Toda experiência pode ser uma nova oportunidade de aprender: sobre alguém, sobre a vida, sobre quem nos tornamos, as prioridades, as cegueiras emocionais, os vazios, as angústias... Portanto, se você, assim como eu, tem a mania de ler a sinopse de livros e filmes antes, não o faça! A surpresa total é uma ferramenta maravilhosamente útil nestes casos. Vá em sentido inverso, às cegas mesmo, e o caminho se apresentará com outras cores, por mais óbvio que pareça o roteiro no começo, principalmente no primeiro filme, o final é impactante. Lindo mesmo! E tudo que parecia previsível, acaba dando a volta no mais sondável dos palpites.

 

     O filme, Sementes Podres, assisti enquanto preparava meu almoço. Liguei num filme "qualquer" apenas para me distrair. E é exatamente nesse caminho de incerteza que dissipamos as névoas do cotidiano. Nossa experiência com o mundo nem sempre é boa, pior ainda o estado de fé diante de tantos acontecimentos desastrosos que vivenciamos ou lemos nos jornais, mas depois de filmes assim, aceitamos a vida com gratidão, e vem aquela sensação anulando o cansaço, reafirmando valores (desacreditados até então), e levamos essa humanidade conosco no melhor sentido. Muito provável que possamos encontrar até formas novas para sentir, imaginar e viver melhor. Surge aquela sensibilidade para as coisas pequenas, o desejo de um pouco de ausência dessa esfera violenta e polarizada, onde os argumentos perderam espaço para uma enxurrada de "informações" onde pensamentos viram fatos.

 

     O filme, Uma Segunda Chance Para Amar, foi uma necessária refutação, pois o mundo tem se apresentado, cada dia mais, desfigurado de dádivas, deixando-nos numa impotência existencial. Eu, durona que sou, chorei horrores com o desfecho lindo desse filme! Mas confesso que teria escapado de âmbos com o resumo prévio das sinopses e, convenhamos, nem todas fazem jus ao que realmente representam determinadas obras.

 

     Um dia, por acaso, descobrimos livros ou filmes que nos resgatam desse mundo em alta velocidade. Benditos roteiros que geram novas esperanças na contramão de profecias catastróficas! Verdadeiros mantras contra o desânimo e o negacionismo.

Palavras Incautas
Enviado por Palavras Incautas em 26/05/2022
Código do texto: T7524427
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.