida que fica é se a votação do nosso presidente da República, em 2022, será inócua, de modo que a escolha será feita às escondidas, entre quatro paredes. Temos razões de sobra para desconfiar disso, porque manobras muito suspeitas estão sendo perpetradas. Pior, será que isso jamais ocorreu?

Todos os textos no blog “Gazeta Explosiva”, com fotos ou figuras

RRRafael
Enviado por RRRafael em 20/12/2021
Código do texto: T7411373
Classificação de conteúdo: seguro