Teoria do conhecimento

FILOSOFIA DA CIÊNCIA: TEORIA DO CONHECIMENTO

TIPOS DE CONHECIMENTOS

Dogmatismo; Ceticismo; Pragmatismo; Relativismo, subjetivismo; Criticismo

O que é conhecimento….

De modo geral, costumamos definir o conhecimento como o modo pelo qual um sujeito se apropria intelectualmente de um objeto. No entanto, outros elementos também precisam ser levados em conta. Ao longo do tempo, o pensamento filosófico sempre vem se alternando entre pensadores e correntes filosóficas, sejam, entre empiristas e racionalistas. Vejamos abaixo os variados tipos de conhecimentos.

A clássica definição de Platão sobre o conhecimento, no livro Teeteto, pode ser um bom ponto de partida: “conhecimento é opinião verdadeira acompanhada da explicação racional, e que sem esta deixava de ser conhecimento” (PLATÃO, 2001, p. 125). Todo conhecimento é uma crença, uma opinião (doxa); no entanto, precisa ser verdadeira e justificada racionalmente.

Dogmatismo, que acredita na aquisição do conhecimento e da verdade através de dogmas que, sejam pela espiritualidade e/ou racionalismo, as verdades são conhecidas.

O ceticismo diz que não há verdade e nenhum tipo de conhecimento é irrefutável, posto que não há nada de como provar tais verdades e crenças. Portanto, para esses pensadores e suas nuances, o conhecimento do objeto pelo sujeito é impossível, ou seja, demonstra a impossibilidade de a consciência cognoscente apreender o objeto do conhecimento.

O Pragmatismo diz que a aquisição do conhecimento verdadeiro é possível e é aquele do qual se serve o homem. Segundo Hessen (2000), este conhecimento deve ser útil, valioso, fomentador da vida, pois o homem não é essencialmente um ser teórico ou pensante, mas sim um ser prático, um ser de vontade e de ação. Por outro lado, a corrente filosófica do

O Relativismo e subjetivismo advoga o teorema de que o homem de fato adquire o conhecimento pelas suas experiências e sensações particulares. Ainda de acordo com Hessen (2000), restringe a validade da verdade ao sujeito que conhece e que julga. Este pode ser tanto o sujeito individual ou indivíduo humano quanto o sujeito genérico ou o gênero humano.O relativismo aborda a não existência da verdade absoluta e universal, reduzindo o conhecimento a contextos externos, assim cria uma relativização do conhecimento.

O Criticismo como o próprio nome sugere, está convencido de que há uma verdade, porém tem desconfiança, a qual é capaz de examinar todas as afirmações da razão, não aceitando o modo despreocupado com as investigações das “verdades".

A teoria do conhecimento se caracteriza por uma preocupação com a busca de princípios gerais que permitam formular crenças verdadeiras sobre a realidade. Essa ideia está presente na obra de Platão e é, em larga medida, o que caracteriza também o pensamento de Aristóteles.... É com Aristóteles que a filosofia ganha uma consciência mais definida acerca do método a ser adotado quando o assunto é o conhecimento.Na verdade, tais preocupações sempre estiveram presente na vida do homem, e hoje não é diferente. Muito embora estejamos bem distantes cronologicamente dos clássicos, com várias ciências e especializações, sempre recorremos aos clássicos para reavaliar o conhecimento, os métodos científicos e a própria condição existencial.

Por Manoel Serafim

Filósofo

ManoelSerafimSilva
Enviado por ManoelSerafimSilva em 31/05/2022
Código do texto: T7527982
Classificação de conteúdo: seguro