Texto para catequese nº 6

O que é um santo?

Atualmente, muito gente diz que um santo é uma pessoa normal, apenas um pouco mais caridosa. Isto é uma grande falsidade. Muito fora da realidade.

Antes de explicar o que é um santo vamos explorar outro conceito, o que é um idiota.

Idiota vem do grego. IDIOS significa pessoal, privado. Idiota, por definição, é uma pessoa que cuida apenas do que é privado, apenas de si mesma. Não se importa com as outras. Na Grécia esta palavra designava aquelas pessoas que não participavam da política da cidade, cuidando apenas dos próprios interesses.

É claro que temos hoje uma visão um pouco diferente. Mas podemos ainda pontuar que um idiota, olhando apenas para si mesmo, não se importa com os outros, ignora os efeitos que suas atitudes podem ter nas outras pessoas. Quando uma pessoa é extremamente idiota isto pode ser sintoma de uma doença chamada psicopatia. Estes são pessoas que não ligam minimamente para o sofrimento do próximo. Antes, sentem satisfação em causar sofrimento e dor.

O santo é o total inverso do psicopata. Ao invés de ter prazer na dor alheia ele faz o máximo para favorecer o próximo, mesmo que isto lhe cause dor. É claro que esta não é a única dimensão do santo. Ele é o único plenamente capaz de cumprir realmente com os 10 mandamentos pois é o único que pode realmente amar a Deus sobre todas as coisas e com todas as suas forçar. Suas ações favorecem o próximo porque o seu amor pelo próximo é um reflexo do amor dele por Deus.

O santo sabe que não é a vida e também não é nada material que traz o maior benefício na vida. É a salvação da alma. Porém não podemos salvar nossas almas condenando a alma do próximo ao inferno. Se não ajudamos aqueles que devemos ajudar obviamente estamos cometendo um certo tipo de pecado. Assim sendo, o santo ama o próximo fazendo todo o possível para prover à ele o bem máximo, que é a salvação da alma.

Assim, o santo busca, com o seu exemplo, ser um sinal da salvação, do amor de Deus. Um santo sempre aponta, com humildade, que o autor das suas maravilhosas ações não é ele e sim Deus agindo nele, usando a fraqueza humana para demonstrar a Sua Força.

Assim, sempre que olhamos os santos devemos ver a força que guia o santo, que é a Força Divina. O santo é um sinal, um dedo que aponta para o amor de Deus Todo Poderoso por nós, por mais que não mereçamos este amor. Ser santo é a única coisa realmente importante nesta vida.