Senzala de Aluguel

Até conseguir comprar uma casa própria eu morei em quatorze outras, alugadas, somente numa o proprietário era preto. Morei cerca de vinte anos com minha mãe, que morreu aos sessenta e oito sem ter tido a sua…

O aluguel de uma casa aqui no bairro custa em média quinhentos reais, fazendo uma conta rápida (sem levar em consideração a correção monetária) em apenas quarenta anos minha mãe pagou duzentos e quarenta mil reais aos senhorios (colonos), dinheiro que poderia livrar a minha geração da escravidão do inquilinato…

Nossos ancestrais trabalharam à força por quatrocentos anos para gerar a riqueza dos brancos, e nós, estamos nos encarregando de mantê-la: Pagando aluguéis, comprando em seus estabelecimentos, trabalhando em suas empresas, consumindo suas marcas, estudando em suas escolas, nas quais ainda ensinam mentiras aos nossos filhos…

Eu estudei numa dessas escolas na infância, até que minha mãe não conseguiu mais pagar a mensalidade e eu tive que sair. Na mesma época eu trabalhava para essa mesma escola guardando areia, pedra e tijolos, eles me davam uns míseros trocados. O curioso é que esses exploradores de trabalho infantil me humilhavam cobrando a mensalidade atrasada na hora da entrada…

Eles nos matam com suas armas de fogo, literalmente, e por que não literalmente também com as quarenta e quatro horas semanais, fora as extras? Nos pagam um salário mínimo, salário que devolvemos quando compramos deles, quando pagamos o aluguel da senzala.