Texto para catequese nº 7

O que é ser bom?

Num primeiro momento nos vem à cabeça a imagem de que o bom é aquele que não faz mal ao próximo. Isto vem diretamente do mandamento de amarmos o próximo como a nós mesmos. Se prejudicamos ou machucamos a outra pessoa estamos, obviamente, entregando aquilo que não gostaríamos de receber, portanto, negando um tratamento que não queremos negar a nós mesmos.

Este pode ser um primeiro passo, mas apenas não fazer o mal não é o suficiente. É preciso lembrar que, quanto temos que fazer uma escolha, não escolher já é uma escolha. Isto chama-se omissão, que é deixar de fazer um bem que podemos ou devemos fazer.

Porém, podemos aprofundar muito mais ainda. Devemos lembrar que aquilo que é bom está ligado a 3 virtudes; à beleza, à justiça e à verdade.

Vamos usar um exemplo simples, um hambúrguer. A primeira coisa que notamos é que um bom hambúrguer deve ser um hambúrguer verdadeiro. Se apenas parece hambúrguer mas, na verdade, não tem carne, deixa de ser um hambúrguer. Depois podemos dizer que o hambúrguer deve ser justo. Normalmente pensamos em justiça apenas como aplicação de leis conforme o código penal definido. Justo não é apenas isto, mas tem relação com medida, mais precisamente com a justa medida. Como um hambúrguer pode ser justo? Ele deve ter o tamanho certo com a proporção correta de tempero sendo vendido por um preço também justo. A beleza notamos no fato de que o alimento sustenta a vida, nos dá a energia para realizarmos as tarefas necessárias ao nosso dia a dia. Há, certamente, algo de belo em nutrir um corpo, no sacrifício necessário para produzir aquele alimento, além de haver algo belo no sabor. Faz parte da beleza do alimento ser saboroso.

Ao fim, dizemos que isto sim é um hambúrguer, ou seja, que este hambúrguer é mais de verdade que os outros, que ele foi melhor realizado. É daí que vem o uso da palavra real no sentido de realeza, autoridade. O rei deveria ser aquele homem que é mais real, mais completo, mais realizado, mais poderoso. O melhor hambúrguer é o rei dos hambúrgueres.

Isto que deveria nos mover. Todos temos na vida um chamado, uma vocação. Este chamado, para um católico, não é nunca algo simplesmente circunstancial. É o próprio logos divino nos chamando a ser algo além do que somos agora. Isto é o que chamamos realização. Ou seja, realização é a ação de nos tornarmos quem nós realmente somos.

Vocês são pessoas boas. Tenho certeza de que todos que estão lendo este texto estão buscando acertar na vida, buscando ter um impacto positivo no mundo. Pode ser difícil e pode ser que o impacto que causamos seja pequeno. Mas peço que jamais esqueçam que vocês podem ser melhores ainda do que já são. É realmente uma luta a vida do homem, mas o que seria da nossa vida sem a luta? A nossa função de ser é justamente os problemas que temos que resolver, por isso não desistam. Pode até ser que algum de vocês não tenha fé em Deus verdadeiramente, mas Deus tem fé em nós. Ele acredita mais em nós do que nós mesmos. A estrada é longa e só há um jeito de avançar; dando um passo de cada vez. Eu vos suplico, não desistam de serem bons.